domingo, 23 de maio de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 3ª RODADA

Botafogo 3 x 0 Goiás
Atlético-GO 1 x 2 Santos
Palmeiras 4 x 2 Grêmio
Corinthians 1 x 0 Fluminense
Atlético-MG 3 x 1 Atlético-PR
Internacional 0 x 2 São Paulo
Ceará 1 x 0 Vitória
Avaí 2 x 0 Vasco
Flamengo 3 x 1 Grêmio Prudente
Guarani 2 x 2 Cruzeiro

Olá amigos do FUTEBOLA!

Avaí 2 x 0 Vasco – Ressacada, Florianópolis (SC)

Na estréia do treinador Celso Roth, o Vasco perdeu para o bom time do Avaí e colocou mais uma pulga atrás da orelha de seus torcedores. O Cruzmaltino continua sem vencer uma partida no Brasileiro e se encontra na penúltima posição.

Os primeiros 25 minutos de jogo em Floripa foram de deixar qualquer vascaíno com um sorriso enorme. Com a escalação de quatro volantes armando uma muralha no meio-campo e a pelota chegando rápido aos pés de um inspirado Philippe Coutinho, o Vasco controlava a partida e dava um banho de bola nos mandantes. Léo Gago em uma espetacular cobrança de falta, Élton chutando de canhota após passe de P. Coutinho, e dois arremates do mesmo P. Coutinho, um que explodiu no travessão e outro após ele ter costurado toda a defesa catarinense em uma jogada magistral, são provas de como o Vasco estava infernal em campo. A presença de Nílton, Léo Gago, Souza e Rafael Carioca realmente deixam o Vasco sem muita inspiração, porém como eles soltavam a bola com muita velocidade e P. Coutinho parecia um poço de criatividade o Cruzmaltino funcionava perfeitamente. Foi então que, aos 28 minutos, na primeira chegada do acuado Avaí ao ataque, Nílton rebateu a pelota de qualquer maneira e a redonda terminou nos pés de Roberto e no fundo do gol. Uma falha individual grotesca, que foi sentida por toda a equipe vascaína. Pior do que estar em desvantagem no placar, foi o fato de trazer o até então encurralado Avaí para o jogo, como mostrou a trama entre Rudinei e David, aos 40 minutos, que terminou com uma linda defesa de Fernando Prass.

Nem mesmo o intervalo ajudou o Vasco à voltar para a partida. Os passes rápidos não saiam mais e P. Coutinho havia sumido e se entregado a marcação adversária. Em 15 minutos o Avaí poderia ter praticamente decidido a partida em jogadas da dupla de ataque Caio e Roberto, que fizeram Fernando Prass justificar a fama de bom goleiro. Quero fazer aqui um elogio à um jogador do Avaí em particular. O meia Rudinei apresentou nesta partida um futebol diferente, com passadas elegantes, refinado toque de bola e presença constante no sistema defensivo. Pode ter sido apenas uma noite inspirada, mas pode ser que esteja aparecendo uma das revelações do Brasileirão. Voltando ao jogo, o Avaí caiu na bobeira de recuar para segurar o resultado e o Vasco, mesmo com P. Coutinho sumidinho em campo, voltou a dominar as ações ofensivas. Rafael Coelho e o lateral Ramón perderam duas oportunidades de empatar o placar em menos de três minutos, sendo que a desperdiçada pelo atacante, aos 25 minutos, foi inacreditável. Daí em diante o Vasco tentou, mas esbarrou nas próprias limitações técnicas e em um fechado Avaí. Vale ressaltar aqui a grande atuação do jovem goleiro Renan, que com suas defesas, principalmente as realizadas na 1ª etapa, salvou sua equipe. Já nos acréscimos, aos 46 minutos, novamente Nílton bobeou ao não acompanhar o meia Róbson, que tabelou com Anselmo e fechou o caixão vascaíno.

É chover no molhado falar que Celso Roth terá trabalho e que o Vasco precisa de reforços, porém estamos ainda na 3ª rodada e se a torcida começar a jogar contra, desde agora, a situação vascaína ficará ainda mais complicada.

TRÊS TOQUES

- Após o término da 3ª rodada do Brasileirão, Avaí, Botafogo, Palmeiras e Ceará estão invictos e empatados com 7 pontos. Avaí e Ceará conquistam pontos que serão importantíssimos para o decorrer da competição. Já os gigantes Palmeiras e Botafogo superam, respectivamente, o momento conturbado e a ausência do principal jogador (Loco Abreu) e começam a se acostumar com o topo de tabela.

- O empurra-empurra entre Caio e Herrera, que acabou com a expulsão dos dois na belíssima vitória do Fogão, é realmente digno de punição. Porém, não vamos fazer tempestade no copo d’água. Tenho certeza que este episódio em nada influenciará no bom ambiente entre os comandados do “Papai” Joel.

- Tudo bem que o Corinthians conquistou mais três pontos e se manteve como o único 100% do Brasileirão. Porém, o Timão teve uma atuação apática e sem nenhuma inspiração contra um Fluminense que, apesar da derrota, começa a mostrar evolução. Fred voltou desperdiçando oportunidades que não costuma, mas claramente podemos perceber como ele será importante para o Flu no torneio. Para não falar que o Coringão só teve contras e nenhum ponto positivo, o Roberto Carlos está jogando uma bola redondinha, o Jorge Henrique, como diria meu amigo, corre mais que notícia ruim, e o Chicão bate falta que é uma beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário