sábado, 11 de agosto de 2012

OLIMPÍADAS 2012 - FINAL - BRASIL X MÉXICO


Brasil 1 x 2 México – Wembley Stadium, Londres (Inglaterra)

Na Copa do Mundo de 1986, no México, após a eliminação dos donos da casa para a Alemanha, nasceu a inesquecível frase “jugamos como nunca, perdimos como siempre”. Agora, após mais de 20 anos, os mexicanos podem bater no peito que ostenta uma dourada medalha e dizer: “Jugamos como nunca, pero ahora ganamos!”

E como jogou o México. Desde o primeiro minuto de jogo, ou melhor, desde os primeiros segundos, pois o juiz acabara de apitar pela primeira vez e Peralta já havia desferido o primeiro golpe para se colocar ao lado de Ghiggia, Paolo Rossi e Kanu. Com distribuição tática impecável e concentração máxima, temperadas por uma vontade leonina, o México construiu uma apresentação para a história. O melhor jogador em campo em cada setor vestia a camisa verde. O zagueiro Mier foi assustador e tomou conta de Damião, artilheiro do torneio. A dupla de volantes Salcido e Enríquez parecia um trio, tamanha a onipresença.

O camisa oito Fabián jogou por ele e pelo contundido Giovani dos Santos. Após o impetuoso início brasileiro no 2º tempo, quando a equipe se soltou mais, foi Fabián quem “colocou a bola debaixo do braço” e levou o México ao ataque. Acertou uma bicicleta na trave, cabeceou na pequena área e colocou a redonda na cuca de um incrivelmente sozinho Peralta, que não perdoou. Seria uma injustiça tremenda escolher um único nome no triunfo mexicano. Todos jogaram muito, e alguns deles absurdamente muito.

Já nos acréscimos Hulk deu esperança ao torcedor brasileiro, mas ela se esvaiu em seguida, em uma cabeçada do Oscar que foi para fora. O culpado da vez já está escolhido pelos torcedores: o lateral-direito Rafael, que falhou feio no gol inaugural verde. Foi assim com Barbosa, Bigode, Toninho Cerezo, Dunga, Roberto Carlos... É muito mais fácil escolher um único nome para ser massacrado do que reconhecer que o México foi tecnicamente, fisicamente, taticamente e psicologicamente superior ao Brasil. Muito superior!

CONGRATULACIONES, MÉXICO!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário