sábado, 22 de outubro de 2011

PAPO CABEÇA - O INCOERENTE CALENDÁRIO DA COPA DO MUNDO 2014

Existem chutes para fora que são inesquecíveis – Roberto Baggio que o diga. No entanto, creio que poucas bolas passaram tão longe do gol como as chutadas na organização do calendário para a Copa do Mundo no Brasil. E olhem que estou falando somente do calendário, pois se o assunto fosse o valor da reforma e da construção dos estádios, o dinheiro público, os aeroportos, a obediência à FIFA... aí, meus amigos, nem o grande craque Nelinho, que uma vez chutou a bola para fora do Mineirão, seria capaz de mandar a redonda tão longe como os organizadores do Mundial estão fazendo.

Com um objetivo político que só não enxerga quem não quer, 12 sedes foram escolhidas para o Mundial. A briga por receber a abertura foi intensa – não quero nem saber o que deve ter rolado nos bastidores – e São Paulo receberá o jogo inaugural. Até aí, nenhum problema, em termos de calendário, já que o futebol paulista tem, esportivamente falando, todo o direito de receber uma partida de tamanha relevância. Como também não existe nada de incomum no fato de o Maracanã ser o palco da grande final. No entanto – nunca me imaginei escrevendo esta frase – como pode existir uma possibilidade de o Brasil disputar uma Copa do Mundo em casa e não pisar no Maracanã? Como pode o Rio de Janeiro ter a chance de não ver o Brasil no Mundial? E o pior: aqueles que não conhecem absolutamente nada de futebol, como o Presidente da CBF e a secretária Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, já enchem a boca para dizer que certamente a Seleção estará na decisão, como se a Copa fosse um torneio mixuruca e Espanha, Argentina, Itália e Alemanha fossem equipes do nível do nosso futuro adversário, Gabão.

E além deste crime hediondo cometido à história do futebol brasileiro, o calendário do futuro Mundial é de fazer chorar qualquer um que tenha um pingo de conhecimento em logística. Querem ver? Como pode a Seleção que for a cabeça de chave do Grupo H viajar 696 Km na 1ª fase do torneio, enquanto uma Seleção do Grupo G viajará 5600 Km na mesma fase? Mais: uma Seleção do Grupo F disputará sua primeira partida em Curitiba, depois vai até a Região Centro-Oeste, em Cuiabá, e, por fim, retorna ao Sul para jogar seu terceiro jogo, desta vez em Porto Alegre. Resumindo o trajeto: Curitiba-Cuiabá-Porto Alegre. Não sei se os amigos concordam, mas não seria mais simples se, na 1ª fase, os jogos de um mesmo grupo fossem sempre na mesma região? E as incoerências ainda não terminaram. Tem mais um chute pra fora digno de Elano na Copa América. Com todo respeito à cidade de Brasília e aos brasilienses, não existe nenhuma explicação esportiva para nossa Capital receber sete jogos da Copa do Mundo, número igualado apenas pelo Rio de Janeiro. Qual a tradição futebolística de Brasília para ser uma sede tão relevante?

Chego ao final deste texto um pouco indignado com minha inocência e expectativa em ver um calendário decente. Eu não poderia esperar muito da FIFA e de um indivíduo que diz “Em 2014, posso fazer a maldade que for. A maldade mais elástica, mais impensável, mais maquiavélica. Não dar credencial, proibir acesso, mudar horário de jogo. E sabe o que vai acontecer? Nada. Sabe por quê? Porque eu saio em 2015. E aí, acabou”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário