quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PONTOS CORRIDOS COM CONFRONTOS DIRETOS


Chegamos à última rodada do Brasileirão 2014. Se a briga de Palmeiras, Bahia e Vitória pela permanência na Série A e a de Corinthians e Internacional para se classificar diretamente à fase de grupos da Libertadores nos permitem esperar algo de emoção, é válido dizer que a rodada derradeira poderia ser bem mais eletrizante.

A esta altura do campeonato, os críticos do formato de pontos corridos devem estar inflados e inflamados pelo fato de o último domingo de futebol do ano não contar com nenhum jogo envolvendo dois pretendentes a alguma coisa. Dito de outra maneira: cinco confrontos envolvem dois times que já estão de férias, enquanto outros cinco colocam, frente a frente, um time sem nada a disputar e um com a faca entre os dentes.

Seria possível evitar tal cenário desanimador sem ser pela inclusão de uma fase de mata-mata na competição? Evitar, não, mas diminuir as chances de que isso ocorra, sim. Existe uma forma de manter viva a essência dos pontos corridos (todos contra todos em ida e volta) e oferecer aos torcedores uma possibilidade (não a certeza) de confrontos diretos na reta final do torneio.

Sendo o Brasileirão realizado em dois turnos, o primeiro deles ocorreria normalmente, como de costume, com 19 rodadas. A tabela do segundo turno, porém, ao invés de repetir a ordem dos jogos, seria montada de acordo com a classificação do primeiro turno, de forma que os melhores classificados se enfrentem nas últimas rodadas, assim como os piores.

Se tal formatação tivesse sido utilizada neste Brasileiro de 2014, teríamos, por exemplo, Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Atlético Mineiro se encarando, todos contra todos, nas últimas sete rodadas. De forma semelhante, a briga para não ser degolado envolveria embates diretos entre Botafogo, Chapecoense, Palmeiras, Criciúma, Coritiba, Bahia e Vitória, os sete piores classificados ao fim do turno inicial.

Arrancadas e derrocadas são comuns e pode ser que algum clube que terminou o primeiro turno no topo não brigue por nada nas últimas rodadas da competição. Porém, tal formatação sugerida aumentaria – e muito! – o caráter decisivo das últimas rodadas. E sem a necessidade de um mata-mata adicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário