sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SEGUNDA RODADA DA TAÇA GUANABARA 2009

Americano 3 x 0 Duque de Caxias - Campos
Resende 3 x 1 Cabofriense - Resende
Volta Redonda 1 x 1 Boavista - Volta Redonda
Tigres 0 x 4 Vasco - Xerém
Fluminense 0 x 0 Madureira - Maracanã
Bangu 1 x 2 Flamengo - Volta Redonda
Friburguense 0 x 0 Mesquita - Friburgo
Botafogo 1 x 0 Macaé - Engenhão

Olá amigos.

Ocorreu neste meio de semana a segunda rodada do Campeonato Carioca de 2009. O torneio está começando a pegar fogo, principalmente para o Fluminense. Além de não conseguir vencer, o tricolor conta com uma surpreendente campanha do Americano ( 100% de aproveitamento, 5 gols pró e nenhum gol contra ) para se preocupar mais. Será que o jogo Fluminense x Vasco na quinta rodada decidirá uma das vagas?

Infelizmente não poderei opinar sobre o jogo Botafogo x Macaé. Na hora da trasmissão ao vivo começou a chover e caiu o sinal da tv. Quando foi passar o vt completo do jogo, deu problema em um dos cabos do aparelho e novamente fiquei sem sinal.

Vamos então aos destaques desta 2a rodada do Estadual.

MANDOU BEM!

- O Vasco passou longe de ter uma boa atuação contra o Tigres, em Xerém. Na primeira etapa o time da casa criou maior número de chances e poderia ter aberto o marcador. No início do segundo tempo, com o Vasco vencendo por 1 a 0 ( gol do falastrão Rodrigo Pimpão ) o Tigres colocou uma bola na trave. Resumindo, durante mais da metade do jogo houve equilíbrio. A expulsão de Marquinhos do Tigres e o gol de Nílton para o time vascaíno, aos 26 minutos ( podem anotar que foi a primeira de muitas assistências do lateral Paulo Sérgio neste ano ), acabou com o equilíbrio do jogo. Até o final, mais dois gols de Faioli. O que ficou de positivo não foi a atuação vascaína, mas sim o resultado obtido. O Vasco precisava, e muito, de um bom resultado para animar os próprios jogadores que ficariam desesperados em caso de novo revés.

- O Fluminese vem apresentando resultados decepcionantes, porém sempre com algo positivo a se destacar. Se na estréia contra a Cabofriense os primeiros 25 minutos jogados foram de altíssima qualidade, contra o Madureira vale elogiar os garotos Maicon e Tartá. O primeiro movimenta-se muito bem pelos lados do campo e não se esconde do jogo em momento algum, precisa é de confiaça e treinamento para chutar em gol. Já Tartá conseguiu, em apenas 20 minutos, ser o melhor do time. Com uma velocidade que de nada lembra uma tartaruga, ele tentou de todas as maneiras dar a vitória ao seu time. Após sua entrada o jogo virou um jogão. O Madureira ameaçava nos contra-ataques e Tartá ajudava também no campo defensivo. Este foi um 0 a 0 bom demais de se ver.

- Eu sei que é difícil, mas tentemos esquecer por um instante a tumultuada arbitragem do jogo Flamengo e Bangu. O Flamengo teve sim, como vou citar adiante, destaques individuais. Primeiramente porém, vamos falar da raça, da vontade, da fibra que fez o Flamengo vencer o jogo. É contagiante ver o time rubro-negro querendo ganhar um jogo. Tenho certeza absoluta que se no final do Campeonato Brasileiro de 2008 o time atuasse com a garra mostrada contra o Bangu, estaria agora se preparando para disputar a Libertadores. Maxi e Marcelinho Paraíba entraram em campo com tanta vontade de vencer que inflamaram torcida e companheiros. Compare a atuação de Íbson antes e depois da entrada deles que vocês irão entender o que estou falando. Individualmente, Willians ajudou muito na marcação. Íbson mostrou que tecnicamente é essencial para o time. Maxi não parou de correr um minuto sequer, nem após a virada. Ronaldo Angelim, justiça seja feita, não é a primeira vez que salva o Flamengo. E Marcelinho Paraíba fez de tudo. Driblou, chutou, cruzou, correu para bater lateral, bateu pênalti, cobrou o escanteio do gol da virada e mostrou para Cuca que de maneira alguma pode ser reserva.

- Pelos times “pequenos” tivemos também alguns destaques individuais, porém não como na primeira rodada quando Tony ( Boavista ), Éberson ( Americano ), Adriano ( Friburguense ) e Flávio ( Cabofriense ) foram espetaculares. Nesta segunda rodada vale citar o ótimo goleiro Renan do Madureira que desde o ano passada vem fazendo um bom trabalho. Desta vez ele segurou o ataque do Fluminense com belas defesas. Somália do Bangu ( que não é o que atuou no Fluminense ) deu muito trabalho à defesa do Flamengo principalmente no primeiro tempo. Com grande velocidade mostrou saber atuar pelos dois lados do campo e vale ficar de olho nele. Vamos ficar de olho também no bruno meneghel que é o artilheiro do campeonato até agora. Será que o Viola está dando umas aulinhas para ele?

MANDOU MAL!

- A arbitragem de Bangu x Flamengo foi a pior do ano até o momento. Árbitro e bandeiras erraram para todos os lados. Não sei se favoreceu mais Flamengo ou Bangu tamanha a quantidade de erros. Bruno Luiz do Bangu socou Aírton, duas vezes, e nem falta foi marcada. No pênalti perdido pelo Obina, o jogador do Bangu estava ao seu lado e era para ser repetido o lance. O jogador Somália do Bangu estava impedido ao participar do gol de seu time. Não houve pênalti em Maxi no gol de empate do Flamengo. Sassá do Bangu teve um gol mal anulado. Everton do Flamengo teve um gol mal anulado. Acho que foram “só” esses erros.

- Jogos, como Fluminense x Madureira, que começam às 22h. Até para quem está vendo em casa pela tv fica tarde, imaginem então aqueles que vão para o estádio. Se você não for vizinho do Maracanã não conseguirá dormir antes de 2h.

- Acho que ainda é cedo para começar a pensar em mudar os times, mas alguns jogadores precisam ficar de olhos abertos. O centroavante Roger do Fluminense não está rendendo bem. Apesar de ter participado do gol de Diguinho contra a Cabofriense na estréia do tricolor ele não está fazendo um bom papel de centroavante. No último jogo, contra o Madureira, perdeu duas chances que irritaram a torcida. Obina até fazia um belo jogo contra o Bangu até perder o pênalti. Depois disso apenas mais uma boa cabeçada e não colaborou muito para a virada rubro-negra. Os dois centroavantes que tratem de sair do branco para não sentarem no banco.

ENQUANTO ISSO NA COLÔMBIA...

- Tenho muito prazer em assistir times colombianos atuando. Mesmo que a qualidade técnica não seja a de outros tempos, o futebol jogado por esses times é leve e de bom toque de bola. Na madrugada de quinta-feira assisti Independiente Medellín ( Col ) x Peñarol ( Uru ). Todas as características que me fazem apreciar o futebol dos colombianos estiveram presentes na atuação do Independiente. O tradicional e atualmente fraquíssimo Peñarol nada fez para resistir a atuação de Benítez, Candia e, principalmente Jackson Martínez. Benítez é extremamente veloz pela esquerda e o paraguaio Candia organiza o time e cobra com perfeição escanteios. De três cruzamentos seus saíram 3 gols, todos eles de Martínez. Centroavante rápido e que pensa rápido, Martínez foi o dono do jogo. O que me deixou impressionado foi que mesmo após ele fazer 3 gols e o placar apontar 4 a 0, ainda corria para marcar a saída de bola adversária. Parabéns para o Independiente que exceto uma catástrofe avançou para a fase de grupos. E atenção para o São Paulo pois é no seu grupo que cairá o time colombiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário