domingo, 20 de dezembro de 2015

MUNDIAL INTERCLUBES 2015 – FINAL – BARCELONA X RIVER PLATE


Barcelona 3 x 0 River Plate – Estádio Internacional de Yokohama, Yokohama (Japão)

Comandado por trio Messi-Suarez-Neymar, Barcelona passa fácil pelo River Plate e conquista o Mundial Interclubes pela terceira vez nos últimos seis anos.

Deixar o Barcelona desconfortável em campo. Esta foi a estratégia adotada pelo River Plate na tentativa de equilibrar um confronto que as escalações no papel insistiam em fazer pender para o lado espanhol. O meio para colocar esta estratégia em ação? Picar o jogo com faltas em sequência, algo que o Barcelona não está nem um pouco acostumado. Para se ter uma ideia, enquanto o time que comete mais faltas por jogo no Campeonato Espanhol é o Espanyol, com uma média de 19 infrações por partida, o River Plate já havia cometido 15 faltas com pouco mais de 30 minutos.

Enquanto uns vão chamar o que o River Plate praticava de anti-futebol, outros vão defender que os times mais frágeis tecnicamente devem buscar os recursos ao seu alcance na luta pela vitória. E o fato é que durante meia hora, fora uma finalização do Messi muito bem defendida pelo Barovero, aos 10, o Barcelona se viu encaixotado e pouco conseguiu produzir. Até que, aos 35, a casa argentina caiu: de Neymar para Messi para Daniel Alves para Neymar para Messi para o fundo do gol.

O River Plate sentiu tanto o gol que nem mesmo o intervalo serviu para que o time retomasse a intensidade inicial. E para piorar a vida dos argentinos, uma incipiente tentativa de sair para o jogo foi respondida com uma avalanche catalã. Aos 3, Busquets lançou maravilhosamente Suárez, que fez 2 a 0. Dois que só não viraram três antes mesmo do minuto 15 porque Messi não estava em um dia calibrado e desperdiçou três chances seguidas. Mais certeiro, Suárez não bobeou e, aos 22, transformou assistência açucarada de Neymar em mais um tento. Três a zero.

Moribundo mas ainda lutador, o River Plate não desistiu de buscar o gol de honra, o que quase conseguiu em cabeçada do Alario, aos 31, e arremate de Martínez, aos 38, ambos parados em defesaças de Bravo. Enquanto isso, o Barcelona, já em ritmo de treino de luxo, trocava passes à espera do apito final, que chegou para confirmar mais um caneco para o clube mais vitorioso do século XXI.

Barcelona: Bravo; Daniel Alves, Piqué, Mascherano (Vermaelen) e Jordi Alba; Busquets, Rakitic (Sergi Roberto) e Iniesta; Messi, Neymar (Mathieu) e Suárez. Técnico: Luis Henrique.

River Plate: Barovero; Mercado, Maidana, Balanta e Vangioni; Ponzio (Lucho González), Kranevitter, Carlos Sánchez e Viudez (Driussi); Rodrigo Mora (Martínez) e Alario. Técnico: Marcelo Gallardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário