domingo, 24 de fevereiro de 2013

CAMPEONATO CARIOCA 2013 - TAÇA GUANABARA - 8ª RODADA - DUQUE DE CAXIAS X VASCO















RESULTADOS
Friburguense 1 x 1 Macaé
Nova Iguaçu 2 x 2 Resende
Bangu 2 x 0 Volta Redonda
Olaria 0 x 2 Flamengo
Duque de Caxias 1 x 2 Vasco
Botafogo 2 x 2 Boavista
Fluminense 2 x 2 Madureira
Audax 0 x 0 Quissamã

ARTILHARIA
8 Gols – Hernane (Flamengo)
6 Gols – Bernardo (Vasco)
5 Gols – Charles Chad (Duque de Caxias) e Rodrigo (Madureira)

Duque de Caxias 1 x 2 Vasco – Moacyrzão, Macaé (RJ)

Bernardo marca duas vezes e Vasco vence Duque de Caxias de virada para se garantir na liderança do grupo A da Taça Guanabara.

Necessitado – e muito! – de um bom resultado para se afastar da zona da degola, o Duque de Caxias foi organizado pelo treinador interino Mário Júnior no 3-4-2-1 com: Fernando; Iago, Paulão e Sérgio Raphael; Dudu, Renan Silva, Lucas e Antônio Carlos; André Gomes e Leandro Cruz; Charles Chad. Com Tenório e Leonardo no departamento médico, o técnico Gaúcho decidiu escalar seu time sem um homem de área na luta para confirmar a vaga na fase semifinal. Assim, o Vasco foi a campo no 4-3-3 com: Alessandro; Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson; Abuda, Pedro Ken e Wendel; Éder Luís, Bernardo e Carlos Alberto.

Mal o juiz apitara e já era possível enxergar o tamanho da muralha que o Vasco teria que superar para chegar à meta duquecaxiense. Era um verdadeiro “Ferrolho da Baixada” o time comandado pelo Mário Júnior. Mas engana-se quem pensa que o Duque de Caxias foi só defesa. Pelo contrário, além de trancar o gol defendido pelo Fernando com sete chaves, o Duque espetou a esburacada retaguarda vascaína mais do que se esperava. Logo aos 10 minutos, Charles Chad saiu na cara do goleiro Alessandro e desperdiçou a chance de abrir o placar, que ele mesmo viria a inaugurar aos 17: Leandro Cruz superou Nei, cruzou, Renato Silva molengou e Chad completou. E enquanto o Vasco batia no ferrolho, o Duque ainda teve a chance de ampliar com Leandro Cruz, mas a bandeira do impedimento foi equivocadamente erguida.

O Duque voltou do intervalo com as mesmas entrega e disciplina – o zagueiro da sobra, Paulão, se multiplicava em dois, até três! A oportunidade gigante de deixar a vaca vascaína ainda mais perto do brejo surgiu aos 23 minutos, mas foi desperdiçada de maneira imperdoável pelo Charles Chad. Pouco antes, Bernardo acertara a trave em cobrança de falta, e, logo depois, foi a vez do volante alvinegro Dakson também ver seu arremate beijar o poste. O Vasco estava vivo, e cresceu mais ainda depois que o duquecaxiense Leandro Cruz, um perigo constante, foi substituído. Faltavam pouco mais de 20 minutos, tempo que o Cruz-Maltino aproveitou para se lançar com corpo e alma ao ataque e transformar as bolas que explodiam na trave em gols. Ambos com o alucinado Bernardo. Ambos após belas participações do Carlos Alberto, até então apagado. O primeiro, aos 28. O segundo, três minutinhos depois.

A vitória suada, de virada, arrancada quase que a força, impede que o Vasco entre cabisbaixo na semifinal diante do Fluminense. Mais ainda por ter a vantagem do empate. Porém, os cuidados defensivos pelo lado da Colina devem ser dobrados, triplicados, quadruplicados, pois se as chances que Charles Chad teve de balançar as redes forem dadas ao Fred, a situação pode se tornar irreversível.

CURTINHAS PELO CARIOCÃO!

- O herói rubro-negro desta rodada não foi nem o Rafinha nem o “Brocador” Hernane, mas sim o Renato “Atômico”, autor dos dois gols da vitória sobre o Olaria. Um deles, o segundo, um foguetaço de fora da área. Este triunfo flamenguista, irrelevante em termos de tabela, merece um destaque: Dorival ignorou o fato de já estar garantido na liderança geral e poupou apenas quem precisava ser poupado (Elias). Assim, o Flamengo não precisou dar uma pausa “forçada” e arriscar diminuir o intenso ritmo de suas recentes atuações.

- Enquanto Abel Braga e sua comissão técnica seguem com a ideia de que o “time ideal” do Fluminense não precisa jogar junto para se sintonizar e retomar o embalo de 2012, o Tricolor leva o Carioca na base do “Mistão”. Opção arriscada. Por pouco – muito pouco – o Boavista não tirou a vaga do Flu, que tem em Samuel uma pedra valiosa cada vez melhor lapidada.

- O objetivo do Botafogo na rodada era bater o Boavista e entrar na semifinal com a vantagem do empate. Não conseguiu, e agora terá que atacar um Flamengo que tem como principal virtude as saídas em velocidade. Este Fla versus Bota será um jogão! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário