domingo, 27 de novembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 37ª RODADA - FLUMINENSE X VASCO





RESULTADOS
Palmeiras 1 x 0 São Paulo
Santos 1 x 1 Bahia
Flamengo 1 x 0 Internacional
Fluminense 1 x 2 Vasco
Grêmio 2 x 2 Atlético Goianiense
Atlético Mineiro 4 x 0 Botafogo
Figueirense 0 x 1 Corinthians
Coritiba 1 x 0 Avaí
América Mineiro 2 x 1 Atlético Paranaense
Ceará 2 x 2 Cruzeiro

ARTILHARIA
23 Gols –
Borges (Santos)
21 Gols – Fred (Fluminense)
15 Gols – Deivid (Flamengo)


Fluminense 1 x 2 Vasco – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Em clássico de arrepiar o Vasco venceu o Fluminense com um gol do Bernardo, aos 45 minutos do 2º tempo, e manteve viva a esperança de ser Pentacampeão Brasileiro.

Sem vencer um clássico carioca em 2011, o Fluminense entrou em campo embalado pelo ritmo do artilheiro Fred e escalado pelo Abel Braga no 4-4-2 com: Diego Cavalieri; Mariano, Elivélton, Leandro Euzébio e Carlinhos; Deco, Edinho, Diguinho e Marquinho; Rafael Sóbis e Fred. Em diversas oportunidades o volante Edinho recuou e realizou um papel de terceiro zagueiro. Na briga por conquistar uma tríplice coroa e fechar o ano de maneira histórica, o Vasco foi para o confronto organizado pelo Cristóvão Borges no 4-3-2-1 com: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Juninho Pernambucano, Rômulo e Felipe; Allan e Diego Souza; Élton.

Já classificados para a Libertadores 2012, somente a vitória interessava a Vasco e Fluminense. Assim, desde o primeiro minuto, quando a arbitragem equivocou-se ao anular, por impedimento, um gol legal do Diego Souza, o confronto foi aberto e os centroavantes de ambos os lados tiveram chances para sacudir o véu da noiva. No Flu, Fred acertou o pé da trave e Marquinho, depois de linda assistência de cabeça do mesmo Fred, também teve a sua oportunidade de gol. Já pelo Vasco, as melhores chances foram finalizadas pelo Élton: uma cabeçada por cima da meta e um arremate no travessão, livre, após o Diego Cavalieri realizar linda defesa em cabeçada do Rômulo. Ainda na 1ª etapa, vale destacar as boa presenças ofensiva do meia tricolor Deco, no início das jogadas, e do cruzmaltino Juninho Pernambucano, nos cruzamentos. Que qualidade nos passes!

A 2ª etapa voltou completamente diferente, com as tramas de ataque cedendo lugar aos cartões amarelos – foram seis em menos de 20 minutos. Depois deste período de jogo picado, o Flu cresceu de produção e poderia ter inaugurado o placar com Rafael Sóbis e Fred, mas foi o Vasco que o fez. A ausência de um homem de área ocasionada pela troca do Élton pelo Bernardo, no intervalo, havia transformado o Vasco em uma equipe infértil, mas a entrada Alecsandro resolveria o problema cruzmaltino. Aos 31 minutos, Rômulo deu passe de cabeça e Alecsandro, também de cuca, colocou a pelota no fundo do gol. A vantagem vascaína, porém, não tardaria a ir por água abaixo, já que Fred, aos 38, aproveitou lançamento do Mariano e falha do zagueiro Renato Silva para dominar a redonda no peito e marcar um belíssimo gol de empate. Emoção pura! Se estivesse narrando este clássico, Galvão Bueno não se cansaria de gritar “haja coração!”.

A proximidade do apito final e a vitória do Corinthians sobre o Figueirense deixavam os jogadores vascaínos com os nervos à flor da pele, como espelha a expulsão do Leandro mesmo fora das quatro linhas. Diante do que se via em campo, muitos já davam como certo o título do Coringão, até que, nos acréscimos, Alecsandro arrancou pela direita como um ponta à moda antiga e cruzou para Bernardo finalizar duas vezes e adiar a decisão do título para a última rodada. Amigos, o “Clássico dos Milhões” do próximo domingo promete muito!

TRÊS TOQUES!

- O Flamengo suou litros e mais litros para vencer o Internacional em Macaé, gol de Ronaldinho Gaúcho. E os rubro-negros têm mais motivos para comemorar do que o triunfo neste chamado “jogo de seis pontos” contra o Colorado, afinal Figueirense, São Paulo e Botafogo perderam seus duelos nesta rodada. Botafogo que, por sinal, comprova jogo após jogo o gigantesco equívoco que foi a demissão do treinador Caio Júnior.

- Já faz tempo que o Palmeiras vive em brigas internas e não briga por nada no Brasileirão. No entanto, a oportunidade de tirar o São Paulo da Libertadores 2012 e evitar o título do Corinthians parece ter acendido uma chama no Verdão. A vitória sobre o São Pulo complicou – e muito! – a vida do Tricolor Paulista, e o Corinthians terá, no próximo domingo, um adversário duríssimo pela frente.

- Se um amigo estrangeiro chegasse esta semana ao Brasil, qual jogo você o indicaria assistir: Vasco x Flamengo que vale caneco e vaga na Libertadores? Corinthians x Palmeiras com o “Timão” podendo conquistar o título? Internacional em busca da vaga na Libertadores contra o Grêmio? Atlético Mineiro na tentativa de rebaixar o Cruzeiro? O surpreendente Coritiba podendo terminar no G5 contra o desesperado para fugir da degola Atlético Paranaense? E ainda tem São Paulo, Figueirense e Botafogo, todos em clássicos regionais, na luta para estar na mais importante competição sul-americana do ano que vem e o Ceará, em duelo nordestino contra o Bahia, sonhando fugir da Segundona. E aí, o que diria ao seu amigo estrangeiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário