domingo, 14 de junho de 2015

COPA AMÉRICA 2015 – FASE DE GRUPOS – BRASIL X PERU


Brasil 2 x 1 Peru – Estádio Gérman Becker, Temuco (Chile)

Melhor jogador de seleções do planeta, Neymar leva Brasil nas costas na apertada vitória sobre o Peru, na estreia da Copa América.

Nada melhor para um time que não se considera favorito do que um gol nos primeiros minutos, como conseguiu o Peru, aos 2, após trapalhada de David Luiz e Jefferson e finalização de Cueva. E nada melhor para um favorito que sai atrás no placar do que a recuperação rápida, como conseguiu o Brasil com Neymar, que, aos 4, surgiu inexplicavelmente livre dentro da área e empatou de cabeça.

Os 15 minutos que se seguiram após o empate foram de pressão brasileira e de Neymar imparável. O camisa 10 da seleção distribui passes e arremates que por pouco não resultaram na virada. Porém, na metade final do primeiro tempo, o Peru não apenas conseguiu mais espaços para respirar como adquiriu confiança para trocar passes, fazendo com que a partida chegasse ao intervalo com um cenário de equilíbrio.

As atuações apagadas de Willian e Diego Tardelli, responsáveis pela criação ofensiva, ficaram ainda mais evidentes na segunda etapa. Nos 30 primeiros minutos após o intervalo, o único lance brasileiro digno de nota foi um chute longo do Neymar que explodiu no travessão, aos 7. Neste período de meia hora, o Brasil não organizou tramas, não contra-atacou e não teve domínio territorial, visto que o “à vontade” Peru até arriscou a manutenção da posse de bola e uma marcação mais adiantada.

No sólido segundo tempo peruano, vale destacar a facilidade com que o centroavante Guerrero ganhou de David Luiz e de Miranda a briga para dominar os chutões para frente do goleiro Gallere, impedindo, assim, que o Brasil se mantivesse no campo de ataque. Mas voltemos a Neymar, até porque, após os 30, ele voltou a barbarizar. Ele puxou contra-golpe que Douglas Costas desperdiçou, tabelou com Daniel Alves e finalizou a centímetros da meta, e, por fim e no fim, deu uma assistência inacreditável para Douglas Costa decretar a vitória.

Dos nove “melhores momentos” brasileiros, Neymar se fez presente em oito. Daí a sensação de que, hoje, Neymar não é um jogador do Brasil, mas o Brasil é que é a seleção do Neymar.

Brasil: Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Elias, Fernandinho, Willian (Éverton Ribeiro) e Fred (Roberto Firmino); Neymar e Diego Tardelli (Douglas Costa). Técnico: Dunga.

Peru: Gallese; Advíncula, Zambrano, Ascues e Vargas (Yotún); Ballón, Lobatón, Sánchez e Cueva (Reyna); Farfán (Carrillo) e Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário