sábado, 27 de junho de 2015

COPA AMÉRICA 2015 – QUARTAS DE FINAL – BRASIL X PARAGUAI


Brasil 1 (3) x (4) 1 Paraguai – Estádio Ester Roa Rebolledo, Concepción (Chile)

Com um futebolzinho de deixar o torcedor envergonhado, Brasil volta a cair nos pênaltis diante do Paraguai e dá adeus à Copa América.

A patética campanha brasileira na Copa América foi encerrada com chave de latão de lixo. Foram 90 minutos e mais acréscimos de um futebol incapaz de dominar em momento algum um Paraguai sem medo de ser feliz. Inclusive quando inaugurou o placar com Robinho, aos 14 minutos da etapa inicial, o Brasil se via acuado diante da marcação adiantada e confiante do Paraguai.

A vantagem no escore até poderia ter feito bem à Seleção, mas este Brasil de Dunga, assim como era o Brasil de Felipão que disputou o Mundial, é incapaz de se impor diante do adversário. Falando em Dunga, vale notar uma opção questionável que demonstra suas deficiências táticas: depois de encher o time com jogadores que preferem os passes curtos, como Daniel Alves, Elias, Willian e Robinho, o treinador passou o primeiro tempo inteiro se esgoelando para a Seleção virar o jogo com lançamentos. Vai entender...

Com 30 minutos do primeiro tempo, o Paraguai percebeu que o Brasil não iria tomar as rédeas da partida, encheu os pulmões de ar e, na base da intensidade, se lançou ao ataque. A postura agressiva começou a dar resultados na etapa final, quando González passou a caprichar nas bolas paradas. Pelo alto, o Paraguai não somente deu um baita trabalho ao Jefferson como foi assim que, aos 24, o cada dia mais desesperado e limitado Thiago Silva meteu intencionalmente a mão na pelota. González, de pênalti, igualou tudo.

Ainda havia tempo para o Brasil se recuperar, mas não havia qualidade técnica, organização tática, força física e tranquilidade psicológica. Depois de passar mais de uma hora metendo o pé na bola ao invés de ter a bola nos pés, o Brasil não trocou o chip, não se aproximou da vitória e quase viu a derrota chegar num contra-ataque paraguaio.

A decisão foi para os pênaltis e, novamente, assim como nas quartas de final de 2012, o Paraguai levou a melhor. A eliminação é triste, mas mais triste é saber que muitos estão aliviados por não precisarem pegar a Argentina. O sete a um deixou marcas...

Brasil: Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luis; Elias, Fernandinho, Willian (Douglas Costa) e Philippe Coutinho; Robinho (Éverton Ribeiro) e Firmino (Diego Tardelli). Técnico: Dunga.

Paraguai: Villar; Bruno Valdez, Paulo da Silva, Aguilar e Píris; Cáceres, Aranda (Martínez), González e Benítez (Romero); Haedo Valdez (Bobadilla) e Santa Cruz. Técnico: Ramón Díaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário