segunda-feira, 9 de março de 2009

PRIMEIRA RODADA DA TAÇA RIO 2009

Boavista 3 x 0 Duque de Caxias – Saquarema
Madureira 1 x 2 Bangu – Édson Passos
Flamengo 3 x 1 Cabofriense – Maracanã
Vasco 3 x 0 Friburguense – São Januário
Resende 0 x 2 Macaé – Resende
Volta Redonda 3 x 0 Americano – Volta Redonda
Mesquita 0 x 1 Fluminense – Engenhão
Tigres 2 x 3 Botafogo – Xerém

Olá amigos do FUTEBOLA!

A Taça Rio começou de maneira curiosa. Neste turno do Campeonato os times duelam com adversários do outro grupo e, com exceção de Vasco e Fluminense, todos os times do grupo A perderam suas partidas para os participantes do grupo B. Todos os considerados grandes venceram, porém apenas o Vasco garantiu os três pontos com tranquilidade. Vamos ver então como os “grandes” ganharam suas partidas.

MANDOU BEM!

- O Flamengo realizou um jogo equilibradíssimo contra a Cabofriense. No 1º tempo o time até dominou o jogo, mas foi na 2ª etapa que a dificuldade ficou maior. Quando o placar mostrava 2 a 1 para o rubro-negro, a Cabofriense começou a criar perigosas chances de empatar o jogo e se não fosse o goleiro Bruno obteria sucesso. Se Bruno foi de grande valia, ao ser a segurança necessária para o Flamengo vencer por 3 a 1, Léo Moura foi o principal responsável pelos 3 pontos conquistados. O ex-lateral e atual meia parece estar se adaptando rápido a nova função de organizador. Com maior liberdade em campo e melhor forma física que no início da temporada, ele tem participado muito bem das ações ofensivas do Flamengo. Por sua antiga posição, suas principais jogadas saem pelo lado direito do campo e contam com a ajuda de Éverton Silva. Nesta partida todos os gols rubro-negros saíram dos pés de Léo Moura, sendo sua última assistência realizada após uma arrancada sensacional. É claro que o Flamengo ainda precisa de muitos ajustes táticos, porém um ponto forte já está aparecendo, ou melhor, reaparecendo, ao time da Gávea. As jogadas de Léo Moura voltaram com tudo.

- O Vasco fez uma daquelas partidas onde todos os jogadores realizaram seus respectivos trabalhos com eficiência. A tática de Dorival Junior de manter a posse de bola o maior tempo possível deu certo em praticamente todo jogo. Sem se afobar o time manteve o domínio da partida e o goleiro Tiago foi pouquíssimo exigido. Fernando esteve bem na defesa, Carlos Alberto foi muito participativo ofensivamente, O lateral-esquerdo Ramón mostrou sua qualidade no 2º tempo e Rodrigo Pimpão entrou em campo com tanta vontade que foi premiado com um golaço. Repetindo, o time inteiro esteve bem. Como principal ponto positivo ficou a tranquilidade do Vasco para engolir um Friburguense muito mais fraco tecnicamente.

- O Fluminense pode ter craques em seu elenco como Thiago Neves, Conca e agora Fred, porém o título de “O Salvador” até agora pertence a Éverton Santos. Desde que retornou ao time na última rodada da Taça Guanabara que Éverton vem fazendo gols importantes. Marcou em todas as partidas que jogou, com exceção ao clássico contra o Botafogo e nesta última partida, contra o Mesquita, fez mais um importante gol. Ele não vinha bem em campo, até pelo esquema 4-5-1 que o deixava isolado na frente, mas, principalmente na 2ª etapa, tentou se movimentar e criar algumas oportunidades. Éverton não fez uma boa partida assim como o restante do time. A criatividade ofensiva da equipe era praticamente nula e nem jogadas simples como ultrapassagens dos laterais e chutes de média distância o time conseguia realizar. Aos 45 minutos, após cruzamento na área e desvio de Thiago Neves, Éverton Santos apareceu para dar os 3 pontos ao Fluminense.

- O Botafogo, acreditem, teve que jogar bem para vencer o Tigres em uma difícil partida. O time alvi-negro atacou com qualidade ( mesmo que Victor Simões tenha perdido algumas claras chances de gols ), não recuou mesmo vencendo o jogo, teve a participação de seu maestro Maicosuel nas ações ofensivas, Juninho voltou a fazer um golaço de longa distância, e teve um surpreendente Gabriel estreando muito bem na lateral-esquerda. Já o Tigres soube se defender com certa qualidade e ainda foi ao ataque com perigo durante o início do 2º tempo. Resumindo: o Botafogo não pode ser criticado por ter vencido com dificuldades o lanterninha do torneio, pois o Tigres fez um bom papel. Voltando ao lado esquerdo. Thiaguinho vem fazendo boas partidas atuando pela lateral-esquerda, porém ele sofre com o problema de ser destro. Um grande número de jogadas que estão prontas pela linha de fundo, ele puxa para o meio, para sua perna boa. A entrada do jovem Gabriel foi ilustrativa deste problema de Thiaguinho. As duas primeiras bolas que Gabriel recebeu resultaram em dois belíssimos cruzamentos de esquerda, desperdiçados por Victor Simões e Alessandro. A terceira bola ele não cruzou, mas fez um golaço em uma pancada de canhota. Gabriel ainda esteve muito bem defensivamente, participando do sistema de marcação. Não sei se ele atuará sempre com esta qualidade, porém não podia deixar de elogiar uma atuação tão boa. Tomara que Ney Franco consiga utiliza-lo com maior frequência.

- Dois jogadores dos times considerados pequenos me chamaram muito a atenção nesta rodada. O zagueiro do Mesquita, João Filipe, sempre pelo lado direito, esteve muito seguro. Ele impediu muitos ataques do Fluminense pelo seu setor e merece créditos pela dificuldade imposta ao tricolor. Outo jogador que atuou bem esta rodada foi o lateral-esquerdo Edson do Tigres. Ele fez um excelente 2º tempo, principalmente no campo ofensivo, apoiando com qualidade como no lance em que deu linda assistência para o primeiro gol de seu time. Não posso deixar de citar também que Sorato marcou um belo gol pelo Tigres. O comentarista dos canais PFC, André Loffredo, foi perfeito em sua análise sobre o gol do veterano: “A defesa do Botafogo não pode deixar desmarcado um cara que está fazendo gols a 20 anos.”.

MANDOU MAL!

- Dois jogadores que, em minha opinião, são excelentes, foram péssimos nesta primeira rodada da Taça Rio. O lateral-esquerdo, flamenguista, Juan ficou um tempo parado por contusão, porém isto não pode ser utilizado para justificar sua péssima atuação contra a Cabofriense. O fato teve maior evidência pois o lado direito do Flamengo se mostrou muito mais produtivo. A verdade é que Juan vem errando dribles, arrancadas, chutes e cruzamentos que não costumava. A única característica sua que parece inalterada é a capacidade de levar cartão amarelo por reclamação. O outro jogador que vem decepcionando é o tricolor Conca. Em uma das minhas colunas de abertura do blog apostei que ele brigaria para ser um dos melhores jogadores do país, ao fim do ano. O argentino está muito longe disso. Pessoalmente, acredito que o principal motivo da sua queda de rendimente seja o fato de os laterais tricolores não se mostrarem incisivos ofensivamente. Conca sempre soube utilizar as ultrapassagens dos laterais, jogadas que Mariano, Leandro e, na última partida, João Paulo não estão realizando com qualidade.

- Algumas vezes acredito que uns treinadores não conhecem o próprio elenco. Tudo bem que quem comandou o Fluminense na partida contra o Mesquita foi o interino Gílson Gênio, mas não pode um treinador que está no dia a dia do clube colocar Éverton Santos como único atacante na equipe que iniciou a partida. É possível um time atuar sem centroavante? Claro! É possível um time, antes de realizar inúmeros treinamentos táticos, atuar sem centroavante? Nunca! O objetivo de, em uma partida contra o Mesquita, Gílson optar por iniciar com o atacante Maicon no banco e três volantes ( Fabinho, Leandro Bonfim e Romeu ) em campo, eu juro que desconheço. Ainda bem que Fred e Parreira chegaram.

ENQUANTO ISSO NA ALEMANHA…

- O Bayern de Munique deu uma verdadeira sapatada no Hannover ao vencer o seu jogo da 23ª rodada, em casa, por 5 a 1. O Hannover deve ter criado alguma esperança de bom resultado ao abrir o placar, porém sua defesa possui o nível dos times eliminados na primeira rodada da Copa do Brasil. Sem poder contar dois de seus principais jogadores, Ribéry e Luca Toni, o Bayern se sustentou nas bolas aéreas. Os belos cruzamentos de Zé Roberto e Schweinsteiger e a citada fragilidade defensiva do Hannover fez o time de Munique marcar 4 gols de cabeça. Apesar de muita bola na rede o lance mais belo do jogo não resultou em gol. A bola estava saindo pela linha lateral, do lado esquerdo do ataque do Bayern, quando Lahn, o lateral do time de Munique, correu atrás da bola com um marcador fungando seu cangote. Antes da pelota sair ele deu um carrinho, tocou a bola para trás de seu corpo e pelo lado de seu marcador, levantou com uma velocidade impressionante, completou a gauchinha e cruzou a bola na área. Só assistindo para acreditar. Jogada absurdamente linda. Com a vitória e outros resultados da rodada o favorecendo, o Bayern pulou da quinta para a teceira colocação.

- Realmente parece estar acabando o encanto do Bayer Leverkusen. A equipe dos brasileiros Henrique ( ex-Palmeiras ) e Renato Augusto ( ex-Flamengo ) realizou um belíssimo primeiro turno na Bundesliga, mas com apenas uma vitória em 6 partidas do returno caiu para a sétima colocação e está fora até da zona de classificação para a próxima Copa da Uefa. Em seu último jogo neste domingo, em casa, contra o Bochum, a equipe teve uma péssima apresentação. Com Renato Augusto sendo completamente anulado em campo, principalmente pelo bom lateral-esquerdo do Bochum Fuchs, e o suiço Barnetta sem a mínima inspiração, o Bayer criou pouquíssimas chances de gol. O Bochum havia saído na frente e segurava a vitória por 1 a 0 sem muitos problemas quando seu zagueiro Mavraj, em uma infatilidade, colocou a mão na bola dentro da área cometendo pênalti e sendo expulso. Helmes converteu a penalidade para o Leverkusen, mas seu time não teve a capacidade de virar o jogo mesmo com um homem a mais durante 30 minutos. Apesar da excelente atuação do goleiro do Bochum Daniel Fernandes, o Bayer não mereceu a vitória.

- Por motivos de horário ou de ausência de trasmissão não é possível assistir a alguns importantes jogos da Bundesliga. Existem resultados, entretanto, que não podem passar despercebidos. O Hertha Berlim está voando baixo. O time venceu fora de casa o Energie Cottbus por 3 a 1 e abriu 4 pontos na liderança. Amigos, sei que estou sendo repetitivo, porém não há como não elogiar Voronin. Parece que o ucraniano do Hertha pegou a responsabilidade de fazer os gols da equipe e colocou debaixo do braço. Neste último jogo ele marcou os 3 que deram a vitória e uma folguinha na liderança pro time de Berlim. Mesmo com 46 pontos e os 4 adversários diretamente abaixo na tabela com 42 , o time de Voronin não pode bobear. Pois esse ano, Bundesliga é sinônimo de equilíbrio.

- Um dos times que estão perseguindo o Hertha Berlim é o Wolfsburg. Com uma campanha 100% no returno, isso mesmo, 6 jogos e 6 vitórias, o Wolfsburg subiu muito na tabela. No primeiro turno assisti um bom número de jogos da equipe que se mostrava muito equilibrada. O brasileiro Josué é um destes pontos de equilíbrio do time. O setor ofensivo, porém, é o que vem se destacando, com o brasileiro Grafite e os bósnios Misimovic e Dzeko. Reparem nos dados: Grafite 14 gols; Misimovic 12 assistências; Dzeko 12 gols e 8 assistências. Em seu último jogo, uma vitória por 1 a 0 sobre o Karlsruhe com gol do atacante Dzeko. Estou torcendo para os canais que transmitem a Bundesliga passar jogos da equipe. Se vocês tiverem a chance de assitir a um jogo do Wolfsburg, eu aconselho.

ENQUANTO ISSO EM SÃO PAULO...

- O patriota tem motivos para ter raiva dele pois, mesmo já tendo levantado a Taça FIFA duas vezes, não podia se apresentar para uma Copa do Mundo com aquela forma física. O flamenguista tem motivos para desconsiderá-lo pois, após treinar meses no clube e deixar todo rubro-negro, do presidente ao mendigo, esperançoso por contar com ele, assina contrato com outro time. O próprio torcedor do Corinthians tem motivos para vaiá-lo pois, em um período onde os treinos devem ser intensivos, ele constantemente passa a madrugada na farra. O torcedor do Barcelona pode desprezá-lo pois ele cometeu a heresia, para os catalães, de atuar pelo Real Madrid. Pelo mesmo motivo, o de atuar pelo maior rival, os torcedores da Inter de Milão podem destestá-lo por ele ter jogado no Milan. O torcedor palmeirense pode xingá-lo por ele ter marcado um gol em seu time aos 47 minutos do 2º tempo. Os motivos para torcer contra ele são inúmeros, porém todos são apagados pela felicidade de vê-lo sorrir após balançar as redes novamente.

Um comentário:

  1. cara!!!

    que texto manero sobre o ronaldo!!!!

    pra q ce vai fazer faculdade cara?!?!?

    manda seu curriculo pro lance logo poha!!
    ou pra espn brasil!!!heheh!!!

    mas cara!!! ele eh sem comentários!!
    eh querer ser chato falar isso e tal!!!
    mas eu faleiiiiii vc duvidooooo!!!!
    eu disse caraaa ele nao vai fazer 200 gols aki!! mas vai pegar um sao paulooo um palmeiras e vai bagunçarrr!!!! dito e feito!!!

    ele eh totalll diferenciado!! acho q nao por essa atuação mas depois dessa q ele voltou a ser bem falado na midia!!!!

    eu pensei pela primeira vezzz q ele foi o maior q eu vi jogar!!!! ele eh mtuuuu sinistro!!!

    eu nao consigo ter raiva raiva msm dele por ele ter "traido" o flamengo!!

    eu falei pra baiaca!! eu nao sou flamenguista! eu sou ronaldista!!!heheh!!!

    um abraço cara!!! e vamo q vamo com o bayern goleando geral!!!hehehe!!

    ResponderExcluir