quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

COPA DO BRASIL 2015 – FINAL – PALMEIRAS X SANTOS


Palmeiras 2 (4) x (3) 1 Santos – Allianz Parque, São Paulo (SP)

Em decisão de alta voltagem, Palmeiras bate Santos no tempo normal e nos pênaltis e conquista a Copa do Brasil pela terceira vez em sua história.

Com apenas 11 míseros segundos Gabriel Jesus recebeu de Lucas Barrios e desperdiçou uma chance incrível de fazer o pulsante Allianz Parque tremer ainda mais. Chutão na bola para cá, chutão na bola para lá, falta daqui, falta acolá e, aos 7, o santista Victor Ferraz mandou na trave a oportunidade de esfriar a turbilhonante torcida alviverde.

O passar do tempo fez com que o número de faltas diminuísse – foram 10 apenas nos primeiros 15 minutos – e o equilíbrio inicial desse lugar à pressão palmeirense. Comandado por um Barrios inteligente tanto para fazer o pivô como para se posicionar entre os defensores, o Palmeiras viveu seus melhores momentos na partida entre os minutos 15 e 35, período em que Dudu esteve perto de marcar por duas vezes e Barrios só não o fez porque Vanderlei salvou sua cabeçada de forma magnífica.

A etapa inicial terminou com o Palmeiras perdendo potência e um exagero de bolas rifadas por ambos os lados. Indiscutivelmente a partida se mostrava mais tensa e pegada do que bem jogada. No entanto, aos 11 minutos do segundo tempo, veio o lance mais refinado do embate. E que lance! De Robinho para Barrios para Robinho para Dudu para o fundo das redes. Um a zero Palmeiras.

Ato contínuo o Alviverde se posicionou para aproveitar os contra-ataques e deixou com os santistas a obrigação de tomar a iniciativa ofensiva. Porém, depois de mais de uma hora preferindo fazer cera e dar chutões para frente ao invés de explorar a categoria de seus avantes, o Santos não conseguiu se concentrar para trabalhar a redonda e tramar ofensivamente. E para piorar a vida praiana, Dudu, aos 39, voltou às redes após assistência de cabeça de Vitor Hugo.

A mesma bola parada que iniciou o tento que poderia dar o caneco aos palmeirenses originou o lance que o santista Ricardo Oliveira, aos 42, concluiu em gol para deixar o placar em 2 a 1 e mandar a decisão para os pênaltis. Aí, brilhou o goleiro palmeirense Fernando Prass, que converteu a última cobrança e garantiu a terceira Copa do Brasil da história alviverde.

Palmeiras: Fernando Prass; João Pedro (Lucas Taylor), Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca e Matheus Sales; Robinho, Dudu e Gabriel Jesus (Rafael Marques); Barrios (Cristaldo). Técnico: Marcelo Oliveira.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz (Werley), Gustavo Henrique e Zeca; Renato e Thiago Maia (Paulo Gustavo); Gabriel (Geuvânio), Lucas Lima e Marquinhos Gabriel; Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário