quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

COPA SUL-AMERICANA – FINAL

Fluminense 3 x 0 LDU – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Faz pouco tempo, circulou na tv e na internet um vídeo do Ronaldinho Gaúcho acertando cinco vezes seguidas a bola no travessão, em um treino do Barcelona. Alguns acreditaram e muitos acharam mentira, mas a melhor definição que vi do assunto foi: O Ronaldinho é o único jogador que nos faz discutir se esse feito é possível. Por que estou falando sobre esse assunto? Pelo simples motivo de que, nesse momento, o Fluminense era o único clube do Brasil que fazia parecer possível a virada sobre a LDU. Até mesmo os torcedores não-tricolores tinham dúvidas sobre o Fluzão já estar morto na Sul-Americana, depois da goleada sofrida por 5 a 1, em Quito, no único pecado cometido pelo Fluminense nos últimos 2 meses.

Como já era de se esperar, a torcida não abandonou a equipe. Não sou daqueles que dizem que torcida ganha jogo, mas que a do Fluminense vem colaborando um bocado, isso vem. O mosaico com o dizer: “Eles têm a altitude, vocês têm a gente” foi uma das mais belas imagens que já vi em um estádio. Assim como o apoio da torcida era previsível, o jogo também era. O Fluminense atacaria com todas as forças e a LDU tentaria, muito raramente, um contra-ataque. Com toda sua equipe no campo ofensivo, o Fluzão não demorou para abrir o placar, após chute longo do Diguinho. A situação tricolor ficou ainda melhor quando, pouco tempo depois, De La Cruz cometeu falta dura no autor do gol do Flu e foi expulso. Com um homem a mais, o Fluminense não saiu do campo ofensivo, porém as chances de aumentar o placar não surgiam (exceção de um gol bem anulado do Diguinho). Aos 41 minutos, um chute do Fred, de dentro da área e defendido pelo ótimo goleiro Dominguez, fez o torcedor prender a respiração. “Como seria bom mais um golzinho antes do intervalo”, pensou cada tricolor, após essa defesa. Os deuses do futebol resolveram agradar a fiel torcida e Fred, dessa vez após lindo passe de Alan, não desperdiçou. 2 a 0 Flu!

Com o fim do 1º tempo, o treinador Cuca tomou uma atitude histórica e manteve a equipe no gramado. Naquele momento, sentir o calor da torcida era muito mais importante do que uma ducha de água fria no vestiário. A partida retornou no mesmo ritmo. O Flu na frente e a LDU ainda esperando um raro contra-ataque, que não ocorreu durante os primeiros 45 minutos. A pressão continuava. Adeílson, Fred e Ruy, tiveram boas oportunidades nos primeiros 15 minutos. O Flu estava muito bem e dominava inteiramente o setor de meio-campo. Falando em meio-campo, gostaria de elogiar aqui a atuação do Diguinho. Essa foi, sem dúvida alguma, sua melhor atuação com a camisa do Fluminense que eu assisti. Nessa partida ele mostrou o futebol que me vez votar nele para melhor segundo volante do Brasileiro de 2008, quando atuava pelo Botafogo. Diguinho foi um leão na marcação e a principal peça de saída para o jogo do Flu.

O domínio territorial e de posse de bola precisavam ser convertidos em gols. Sem muita criatividade pelos lados do campo, e aí notamos a falta que faz um jogador do nível do contundido Maicon, o Flu tinha dificuldades para furar a barreira equatoriana. Aos 26 minutos, novamente o goleiro Dominguez fez o torcedor do Flu perder um pouco das forças quando defendeu, de maneira brilhante, um chute do Conca. Porém, não precisou passar nem um minutinho para o zagueiro artilheiro Gum colocar o 3 a 0 no placar. Golaço de cabeça! O Fluminense não era mais tricolor. O verde da esperança ofuscava as outras cores. O Maracanã tremia. A LDU, assim como durante toda a partida, não tinha a mínima idéia do que devia fazer. O cenário era perfeito para a vitória histórica. Até que... Em um estalo de dedos, tudo mudou. O artilheiro e capitão Fred perdeu a cabeça e agrediu o juiz. O time perdeu a cabeça e não conseguia organizar sequer um ataque. A LDU achou a cabeça em algum lugar e começou a fazer cera. No fim, o sonho não se tornou realidade.

Acredito que o Fluminense pagou muito caro pela derrota sofrida em Quito. Uma equipe que vem vivendo no limite faz quase 100 dias, até merecia ter conseguido se recuperar de sua única bobeada. Mas a bobeada foi grande e a LDU ficou com o caneco. É como eu sempre digo: a justiça do futebol é a justiça da bola na rede. A LDU fez 5 gols. O Flu fez 4. O caneco é deles. Acontece.

2 comentários:

  1. O Flu perdeu porque jogou mal em Quito.Fui ao jogo e tinha lances que só o Rafael estava no campo tricolor.

    Abraço
    Leonardo VAlejo
    www.esportecomleonardovalejo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A derrota em quito e a expulsão do Fred, acho que foram dois fatores determinantes para o vice do Fluminense na Sul Americana.

    O time jogou com raça, mas se abateu após a expulsão do seu capitão.

    Parabéns pelo texto!

    Abraço, Jessica Corais

    ResponderExcluir