domingo, 26 de agosto de 2012

OLHO TÁTICO - BAYERN DE MUNIQUE - BUNDESLIGA 2012/2013 - 1ª RODADA

















Para o duelo contra o estreante na Bundesliga, torneio que chega a sua 50ª edição, Greuther Fürth, o Bayern de Munique apresentou um esquema tático sem novidades em relação à última temporada, quando se sagrou vice-campeão da Champions League. Em outras palavras, os bávaros foram organizados pelo treinador Jupp Heynckes no 4-2-3-1. No entanto, causou estranheza o posicionamento do holandês Robben como meia aberto pela esquerda, o que lhe impedia de realizar sua jogada característica, o corte para dentro e o arremate de canhota.

Diante de um time que se defendeu praticamente os 90 minutos, pode-se dizer que o Bayern teve uma atuação modestíssima, apesar do placar de 3 a 0, fora de casa. A chamada “vitória de respeito”. Principalmente no 1º tempo, quando o Fürth conseguiu se proteger com mais energia, os bávaros foram de uma lentidão sonífera e pareciam engessados em campo. Nada de avanço dos laterais, dos volantes, de passes verticais, de tramas em velocidade, de tabelinhas... A única ação que gerava certa movimentação na estática equipe era quando Robben saía da esquerda para buscar espaço no seu lado natural, o direito.

O gol do Müller, nascido de bola parada, no finzinho do 1º tempo, se mostrou essencial para diminuir o ímpeto defensivo do adversário, que, até então, acreditava ferrenhamente na possibilidade de escutar o apito final com um empate mudo. Assim, nos últimos 45 minutos, Robben conseguiu encontrar mais liberdade para sua habilidade e, em dois lances seus, o Bayern deu números finais ao confronto. Primeiro, o holandês finalizou e o croata Mandzukic aproveitou o rebote e, depois, ele cruzou a pelota que desviou no zagueiro adversário e morreu no fundo do barbante.

Acerca dos brasileiros em campo, Luiz Gustavo poderia ter sido muito mais dinâmico e participativo ofensivamente, já que quase não teve trabalho para exercer sua função de proteção, enquanto o zagueiro Dante merece destaque pela bela cabeçada que gerou o rebote para Müller abrir o placar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário