domingo, 25 de janeiro de 2015

TORNEIO DE MANAUS 2015 – SÃO PAULO X FLAMENGO


São Paulo 0 x 1 Flamengo – Arena Amazônia, Manaus (AM)

Com gol do zagueiro Samir na reta final do confronto, Flamengo vence São Paulo e conquista o Torneio de Manaus.

O ritmo “devagar quase parando” de Flamengo e São Paulo na Arena Amazônia tornou o embate decisivo do Torneio de Manaus pouco empolgante. E esta mesma lentidão trouxe algo que caracterizou todo o duelo: como nem Fla, nem Sampa, apertava ou adiantava a marcação, as transições defesa-ataque foram em grande parte realizadas com passes curtos, e não através de chutões ou bolas rifadas. Maicon e Ganso, pelos paulistas, e Canteros e Léo Moura, pelos cariocas, foram os que melhores aproveitaram a falta de pegada na meiúca para iniciarem o jogo com bola de pé em pé.

De modo geral, apesar de uma partida equilibrada, pode-se afirmar que o Flamengo foi superior ao São Paulo no quesito criação ofensiva. Nos primeiros 20 minutos, o organizador Arthur Maia obrigou Rogério Ceni a realizar duas boas defesas, uma em cobrança de falta e outra após costurar toda a zaga tricolor. Após o intervalo, já perto do minuto 30, Luiz Antônio, que entrara havia pouco tempo, arriscou um perigoso chute longo e, logo depois, cruzou de maneira perfeita para o zagueiro Samir, à la centroavante matador, completar e fazer o gol do triunfo.

Até então, o São Paulo havia construído apenas uma jogada digna de nota: no fim do primeiro tempo, Luís Fabiano fizera ótimo pivô e deixara Thiago Mendes cara a cara com Paulo Victor, mas o meia paulista não aproveitou. Com 15 minutos para o final e a desvantagem no placar, era possível esperar um último gás dos tricolores, mas, verdade seja dita, o Fla esteve mais perto de ampliar o escore (Canteros manchou sua ótima atuação com duas finalizações péssimas) do que o Sampa de empatar (Pato arriscou forte arremate nos acréscimos).  

Se não dizem nada de definitivo sobre como serão os próximos meses rubro-negros, as atuações vitoriosas no Torneio de Manaus pelo menos mostram que o ano de 2015 já começou para o Flamengo.  

Flamengo: Paulo Victor; Léo Moura (Pará), Wallace, Samir e Anderson Pico (Thallyson); Cáceres (Márcio Araújo) e Canteros, Nixon (Alecsandro), Arthur Maia e Everton (Luiz Antônio); Marcelo. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

São Paulo: Rogério Ceni; Bruno (Hudson), Lucão, Edson Silva e Reinaldo (Carlinhos); Souza (Denílson) e Maicon; Thiago Mendes, Ganso (Pato) e Michel Bastos (Cafú); Luís Fabiano (Alan Kardec). Técnico: Muricy Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário