segunda-feira, 31 de maio de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 5ª RODADA

Avaí 0 X 0 Vitória

Flamengo 1 X 1 Grêmio

Palmeiras 0 X 0 Prudente

Internacional 4 X 1 Atlético-PR

Guarani 0 X 0 São Paulo

Atlético-MG 1 X 3 Fluminense

Corinthians 4 X 2 Santos

Botafogo 1 X 1 Vasco

Ceará 1 X 0 Cruzeiro

Atlético-GO 1 X 3 Goiás

Olá amigos do FUTEBOLA!

Botafogo 1 x 1 Vasco – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Em um duelo bastante equilibrado, Vasco e Botafogo empataram em 1 x 1, resultado que não foi positivo para nenhuma das equipes em termos de melhora na tabela.

Os primeiros 10 minutos de partida foram quentes no Engenhão. Pelo lado do Glorioso, Herrera perdeu um gol cara a cara com o goleiro Fernando Prass após belo passe de Lúcio Flávio e, poucos minutos depois, o mesmo Lúcio Flávio preferiu se jogar para cavar um pênalti ao invés de concluir uma linda e veloz jogada. Entre as duas oportunidades botafoguenses, o volante Nílton iniciou e concluiu, de cabeça, uma boa trama, levando perigo ao arqueiro Jefferson. A partir destes 10 primeiros minutos, o Vasco se postou melhor ofensivamente, conseguiu neutralizar os ataques velozes do Fogão e, se aos 25 minutos assustou com uma bela jogada do meia Jeferson, abriu o placar no minuto seguinte após uma bela tabela entre Philippe Coutinho e Ernani, finalizada pelo último. Sem conseguir apresentar o futebol rápido dos primeiros minutos e com uma absurda falta de criatividade, o Botafogo só poderia mesmo produzir algum lance de perigo nas bolas paradas. E foi assim que após uma cobrança de escanteio a pelota resvalou no braço de Nílton e o juiz Carlos Eugênio Simon assinalou penalidade máxima. Na cobrança, Herrera bateu com convicção e empatou o placar. O mesmo Herrera ainda seria o protagonista do último lance de perigo da 1ª etapa, realizando boa jogada pela esquerda.

Após o intervalo, o duelo esfriou bastante. O equilíbrio era grande e os sistemas defensivos levavam a melhor sobre os ataques. A primeira metade da 2ª etapa transcorreu sem a criação de uma única jogada trabalhada e apenas Jefferson trabalhou em um longo chute do vascaíno Souza, aos 10 minutos. Porém, foi o Botafogo que esteve mais próximo de conquistar os 3 pontos quando construiu três boas oportunidades de sacudir o filó em 7 minutos. Comandado pelo meia-atacante Edno, presente nas três tramas perigosas citadas e que havia entrado no lugar do nada produtivo volante Túlio Souza, o Fogão viu o gol da vitória amadurecer entre os minutos 26 e 33, mas esbarrou na bela atuação do goleirão Fernando Prass. Em minha opinião, apesar de estar jogando um futebol de boa qualidade, o Botafogo começa a sentir falta de Loco Abreu, seu jogador-referência e comandante ofensivo. Já pelo lado Cruzmaltino, é clara e evidente a falta que Carlos Alberto faz. Com a ausência de seu capitão, o Vasco perde muito em criatividade ofensiva e Philippe Coutinho fica muito mais marcado.

Como citei anteriormente, o empate não foi bom para nenhuma das equipes. O Botafogo foi ultrapassado pelo Flu e já não é mais o melhor do Rio. E o Vasco perdeu a oportunidade de alcançar o 10º lugar na tabela, estando em 16º.

TRÊS TOQUES

- Com uma atuação de alto nível o Corinthians bateu o badalado Santos por 4 x 2 e se manteve na liderança do Brasileirão. Roberto Carlos voando pela lateral-esquerda, Elias voltando a atuar como volante, posição na qual viveu seu melhor momento, e uma estréia como titular excelente do meia Bruno César foram os destaques da importantíssima vitória do Timão, afinal era um clássico e um “jogo de 6 pontos”.

- Acreditava que o Fluminense, após a contratação do Muricy Ramalho, havia se tornado favorito para conquistar a Copa do Brasil, porém o Flu caiu cedo para o Grêmio. Se o trabalho do treinador tricampeão brasileiro não teve resultados imediatos, a evolução do Tricolor já pode ser vista a olho nu. A cada jogo que passa o time ganha a cara de seu comandante e se torna mais forte. A vitória sobre o Atlético Mineiro em pleno Mineirão e o fato de terminar a 5ª rodada em terceiro lugar são perfeitos exemplos da boa fase tricolor.

- Sem sentir o peso de retornar à 1ª divisão após 16 anos, o Ceará se mantém invicto e engolindo qualquer equipe que visite o Castelão. A vítima desta vez foi o Cruzeiro que com Kléber “Gladiador”, Thiago Ribeiro e cia não conseguiu segurar o “Vozão”. Vale ressaltar também que o Ceará possui a melhor defesa do Brasileiro, com apenas um golzinho sofrido. Ótima equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário