sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2014



CRAQUE FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2014

FUTEBOLA DE OURO – RICARDO GOULART (CRUZEIRO)

FUTEBOLA DE PRATA – ÉVERTON RIBEIRO (CRUZEIRO)

FUTEBOLA DE BRONZE – D’ALESSANDRO (INTERNACIONAL)

SELEÇÃO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2014

GOLEIRO – FÁBIO (CRUZEIRO)

O menos vazado do torneio foi o gremista Marcelo Grohe. O melhor goleiro do país, quando falamos dos 90 minutos de jogo, segue sendo o botafoguense Jefferson. Porém, como um todo, o grande arqueiro do Brasileirão foi, assim como em 2013, o cruzeirense Fábio. Além de dar sequência a sua excelente fase que já parece durar milênios, o sempre sereno Fábio também foi essencial em termos psicológicos para a vitoriosa campanha azul. O Cruzeiro caiu na Libertadores, perdeu três partidas seguidas para o rival Atlético Mineiro (duas no Brasileiro e a primeira da final da Copa do Brasil) e viveu uma baita má fase em outubro. Em todos os casos, porém, o time mostrou concentração para superar os obstáculos e retomar o caminho rumo ao Bi nacional. Neste ponto, o capitão Fábio tem muitos méritos.

LATERAL-DIREITO – MAYKE (CRUZEIRO)

Aos 22 anos, Mayke ainda tem muito a evoluir até seu destino mais do que provável de lateral da Seleção Brasileira. Mesmo se considerarmos que do campeonato passado, quando revelou-se uma ótima opção ofensiva pelos flancos, para este, sua evolução já foi grande. O estilo ofensivo do Cruzeiro faz um bem enorme a Mayke, assim como Mayke faz um bem enorme ao estilo ofensivo do Cruzeiro. Com muita velocidade, precisão nos cruzamentos e oito passes para gols (o melhor assistente do torneio fora os meio-campistas) não é exagero colocá-lo como uma das principais armas do poderoso campeão.

ZAGUEIRO CENTRAL – RHODOLFO (GRÊMIO)

Todos sabemos que um sólido sistema defensivo – e o do Grêmio foi o mais sólido do campeonato – não depende só dos defensores. Goleiro, volantes, meias e até atacantes são fundamentais para uma retaguarda forte. Este conhecimento, porém, não diminui em nada o grande Brasileiro realizado pelo capitão gremista Rhodolfo, que retribuiu com muita seriedade e segurança toda a confiança que o treinador Felipão, ato contínuo a sua chegada, depositou sobre ele.

QUARTO ZAGUEIRO – GIL (CORINTHIANS)

Gil impressiona pela constância. Enquanto o cruzeirense Dedé participou de apenas 21 partidas no campeonato e o atleticano mineiro Léo Silva de somente 24 (ambos também candidatos ao posto de melhor zagueiro do país), Gil esteve presente em nada menos do que 34 jogos do Corinthians. E ainda vale lembrar que, em 2013, quando também fez parte da Seleção FUTEBOLA, Gil atuou em 36 partidas. E mais... Além de constante, o zagueiro corintiano consegue aliar potência física e jogo limpo, tendo cometido apenas 20 faltas em todo o Brasileiro.

LATERAL-ESQUERDO – ZÉ ROBERTO (GRÊMIO)

Impossível não se assustar e se admirar com a fluência e inteligência do quarentão Zé Roberto para atuar na lateral. Felipão chegou ao Grêmio na 14ª rodada e, logo na seguinte, Zé Roberto seria escalado como titular na lateral-esquerda, sua posição quando no início de carreira, nos anos 90. Até o final do torneio, o Grêmio disputaria mais 24 partidas, sendo que em 22 delas Zé Roberto esteve em campo para lecionar verdadeiras aulas de como se atuar na lateral. E o melhor, sem perder um pingo da sua habitual categoria de meio-campista.

VOLANTE – SOUZA (SÃO PAULO)

Solidez na marcação, bons passes curtos para iniciar a transição defesa-ataque, ocupação de espaços no meio-campo e, até, surpreendentes aparições ofensivas para marcar gols (três) e dar assistências (também três). Tudo isso esteve no cardápio do ótimo volante Souza, que ao lado do seu companheiro Denilson, foi essencial para que o São Paulo pudesse atuar com o badalado quarteto ofensivo formado por Ganso, Kaká, Alan Kardec e Pato (depois Luís Fabiano).

VOLANTE – LUCAS SILVA (CRUZEIRO)

Lucas Silva é um dos raros volantes brasileiros capaz de lançar, passar, chutar e marcar. Ao final do Brasileiro de 2013, quando também foi escolhido para a Seleção FUTEBOLA, esperava-se que o ainda jovem cruzeirense evoluísse a ponto de realizar um ano de 2014 estupendo. Bom, se Lucas Silva não cresceu tanto assim, pode-se afirmar que ele novamente fez um excelente campeonato. O interesse do Real Madrid em seu futebol que nos diga.

MEIA DIREITA – ÉVERTON RIBEIRO (CRUZEIRO)

É verdade que Éverton Ribeiro não foi tão espetacular em 2014 quanto havia sido em 2013. Porém, também é verdade que ele continua fazendo barbaridades e que o Cruzeiro depende – e muito! – do seu futebol. Driblador, impetuoso, inquieto e ótimo passador, ninguém no futebol brasileiro cria tantas oportunidades de gols para seus companheiros como ele, que não somente foi o líder de assistências do torneio (11 passes para gol) como o jogador que mais passes deu para finalização e o segundo que mais cruzamentos sobre a área acertou.  

MEIA ESQUERDA– D’ALESSANDRO (INTERNACIONAL)

Como deixar fora da Seleção de um campeonato um jogador que as estatísticas apontam como um dos dez melhores nos quesitos passes certos, assistências para gol, assistências para finalização, dribles, faltas recebidas e viradas de jogo certas? Pois este é D’Alessandro, o líder técnico, tático e psicológico do Internacional. Um Craque de bola – assim mesmo, com “C” maiúsculo – que chama o jogo para si a todo o momento e nunca se esconde em campo. Sem dúvidas o maior responsável pela boa campanha colorada.

PONTA DE LANÇA – RICARDO GOULART (CRUZEIRO) – PRÊMIO FUTEBOLA DE OURO

Após dar adeus à Libertadores, no dia 14 de maio, o Cruzeiro precisava rapidamente levantar a cabeça com o Brasileiro já em andamento. E foi aí que Ricardo Goulart entrou em ação pela primeira vez. Dos oito jogos após a queda na Libertadores, o Cruzeiro venceu sete, com Goulart marcando pelo menos um gol em todos os triunfos. O campeonato seguiu com os celestes firmes e fortes na liderança, até que, entre as rodadas 25 e 31, o time viveu sua única má fase no torneio. A conquista do Bi passaria, obrigatoriamente, por um mês de novembro vitorioso. E foi aí que Ricardo Goulart voltou a entrar em ação, anotando gols em quatro dos cinco triunfos seguidos que culminaram na antecipada conquista cruzeirense. Assim, por ter sido o protagonista nos dois momentos mais cruciais da campanha do Bi, Ricardo Goulart leva o Prêmio FUTEBOLA de Ouro 2014.

CENTROAVANTE – GUERRERO (CORINTHIANS)

Que Guerrero gosta de jogos importantes nós já temos certeza desde que ele marcou os únicos dois gols da campanha que deu ao Corinthians o Mundial de Clubes de 2012. E, neste Brasileiro de 2014, o peruano voltou a mostrar seu poder de decisão em partidas relevantes. Se não, vejamos. De seus 12 gols no torneio, nove ocorreram contra rivais estaduais ou adversários na briga por vaga na Libertadores. E mais... Sete destes gols ajudaram o Corinthians a sair de campo com os três pontos. Amigos, não é pouca coisa o que o Guerrero fez neste Brasileirão.

TÉCNICO – MARCELO OLIVEIRA (CRUZEIRO)

Em 2013, o grande mérito de Marcelo Oliveira foi o de conseguir transformar, rapidamente, quase 20 contratações em um time de muita consciência tática. Neste Brasileirão, porém, o treinador cruzeirense aqui está, como o melhor do campeonato, por outros motivos: conseguir realizar alterações numa equipe cuja espinha dorsal estava pronta e manter o alto rendimento após algumas derrotas relevantes, tanto no Brasileiro como em outros torneios. A titularidade assumida pelo lateral Mayke e pelo volante Henrique, assim como o rápido encaixe de Marcelo Moreno no comando do ataque e as ótimas utilizações dos atrevidos Alisson e Marquinhos foram alguns dos tiros certeiros de Marcelo Oliveira neste torneio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário