quinta-feira, 2 de agosto de 2012

FLUMINENSE COMEMORA 60 ANOS DA COPA RIO


Há exatas seis décadas, 60 redondos anos, o Fluminense erguia um dos troféus mais importantes de sua laureada história: a II Copa Rio. Desde os cabeças-duras mais radicais até os mais conscientes argumentadores, sempre existirá a discussão sobre a Copa Rio ser sinônimo ou não de Mundial Interclubes, mas dois de agosto não é dia de o torcedor tricolor se preocupar com debates.

É dia de comemorar um título conquistado de maneira invicta, diante de adversários do mais elevado quilate, todos eles então campeão ou vice em seu respectivo país – com exceção do Corinthians, pela ausência de um torneio de caráter nacional no Brasil. É dia de aplaudir a classificação na 1ª fase sem sofrer sequer um golzinho, em um grupo com Sporting (POR), Grasshoppers (SUI) e Peñarol (URU). É dia de se orgulhar pelo histórico triunfo por três a zero sobre o Peñarol de Ghiggia e Schiaffino, simplesmente os autores dos gols da vitória uruguaia sobre o Brasil no trágico jogo derradeiro da Copa do Mundo de 1950, em pleno Maracanã.

É dia de sorrir pela goleada de 5 a 2 no segundo jogo semi final contra o fortíssimo Áustria Viena (AUS), que contava com quatro nomes que terminariam a Copa do Mundo de 1954 na 3ª colocação, dentre eles o refinado Ernst Ocwirk. É dia de exalar felicidade pelo triunfo na decisão diante do Corinthians do goleiro Gimar dos Santos, do “Pequeno Polegar” Luizinho e do “Gerente” Cláudio, esquadrão Tri Paulista e Tri do Rio-São Paulo entre 1950 e 1954. É dia de satisfação com o time montado pelos conceitos táticos do treinador Zezé Moreira, um dos mais relevantes treinadores do nosso futebol.

É dia de celebrar o lendário goleiro Castilho, tão bom, mas tão bom, que muitos lhe creditavam poderes sobrenaturais. Ele sofreria gols em apenas dois dos sete jogos realizados pelo Flu na Copa Rio. É dia de mostrar alegria pela inesquecível muralha formada pela dupla Píndaro e Pinheiro. É dia de se emocionar com Bigode, que ignorou qualquer abalo psicológico pela repetição do duelo do Mundial de 50 com o Ghiggia e marcou o ponta uruguaio com perfeição. É dia de muitos “urras” para Jair Santana, Édson e Quincas, nomes essenciais na conquista.

É dia de mostrar os dentes pelos cinco gols do artilheiro Marinho, dois deles contra o Peñarol, cuja chuteira está banhada em bronze e exposta nas Laranjeiras. É dia de bater palmas para o também goleador do torneio Orlando Pingo de Ouro, que quando o Áustria Viena vencia o duelo semi final por 2 a 1, marcou dois gols e virou o placar para o Flu. É dia de deixar aparente a honra por a camisa tricolor ter sido vestida por Telê Santana, aquele que nunca parava em campo, o ponteiro dos segundos, para o cronista Mário Filho. É dia de se gabar pela genialidade do “Mestre” Didi, um artista de criatividade inigualável. É dia de esbanjar bom humor por Carlyle, Róbson, Lino, Vilalobos, Nestor e Simões, todos Campeões da Copa Rio de 1952. Uma glória notável, marcante para o Fluminense Football Club se tornar o gigante que é hoje em dia.

PARABÉNS, FLUMINENSE!!! PARABÉNS, TRICOLORES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário