quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

LIGA SUL-MINAS-RIO 2016 – FASE DE GRUPOS – FLAMENGO X AMÉRICA MINEIRO


Flamengo 1 x 0 América Mineiro – Kleber Andrade, Cariacica (ES)

Mesmo com mais uma atuação pobre, Flamengo vence América Mineiro por 1 a 0 e se coloca em situação confortável para avançar na Sul-Minas-Rio.

A infiltração de Osman que obrigou o arqueiro rubro-negro Paulo Victor a realizar uma difícil defesa antes mesmo do primeiro minuto de jogo poderia dar a entender que o América Mineiro buscaria encarar o Flamengo de peito aberto em Cariacica. Contudo, o cenário do primeiro tempo passou longe de ser um “lá e cá” e mais longe ainda de ser empolgante. Não foi um “lá e cá” porque o América logo se fechou em seu próprio campo com duas linhas de quatro marcadores e passou a se preocupar apenas em bloquear. E não foi empolgante porque se o América foi um time que abdicou de atacar, o Flamengo foi um time incapaz de atacar, limitando-se a trocar passes excessivos no seu próprio campo. Como nem Gabriel, nem Everton, nem Mancuello decidiu assumir a responsabilidade de auxiliar os volantes e zagueiros flamenguistas na transição defesa-ataque, a maior posse de bola do time não levou à criação de tramas ofensivas durante toda a etapa inicial.

Logo no primeiro minuto após o intervalo Gabriel avançou pela esquerda e cruzou a bola que bateu no braço de Jonas: na cobrança da penalidade, Everton fez um a zero Fla. A desvantagem no placar fez o América adiantar um pouco mais seus meio-campistas e trocar os chutões para frente por uma maior valorização da posse de bola, postura que, por um lado, tornou o time um pouco mais agressivo, e, por outro, ofereceu mais espaços para o Flamengo no campo de ataque. Ocorreu que tanto os mineiros quanto os cariocas não estavam em uma noite inspirada – vide o centroavante Guerrero, em jornada horripilante – e apresentaram falhas técnicas na construção de jogadas. Tanto que, mesmo com espaços de sobra, o máximo América conseguiu foi exigir mais um intervenção do Paulo Victor – novamente com Osman, aos 13 –, e o Flamengo só encaixou um ataque: aos 36, Everton acionou Marcelo Cirino que cruzou e Sueliton quase marcou contra.

E assim, num embate que primou pela pobreza de recursos ofensivos, o Flamengo só tem a comemorar os três pontos e a proximidade da vaga na próxima fase da Sul-Minas-Rio.

Flamengo: Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Márcio Araújo e Cuéllar; Gabriel (Willião Arão), Mancuello (Marcelo Cirino) e Everton; Guerrero (Felipe Vizeu). Técnico: Muricy Ramalho.

América Mineiro: João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Danilo; Pablo, Leandro Guerreiro (Ernandes), Osman (Victor Rangel) e Tony; Rafael Bastos e Bruno Sávio (Tiago Luis). Técnico: Givanildo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário