Muitos dos estádios brasileiros, como os amigos podem acompanhar aqui mesmo, na seção “Nomes dos Estádios”, são batizados como forma de agradecimento aos que realizaram benfeitorias aos clubes proprietários: Urbano Caldeira, Moysés Lucarelli, José Pinheiro Borda... Porém, algumas ideias – de rara felicidade, diga-se de passagem – transformam praças esportivas em homenagens a figuras que são exemplos para toda e qualquer geração. Um exemplo-símbolo é o Estádio Caio Martins, localizado na cidade de Niterói (RJ) e que desde o fim da década de 80 está sob concessão do Botafogo de Futebol e Regatas.
Fundado em 1941, o estádio foi nomeado em honra ao escoteiro Caio Vianna Martins, um verdadeiro herói nacional. Em 1938, então com 15 anos, o escoteiro Caio Martins partia de Minas Gerais com destino a São Paulo quando o trem em que se encontrava com seus companheiros chocou-se com um trem cargueiro que vinha no sentido oposto. Diante da gravidade do acidente, os escoteiros se reuniram, traçaram planos e trabalharam com todas as forças para ajudar os feridos. Quando o socorro chegou, quase cinco horas após o acidente, Caio Martins se recusou a ocupar uma das macas por acreditar que seus ferimentos eram mais leves do que o de outros, e disse a frase que entraria para a história: “Um escoteiro caminha com as próprias pernas”.
Assim, partiu a pé com seus companheiros rumo a Barbacena, onde não resistiria e viria a falecer poucas horas depois por causa da hemorragia interna causada durante o acidente. Se tornou um ícone do escotismo nacional e um justo homenageado pelo mais querido esporte do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário