quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO 2012 - 17ª RODADA - PALMEIRAS X FLAMENGO



Palmeiras 1 x 0 Flamengo – Arena Barueri, Barueri (SP)

Em um duelo onde o número de cartões (14!) foi duas vezes maior do que o de bons lances de ataque, Palmeiras vence Flamengo com gol do argentino Barcos.

Para chegar pela primeira vez no campeonato a uma terceira vitória consecutiva, o Flamengo foi organizado pelo Dorival Júnior no 4-3-3 com: Felipe; Léo Moura, Marllon, Welinton e Ramón; Luiz Antônio, Íbson e Renato; Negueba, Thomás e Vagner Love. Na luta por escapar da tenebrosa zona da degola, o Palmeiras foi escalado pelo suspenso Felipão no 4-2-3-1 com: Bruno; Arthur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Marcos Assunção e Henrique; Patrick, Valdívia e Mazinho; Barcos.

Os primeiros minutos de jogo mostraram um Palmeiras mais bem postado e presente no campo ofensivo. O Verdão não pressionava o Flamengo – longe disso – mas jogava o suficiente para fazer o Felipe trabalhar em finalizações de Barcos e Valdívia. Estes mesmos primeiros minutos também serviram para o juiz deixar claro o seu critério de amarelar todas as faltas não diplomáticas. Porém, aos 29 minutos, no justo momento em que o Flamengo começava a colocar as manguinhas de fora e equilibrar o duelo, Íbson deixou transparecer uma enorme falta de inteligência, deu um carrinho desnecessário no Valdívia, recebeu o segundo amarelo e foi mais cedo para o chuveiro. Foi a senha para o domínio alviverde se transformar em bola na rede: Patrick armou, Arthur chutou, Felipe falhou e Barcos queimou o filme.

Mazinho, antes do intervalo, e Barcos, por duas vezes, já na 2ª etapa, poderiam ter ampliado a vantagem palestrina e praticamente fechado o caixão rubro-negro. Contudo, como seus arremates não tiveram o endereço certo e o Palmeiras decidiu tirar o pé do acelerador nos últimos trinta minutos, o torcedor flamenguista manteve as esperanças de uma jogada esporádica bem sucedida. Sim, amigos, a jogada teria que ser esporádica, pois se já entrara em campo desfalcado de González e Cáceres, o Fla, ainda em processo inicial de formação tática e técnica, ficou ainda mais sem norte com as entradas de Fernandinho, Deivid e Mattheus. Assim, os minutos finais apresentaram um Flamengo sem ideia de como criar uma trama ofensiva e um Palmeiras doido para o apito final.

Apito final que veio para decretar a magra e valiosa vitória palmeirense, que tira, no mínimo até o fim da rodada, os comandados de Felipão da zona de rebaixamento.


ENQUANTO ISSO NA SUÉCIA...

No lendário – principalmente para os brasileiros – Estádio Rasunda, palco do inesquecível e divisor de águas título mundial de 1958, o Brasil venceu a Suécia em um amistoso com cara de amistoso e sabor de quarta-feira de cinzas pós-carnaval não-lá-essas-coisas. E o placar por três a zero é mais uma munição para os que falam pelas esquinas que “o Brasil sempre faz três gols, menos quando precisa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário