quinta-feira, 26 de março de 2009

QUINTA RODADA DA TAÇA RIO 2009

Friburguense 1 x 3 Fluminense – Friburgo
Bangu 1 x 0 Cabofriense – Moça Bonita
Madureira 2 x 4 Flamengo – Édson Passos
Resende 3 x 1 Boavista – Resende
Macaé 3 x 1 Duque de Caxias – Araruama
Botafogo 2 x 2 Americano – Engenhão
Tigres 2 x 2 Volta Redonda - Xerém
Vasco 2 x 1 Mesquita – São Januário

Olá amigos do FUTEBOLA!

Foi disputada neste meio de semana a 5ª rodada da Taça Rio. Vasco e Fluminense praticamente garantiram a classificação para a próxima fase, após vencerem seus jogos e manterem o 100% de aproveitamento. E no Grupo B tudo está embolado. O Flamengo conseguiu importante vitória, mas assim como o Botafogo, não pode bobear, já que Bangu e Friburguense estão coladinhos na tabela. Desta rodada, consegui assistir apenas os jogos de Flamengo e Vasco, que são os que irei comentar mais abaixo.

MANDOU BEM!

- Para a situação ruim em que o Flamengo se encontra, jogar contra o Madureira, que em 4 jogos na Taça Rio havia conquistado 9 pontos, não é tarefa fácil. A equipe rubro-negra, porém, soube se impor no 1º tempo, se aproveitando das boas atuações de Juan, Zé Roberto, Josiel e, principalmente, Erick Flores. A atuação do jovem Erick na etapa inicial foi tão boa que chegou a surpreender. Se utilizando de um futebol vertical e incisivo, a promessa rubro-negra deu, literalmente, dois gols para Josiel. Ambas assistências suas foram precedidas por lindas arrancadas e ele deu ao Flamengo a objetividade que tem faltado muitas vezes à equipe. Outro ponto que o torcedor rubro-negro pode comemorar é o fato de o cruzamento para o terceiro gol de Josiel, mais do que nunca na briga pela artilharia do torneio, foi realizado por Ronaldo Angelim. Realmente essa função realizada pelo zagueiro é algo raro no nosso futebol. Um defensor que faz o seu papel e ainda ataca com eficiência.

- O Vasco não teve uma boa atuação, principalmente no 1º tempo, na partida contra o Mesquita. É claro que o principal motivo para a fraca apresentação vascaína foram as ausências de Carlos Alberto e Ramón. Pegue qualquer time no Brasil e tire dois de seus melhores jogadores. Duvido que eles não farão falta. Pois foi o que aconteceu com o Vasco. Após a bronca que devem ter levado do treinador Dorival Júnior, no intervalo, a equipe cruzmaltina não desistiu de tentar a vitória em todo o 2º tempo. Quero destacar a atitude de Nílton ao chamar a responsabilidade de armar o time em várias jogadas. Percebendo a falta que o time sentia de Carlos Alberto, ele tentou, na individualidade, levar o time para frente. O meia Jéferson, já faz algum tempo, também merece alguns elogios. O jogador com certeza foi o que mais sofreu com a perda de pontos do Vasco no tribunal, durante a Taça Guanabara, já que o motivo foi sua escalação. No entanto, Dorival o manteve no time e ele vem fazendo boas apresentações. Nesta partida contra o Mesquita ele merece os parabéns pelo golaço, que deu ao time a vitória e manteve os 100% de aproveitamento.

MANDOU MAL!

- Realmente eu não sou daqueles que gostam de malhar alguns jogadores por atuações ruins. Porém, o que fez Eduardo Luiz, zagueiro do Madureira, no duelo contra o Flamengo foi duro de se ver. Se nos tempos de Vasco o jogador primava pela insegurança, agora parece que a situação está pior. Os erros cometidos pelo defensor chegaram a ser cômicos, tamanha sua falta de qualidade. No lance do terceiro gol rubro-negro, após o cruzamento de Ronaldo Angelim, Eduardo, tentando cortar a bola, jogou-a para trás, por cima do goleiro. E o pior! Permaneceu estático na frente do goleiro impedindo-o de alcançar a bola, que foi colocada pro fundo das redes por Josiel. Se este gol esfriou um pouco o ímpeto do Madureira, que havia acabado de diminuir o placar, uma situação semelhante ocorreu no final do 2º tempo. Sua equipe acabara de marcar o segundo gol, deixando o placar em 3 a 2 para o Flamengo e o jogo em aberto. Foi quando após outra bola alçada na área, ele saltou de braços abertos, colocando a mão na bola e cometendo o pênalti. Juan cobrou e deu números finais ao jogo. Quem realmente fez com que o Flamengo não passasse por sufocos foi Eduardo Luiz.

- Alguns podem achar que estou exagerando na crítica, e até acredito que estou, mas Rodrigo Pimpão não pode continuar perdendo a imensa quantidade de gols que ele perde. Rodrigo já se mostrou várias vezes útil para a equipe. Nos clássicos contra o Botafogo e o Flamengo, ele saiu do banco para realizar ótimas apresentações. Neste jogo contra o Mesquita, ele também correu, mostrou raça, participou da jogada do gol de vitória, porém mostrou, uma vez mais, que precisa melhorar muito na finalização. Se fosse a primeira vez que eu estivesse reparando nesta sua fraqueza ele não estaria aqui nesta sessão, mas é algo que vem se tornando rotineiro. Se Pimpão quiser evoluir como jogador , deverá usar melhor o seu tempo. Como? Três palavrinhas: treinando, treinando e treinando.

JOGADA RÁPIDA!

Tento ao máximo não criticar a Seleção Brasileira e o treinador Dunga, porém tem hora que não dá para segurar. Durante o intervalo do jogo Vasco x Mesquita, trasmitido pela Globo uma matéria foi ao ar dando como provável escalação do meio-de-campo da Seleção, que atuará contra o Equador no domingo, Gilberto Silva, Filipe Melo, Elano e Kaká. Esqueçam Kaká. Os três jogadores que sobraram realmente merecem mais a vaga do que: Jean (São Paulo), Hernandes (São Paulo), Ramires (Cruzeiro)?

FURADA!

No clássico Vasco 2 x 0 Flamengo, que ocorreu no último domingo, foram aplicados 16 cartões e não 17 como eu afirmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário