sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

LUZ, CÂMERA, GOL! - VICTORY / FUGA PARA A VITÓRIA (1981)


Esporte e guerra mexem com todos e deixam mentes em ebulição. Mais ainda se um for o futebol e o outro a II Guerra Mundial. E é combinação perfeita entre estes dois temas que torna o filme “Victory” uma obra impecável, daquelas que dá vontade de apertar o botão play outra vez logo após terminar de ver.

Quando o ex-futebolista e major alemão Karl Von Steiner (Max Von Sidow) descobre John Colby (Michael Caine), famoso jogador inglês, a treinar, apenas por recreação, um grupo de prisioneiros aliados em um campo nazista, nasce a possibilidade de um duelo esportivo de pequenas proporções entre estes prisioneiros e militares germânicos. Mas esta “peladinha” ganha contornos enormes com a decisão do alto poder nazista de utilizar a partida como propaganda de sua autointitulada superioridade. Assim, a Seleção Alemã acaba convocada para representar o país no jogo, que ganha o Colombes Stadium, em Paris, como sede.

Amante do futebol que o é, Karl Von Steiner fornece uma lista de grandes futebolistas que estão em outros campos de concentração para John Colby montar uma equipe com o máximo de força que a situação permite. Dentre os craques aliados, o destaque óbvio fica por conta do trinitino Luis Fernandez (Pelé), que tem a companhia de figuras brilhantes como Carlos Rey (Osvaldo Ardilles) e Terry Brady (Bobby Moore) e uma nem tão estelar como Hatch (Sylvester Stallone), cujo objetivo principal – único? – é conseguir fugir do campo de prisioneiros.

Duas das cenas mais marcantes do filme contam muito sobre o que foi a II Guerra. Uma delas é o estado quase terminal em que se encontram os poloneses e checos “convocados” por John Colby para o time, devido ao tempo e ao que enfrentaram em que passaram nos campos de concentração nazistas. A outra é a decisão dos alemães de ocuparem o vestiário dos mandantes no estádio em Paris, restando aos aliados, muitos deles franceses, a condição de visitantes.

Os planos para o jogo de futebol e para uma fuga coletiva de todo o time, organizada por Hatch, se misturam na dosagem ideal. E o passar dois minutos faz aumentar cada vez mais a expectativa, principalmente de quem assiste à película pela primeira vez, até a chegada de um final para ficar gravado na memória.


















Victory (1981)
Nome no Brasil: Fuga para a Vitória
Direção: John Huston
Roteiro: Evan Jones e Yabo Yablonsky
Elenco: Sylvester Stallone, Michael Caine, Max von Sydow e Pelé
Outros jogadores que participam: Bobby Moore, John Wark, Osvaldo Ardiles, Kazimierz Deyna, Søren Lindsted, Paul Van Himst, Werner Roth, Mike Summerbee, Hallvar Thoresen, Russell Osman, Kevin O'Callaghan, Co Prins, Laurie Sivell e Robin Turner

Nenhum comentário:

Postar um comentário