segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NOMES DOS ESTÁDIOS - FRASQUEIRÃO


O Frasqueirão, casa do ABC de Natal, ao lado do América-MG os únicos Decacampeões Estaduais do país, é um palco bem recente – foi inaugurado em 2006. O nome do estádio, entretanto, vem de um tempo já bem distante, de uma época onde a vida do casal Farache e a do ABC se misturavam, caminhavam juntas, como uma só.

Vicente Farache Netto tentara ser jogador de futebol no fim dos anos 10, mas a bola, digamos, não era sua melhor amiga. A habilidade que não tinha nos gramados, Farache tinha para o comércio e para a advocacia. Assim, foi questão de tempo até se tornar um dos mais bem sucedidos comerciantes natalinos e um reconhecido promotor público. Este status alcançado e sua paixão pelo ABC lhe transformaram não só no diretor técnico, mas num verdadeiro faz-tudo na época mais gloriosa do Alvinegro Potiguar.

Entre 1932 e 1941, quando o ABC conquistou a façanha do já citado Deca Potiguar, Farache montou o elenco com contratações e dispensas, empregou muitos jogadores em suas lojas – a de sapato e tecidos e a joalheria – bancou alimentação e material esportivo da equipe... em outras palavras, viveu para o ABC.

Diz o velho ditado que “por trás de todo grande homem, há uma grande mulher”, e, neste caso, toda paixão e entrega de Victor Farache ao Alvinegro só foi possível porque, dentro de casa, ele teve uma companheira que fazia de tudo por ele e, consequentemente, pelo ABC: a chilena Maria do Rosário Lamas Farache. Durante todo o período em que estiveram casados, de 1935 até 1949, ano de sua morte, Maria Lamas Farache se tornou uma abcdista de corpo e alma, e dedicou ao clube somente os melhores sentimentos.

O Estádio Maria Lamas Farache deve ser lido como uma belíssima homenagem a uma mulher que adotou o Alvinegro Potiguar como clube de coração. Porém, mais do que isto, deve ser lido como um agradecimento ao casal Farache, sinônimo de ABC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário