domingo, 7 de dezembro de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 – 38ª RODADA – PALMEIRAS X ATLÉTICO PARANAENSE


Palmeiras 1 x 1 Atlético Paranaense – Allianz Parque, São Paulo (SP)

Incapaz de vencer o Atlético Paranaense em casa, Palmeiras apenas empata e precisa da ajuda do Santos para escapar do rebaixamento.

O cronômetro nem havia atingido o minuto dez e aqueles que acreditavam em um Atlético Paranaense sem ambição provavelmente já tinham mudado de opinião, pois este foi o período necessário para Dellatorre arrematar com perigo, Nathan ver sua finalização ser salva sobre a linha e, por fim, aos 9, o zagueiro Ricardo Silva subir alto para abrir o placar.

Logo aos 18, porém, para alívio dos alviverdes, veio o empate: Gabriel Dias chutou, a bola bateu no braço de Dráusio, o juiz marcou pênalti e Henrique converteu. Mesmo com a igualdade no placar, a única alternativa palmeirense era atacar, postura que deixou sua fragilíssima defesa completamente exposta.

O cenário era o seguinte: o Palmeiras, comandado por um capenga Valdívia – que mesmo mancando é de longe o mais técnico dos alviverdes –, fazia um esforço enorme para tentar criar ações ofensivas, enquanto o ágil ataque atleticano não encontrava dificuldades para infernizar Lúcio e companhia.

Até a chegada do intervalo, qualquer lado poderia ter voltado às redes. Pelo Atlético, mais intenso e perigoso, Nathan, duas vezes, e Douglas Coutinho fizeram Prass comer o pão que o diabo amassou. Já pelo Palmeiras, esforçado e limitado, Renato e Wesley deram trabalho a Weverton.

O lá e cá do primeiro tempo não se repetiu na etapa final, pois o Atlético perdeu potência de contra-ataque e passou a exagerar nos chutões para frente. Como os resultados parciais dos rivais Bahia e Vitória não garantiam nada ao Palmeiras, a busca pelos três pontos seguia. Como que se rastejando em campo pela contusão, Valdívia acertava passes brilhantes e mantinha o Alviverde no campo de ataque.

O tempo passava, o Palmeiras atacava sem muita infiltração (apenas os argentinos Mouche e Cristaldo assustaram Weverton) e as atenções começavam a se voltar para Salvador, onde qualquer gol do Vitória rebaixaria o Alviverde. Ato contínuo ao apito final que decretou o empate em São Paulo veio o gol em Salvador. Porém, este foi do Santos, contra o Vitória. E o Palmeiras, enfim, se livrou...

Palmeiras: Fernando Prass; João Pedro, Lúcio, Nathan (Victorino) e Victor Luis; Gabriel Dias e Renato; Wesley (Cristaldo), Valdívia e Mazinho (Mouche); Henrique. Técnico: Dorival Júnior.

Atlético Paranaense: Weverton; Mário Sérgio, Dráusio, Ricardo Silva e Lucas Olaza; Otávio e Paulinho Dias; Douglas Coutinho e Nathan (Matteus) e Marcos Guilherme; Dellatorre (Pedro Paulo). Técnico: Claudinei Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário