quinta-feira, 27 de maio de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 4ª RODADA

Vitória 4 X 3 Atlético-MG
Grêmio 3 X 0 Avaí
Fluminense 2 X 1 Flamengo
São Paulo 1 X 0 Palmeiras
Cruzeiro 1 X 0 Botafogo
Santos 3 X 1 Guarani
Prudente 2 X 2 Corinthians

Oá amigos do FUTEBOLA!

Fluminense 2 x 1 Flamengo – Maracanã, Rio de Janeiro

No duelo que fechou o Maraca pelos próximos três anos, o Fluminense foi bastante superior ao Flamengo, provou que realmente está crescendo como equipe e conquistou importantíssimos três pontos.

Com poucos minutos de partida já era possível perceber duas equipes com posturas completamente diferentes. Enquanto o Flamengo se comportava como uma equipe pequena, repleto de jogadores defensivos e só com Vágner Love no comando de ataque, o Fluminense se postava no campo de ataque e mostrava grande qualidade ofensiva. Explorando principalmente o lado esquerdo do ataque, contando com o lateral Carlinhos e o meia Marquinho em grande noite, o gol do Fluzão era questão de tempo, tamanha a superioridade tricolor em campo. E não era só a dupla pela esquerda que estava inspirada. Mariano, Diguinho, Conca, Rodriguinho... todos jogavam uma bola redondinha. Se logo aos 4 minutos o goleiro rubro-negro Bruno conseguiu salvar uma cabeçada à queima-roupa do Fred, após cruzamento de Carlinhos, aos 10 ele não pode fazer nada quando Conca arrancou pela meiúca, com impressionante autoridade, e deixou Rodriguinho livre, leve e solto para sacudir o filó. No minuto seguinte, com a torcida tricolor ainda comemorando, Marquinho quase ampliou o placar. O Flamengo até tentou esboçar uma reação com um arremate cheio de categoria de Vágner Love e uma arrancada de Vinícius Pacheco, mas estes foram lances isolados que em momento algum afetaram a imensa superioridade que o Flu teve na 1ª etapa. Antes do intervalo, o Fluminense ainda assustou o torcedor rubro-negro em mais três oportunidades. Carlinhos, que estava voando pela esquerda e deixando Léo Moura de cabelo mais em pé ainda, acertou um belo chute e também cruzou uma bola perfeita para Rodriguinha marcar mais um gol, que foi corretamente anulado devido ao impedimento do atacante. Na terceira e última chance tricolor na etapa, Fred encontrou Rodriguinho na área e o atacante que jogou uma partida brilhante chutou por cima de Bruno. Fim do 1º tempo. Fim de 45 minutos de um massacre do Fluzão.

Após o intervalo, o Flamengo voltou com o meia Ramón e com o jovem atacante Diego Maurício, tentando melhorar o setor ofensivo, que, diga-se de passagem, não podia piorar. Se na 1ª etapa Vagner Love sofria tentando jogar sozinho, agora teria mais companhia. E o Flamengo até melhorou na partida, conseguindo se postar ofensivamente e manter a pelota em seu controle. Porém, aos 11 minutos, o craque tricolor novamente brilhou. Depois de boa jogada de Mariano pela direita e excelente atuação de pivô de Marquinho, Conca acertou um chute perfeito e balançou o véu da noiva. Esta era a sétima clara oportunidade de gol criada pelo Fluminense. O Conca participou de apenas duas delas. Deu uma linda assistência e marcou um golaço. Precisa de mais?

Com boa vantagem no placar o Flu diminui um pouco o ritmo e nem assim foi seriamente incomodado. O arisco Diego Maurício tentou algumas jogadas individuais e o Flamengo até rondou a meta defendida por Rafael. Entretanto, para se ter idéia de como o Flu foi melhor, mesmo sem buscar o ataque o Tricolor esteve mais perto do terceiro gol do que o Fla do primeiro. Aos 23 minutos, o volante Diguinho, que jogou muita bola e lembrou seu melhor período no Botafogo, deu excelente passe para o incansável Marquinho cabecear raspando o poste. Já nos acréscimos, o goleiro Bruno, mesmo sob sonora vaia, cobrou uma falta com perfeição e diminuiu o placar.

Não sou muito adepto do artifício de avaliar jogadores com notas, mas se tivesse que fazer isso após este duelo, todos os jogadores do Fluminense que iniciaram a partida, sem nenhuma exceção, receberiam notas maiores que sete. E amigos, quando isso ocorre dificilmente uma equipe é derrotada.

TRÊS TOQUES

- Os dois melhores goleiros do futebol brasileiro estiveram em noite de gala. Nas vitórias de suas equipes pelo apertado placar de 1 x 0, Rogério Ceni e Fábio foram de extrema importância ao defenderem cobranças de pênaltis. No caso do já lendário goleiro tricolor, o feito foi ainda mais comemorado, pois o adversário era ninguém menos que o rival Palmeiras.

- Coisas ilógicas do futebol: mesmo sem seus três principais jogadores ofensivos, Loco Abreu, Herrera e Caio, o Botafogo jogou um ótimo futebol no Mineirão, foi absurdamente superior ao Cruzeiro, criou ótimas oportunidades de gols e... foi derrotado.

- Conhecem aquele tipo de treinador que se caracteriza pela atitude do “eu venci, nós empatamos, eles perderam”? Pois vejam o comentário do treinador Vanderlei Luxemburgo após a derrota do Atlético Mineiro por 4 x 3 para o Vitória: “O que me incomodou foi a falta de atitude. Faltou atitude de campeão do time, faltou aquela vontade da vitória e isso eu gosto nos meus times, vontade dos jogadores. Você não ganha campeonato com jogador de futebol, atleta, você ganha campeonato com homem, que tem atitude, discernimento, que sabe assumir suas responsabilidades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário