Vasco 0 x 2 Americano - São Januário
Madureira 1 x 1 Resende - Édson Passos
Duque de Caxias 1 x 1 Tigres - Duque de Caxias
Macaé 2 x 0 Volta Redonda - Araruama
Mesquita 3 x 1 Bangu - Mesquita
Boavista 1 x 2 Botafogo - Saquarema
Cabofriense 3 x 1 Fluminese - Cabo Frio
Flamengo 1 x 0 Friburguense - Maracanã
Neste fim de semana teve início o Campeonato Carioca de 2009. Podendo jogar em suas próprias casas, os “pequenos” prometem causar muitos problemas para os chamados “grandes”. As surpresas desta rodada porém foram as ótimas apresentações de Americano e Friburguense atuando respectivamente contra o Vasco em São Januário e Flamengo no Maracanã. Vamos então aos destaques positivos e negativos da primeira rodada do Estadual.
MANDOU BEM!
- Destaque do jogo em Saquarema e da primeira rodada do campeonato, Maicosuel mereceu sair de campo carregado nos ombros dos companheiros. Mesmo com um Botafogo completamente desentrosado já pode-se perceber que o time vai depender muito dele no setor de criação. Dono de ótima qualidade técnica tem que tomar cuidado apenas em não sumir dos jogos, ou seja, deve chamar a responsabilidade de ser o líder técnico do time. No sábado fez isso com louvor e mesmo que algumas vezes exagerasse ao prender a bola, decidiu o jogo com dois gols, sendo o primeiro deles digno da camisa 10 que vestiu.
- Os 25 primeiros minutos que o Fluminense jogou no Alair Corrêa em Cabo Frio foram espetaculares. O gol de Diguinho, logo aos 4 minutos, saiu após uma jogada tão bem trabalhada que o time parecia se conhecer há anos. E não parou por aí. Só o Leandro Amaral deu uma arrancada do meio de campo, após um lindo drible de corpo, e concluiu uma outra jogada de bicicleta que, à esta altura, seu empresário já colocou as imagens em seu dvd. As tabelinhas na entrada da área, com a constante presença do Conca, também foram plasticamente empolgantes. Ocorre, porém, que uma partida de futebol tem 90 minutos de duração e o Fluminense esqueceu de jogar os outros 65.
- Figurinhas sempre presentes nos Campeonatos Cariocas, os veteranos goleiros Adriano e Flávio tiveram atuações 5 estrelas no domingo. Atuando pelo Friburguense com a camisa número 40, em homenagem aos seus próprios 40 anos, Adriano fechou o gol contra o Flamengo. Parecia quando eu jogava videogame na infância e fazia o macete do goleiro invencível. Obina tentou de tudo que era maneira. Não interessava se de cabeça ou com o pé, em posição legal ou ilegal, Adriano estava impossível. Para fazer gol nele só em um bate rebate na área, com a bola sobrando nos pés de um flamenguista. E a redonda sobrou nos pés de Juan. Em Cabo Frio, o carismático careca Flávio sofreu para segurar o ataque do Fluminese. Ou seria o Fluminense que sofreu para tentar furar a muralha que foi o goleiro? Alguns irão dizer que ele estava mal colocado no lance do gol de Diguinho pelo Flu, e eu concordo. O que ele fez no restante do jogo porém, paga, com juros que seriam capazes de gerar outra crise econômica mundial, a sua pequena falha. Quem foi o melhor goleiro da rodada? Que Adriano e Flávio tirem cara ou coroa.
- Boavista, Americano, Friburguense e Cabofriense foram os times que enfrentaram os considerados grandes nesta primeira rodada. Se os dois últimos tiveram seus goleiros como destaques, os dois primeiros tiveram destaques ofensivos. É importante falar que todos os 4 times “pequenos” estavam bem postados em campo e os seus respectivos treinadores merecem receber parabéns por isso. A qualidade individual de Tony pelo Boavista e Éberson pelo Americano chamou, e muito, a atenção. Contra o Botafogo, o número 7 Tony apareceu durante todas as ações ofensivas do time da casa. Com grande agilidade e bom chute, causou muitos problemas para o setor defensivo alvi-negro. Sua atuação foi bem melhor do que somente o belo gol que fez. Já a atuação de Éberson está diretamente relacionada aos seus dois gols. O Vasco teve durante a maior parte do tempo a bola nos pés e não conseguiu marcar, enquanto o Americano sempre levava mais perigo em seus ataques. Com demostrações de oportunismo dignas da estátua de Romário, presente em São Januário, Éberson fez dois golaços e calou a esperançosa torcida vascaína.
MANDOU MAL!
- As arbitragens de Boavista x Botafogo e Flamengo x Friburguense foram tenebrosas. Para fazer justiça, o bandeira Jackson Lourenço Massarra dos Santos, que auxiliou no jogo em Saquarema, merece apenas elogios. O árbitro Marcelo de Souza Pinto deve agradecer muito ao citado bandeira por impedi-lo de validar um gol botafoguense onde a bola entrou por fora da rede. Já no jogo do Maracanã, o árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro não teve ajuda nenhuma de seus auxiliares. Muito pelo contrário. Os bandeiras prejudicaram demais o Friburguense, anulando um gol marcado pelo time serrano, o que fez a partida perder sua graça.
- Ano novo, vida nova. Certo? Parece que não para a defesa vascaína. Todo o time vascaíno esteve péssimo, com um pequeno desconto para o meia Carlos Alberto. Porém, os torcedores que sofreram em 2008 com Eduardo Luís e Jorge Luís, podem continuar preocupados se a dupla de zaga Fernando e Titi atuarem sempre como sábado. Se como dupla eles estiveram péssimos pela falta de entrosamento, individualmente conseguiram ser piores pela falta de qualidade técnica. E tem mais. Se Léo Lima não tomar as rédeas da transição defesa-ataque, continuaremos vendo Fernando lançando bolas de antes do meio campo, o que em nada favorece o time.
- Como citado acima, os primeiros 25 minutos jogados pelo Fluminense em Cabo Frio são dignos de muitos elogios. Já o restante... Defensivamente falando, Edcarlos e Diguinho estiveram péssimos e somente Wellington Monteiro conseguiu estar pior. Acredito que o setor defensivo do Flu irá se ajeitar com o tempo, porém o time não pode levar o baile que levou do veloz ataque do Cabofriense. O terceiro gol do time da casa, marcado pelo volante Da Silva, parecia fim de jogo, entre casados e solteiros, no dia 31 de dezembro após muito churrasco e cerveja. O fato de o jogo estar no final não justifica a liberdade encontrada pelo time da casa.
ENQUANTO ISSO NA ITÁLIA...
- Jogando como visitante o Milan teve excelente atuação na vitória de 4 a 1 sobre o Bologna. Apesar de algumas falhas defensivas que acarretaram na abertura de placar pelo time da casa, o Milan esteve tranquilo em campo e comandou todo o jogo. Como se não bastasse o entrosamento entre Kaká e Seedorf, que já rendeu ao Milan a Champions League de 2007, Pato está se entendendo muito bem com a dupla. Pirlo e Beckham, com maior destaque para o italiano, também merecem créditos por fazerem a bola chegar redondinha para o trio ofensivo. Com o tempo, Kaká vai percebendo o tamanho do seu acerto ao permanecer no time rubro-negro.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Diano, parabéns pela iniciativa, o blog está muito bom, principalmente com comentários lúcidos. Parece que estamos presenciando o surgimento no novo Lédio Carmona de Niterói, rsrs. Sobre o estadual, acredito no tricolor, sem paixão, é claro. Se a arbitragem não entregar o Tri para o Flamengo, o Flu tem as suas chances. Aliás, seria espetacular uma final Fla X Flu, para vermos, quem de fato, é o Rei do Rio... Um grande abraço meu amigo. Pode ter certeza que terás um leitor assíduo a partir de hoje. Saudações Tricolores! Bruno.
ResponderExcluir