Olá amigos do FUTEBOLA!
Botafogo 4 x 3 São Raimundo – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Em uma partida que poderia ter definido na 1ª etapa, o Botafogo quase se complicou, mas mesmo assim venceu o São Raimundo e avançou na Copa do Brasil. Vale ressaltar que se não tivesse perdido 6 pontos por ter escalado três jogadores irregulares na primeira partida, o São Raimundo teria avançado com esta derrota por 4 x 3.
Durante o 1º tempo da partida, o Botafogo teve uma boa atuação, principalmente nos primeiros 25 minutos. Com Marcelo Cordeiro e Lúcio Flávio aparecendo na organização das jogadas, o que é um fato raro neste ano, já que L. Flávio raramente se apresenta para arquitetar o ataque alvi-negro, a equipe conseguiu criar diversas oportunidades de balançar as redes. O gol do Fogão surgiu logo aos 15 minutos e, para variar, foi de bola alçada na área. Após uma bela cobrança de falta de M. Cordeiro, o zagueiro estreante Danny Morais abriu o placar de cabeça. Enquanto a equipe do São Raimundo apenas se defendia, o Bota teve, segundo meu caderninho, oito claras chances de sacudir o filó na 1ª etapa, mas só conseguiu ser eficiente na já citada jogada do gol. O destaque negativo nas finalizações ficou por conta do uruguaio Loco Abreu, que perdeu três gols que não deveria, sendo um deles, após lindo passe do Lúcio Flávio, de maneira incrível.
Pois é, o Botafogo não matou o jogo e o 2º tempo veio para deixar o treinador Joel Santana furioso. Buscando alguma produtividade, o São Raimundo abandonou os três defensores e colocou em campo mais um jogador ofensivo, o Flamel. E deu resultado. Após uma boa jogada sua que resultou em córner, o São Raimundo conseguiu empatar a partida com um gol de cabeça do Branco. Os problemas alvi-negros só não foram maiores pois, no minuto seguinte, o mesmo Flamel deu uma incrível “paçocada” na frente de sua área e o também estreante Sandro Silva aproveitou para colocar o Bota novamente em vantagem. Com sua equipe vencendo, Joel resolveu apostar em um trio de ataque, colocando em campo Caio e Edno, com o primeiro aberto pela direita e o segundo pela esquerda, e deixando Loco Abreu centralizado. Diante do frágil esquema defensivo do São Raimundo, a tática deu certo. Aos 28 minutos, Edno cruzou e Abreu marcou de cabeça. Dez minutos depois, Caio foi até a linha de fundo e deixou Abreu libre para anotar seu segundo gol. Acredito que Joel poderia iniciar algumas partidas com esta formação de 3 atacantes, sendo que o Herrera jogaria pela direita, no lugar do Caio. Tudo bem que para o time não ficar muito exposto, Edno e Herrera vão ter que voltar para compor o meio-campo, tarefa que eles tem totais condições de realizar. Uma dica: Joel Santana poderia mostrar para seus comandados alguns jogos do Manchester United, a equipe do mundo que melhor sabe utilizar o esquema de 3 atacantes sem perder solidez defensiva.
O sistema defensivo do Botafogo nesta partida não lembrou nem de longe o de outros jogos. Entre os dois gols citados do Loco Abreu e aos 43 minutos, o Botafogo sofreu dois tentos, um do Michell outro do Ítalo, que ocorreram após grandes falhas de sua defesa. Apesar da classificação, o Glorioso não tem muito o que comemorar, pois não apresentou consistência defensiva nem eficiência ofensiva, suas duas principais qualidades na conquista da Taça Guanabara. Este jogo deve servir de aprendizado para a equipe decidir partidas rapidamente e não passar por complicações indevidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário