sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Que as cortinas sejam abertas! - Parte 1/4

Vai começar o Campeonato Carioca de 2009. Como sempre estou muito empolgado para o início de mais um Estadual. Muitos acham que este é apenas um torneio de pré-temporada. Quantas vezes você já ouviu "Tem que usar o Carioca para armar o time para as competições nacionais"? Muitas né? Pois é, cada ano que passa tentam afundar mais o "torneio mais charmoso do mundo". É cada ataque ao campeonato que seria impossível listar todos. O que está mais fresco na memória foi impedir os times "pequenos" de utilizarem seus estádios contra os "grandes" no ano passado. Graças aos Deuses da bola durou apenas um ano esta idéia ridícula.

Ao longo do torneio relembrarei aqui alguns dos momentos que fizeram este campeonato ser tão importante a ponto de em 1981 o Flamengo colocar o time titular na final contra o Vasco mesmo decidindo o Mundial de Clubes, em Tóquio, na semana seguinte.

Mas falemos, por início, do Estadual deste ano. Durante esta semana comentarei o que espero dos "grandes". Não é bolão que pretendo fazer. Nem apostar em quem será o campeão. Opinarei sobre os prós e contras, os pontos fortes e fracos, os destaques positivos e negativos de cada um dos times.

Nada mais justo que iniciarmos com o atual campeão. Vamos falar sobre "O mais querido".

- Desde a conquista da Copa do Brasil de 2006 que o Flamengo tem em seus laterais, Léo Moura e Juan, sua principal arma. E é inacreditável como eles ainda são o ponto forte do Flamengo em 2009. Qualquer técnico sabe que a primeira ordem tática do rubro-negro é liberdade aos laterais. A revista "FourFourTwo", na eleição dos 100 melhores jogadores do mundo de 2008, elogia, e muito, a dupla de laterais do Arsenal Sagna e Clichy. E ninguém veio buscar a dupla de ouro do Flamengo. Graças a Deus.

- A provável saída de Ibson, antes do fim do torneio, já começa a chatear os torcedores rubro-negros. Mas o fato de trocar o ano e dez dos titulares ( o Jaílton foi para o Fluminense ) permanecerem na equipe é sem dúvida alguma um ponto positivo para Márcio Braga e Kléber Leite. Isto faz do Flamengo favorito à Taça Guanabara, pois em um futebol onde cada vez é menor o tempo para treinar, manter o elenco devia sempre ser prioridade dos dirigentes.

- Acho Cuca um bom técnico. O trabalho dele no Botafogo nos dois últimos anos foi muito produtivo. Porém acredito que no momento ele não seria o melhor nome para o Flamengo. A base do time está pronta e a experiência de Carlos Alberto Parreira ou Paulo Autuori é o toque que falta para este ótimo elenco.

- Urgentemente o Flamengo precisa utilizar os pratas-da-casa. Thiago Sales, Erick Flores e Kayke são apenas alguns dos meninos que Cuca precisa dar oportunidades. Mas não é fazer o que fazem, por exemplo, com Vandinho e Josiel. Ambos nunca atuaram em 3 partidas completas seguidas e já são descartáveis. Jogador de futebol precisa conhecer o time e seus companheiros e dois são os fatores essenciais para isto. Treino e tempo. Portanto, deixem os garotos jogar.

- Treino e tempo também são necessários para o entrosamento entre Marcelinho Paraíba e Zé Roberto. O primeiro atua de maneira mais consistente como meia e o segundo será muito bem utilizado aplicando seus dribles e assistências pela ponta-direita. Porém avanços de Marcelinho e recuos de Zé Roberto, confundirão e muito os adversários. Se conseguirem jogar, juntos, em alto nível o Flamengo terá somando os avanços de Léo Moura e Juan e as arrancadas de Ibson, uma força ofensiva espetacular.

Se eu fosse o Cuca:

O Flamengo taticamente é um time fácil de se montar onde, como já foi dito, proteção e liberdade aos laterais é o ponto-chave.

De diferente em relação ao time de 2008, teria o Torá fazendo papel, antes executado pelo Jaílton, de zagueiro pela direita. Com Fábio Luciano na cobertura, acredito que Toró seria o mais indicado para cobrir Léo Moura e fazer a bola chegar no Ibson para iniciar o ataque.

Obina iniciaria o Campeonato como a referência na frente, pelo conhecimento do time, mas deve mostrar trabalho, pois Vandinho, Josiel e Kayke estão loucos para jogar.

O Jônatas em forma seria titular em meu time, no lugar do Kléberson. Porém pelo que jogou no fim do ano passado Kléberson inicia o ano como titular. Alguém sabe explicar o que acontece para o Jônatas nunca jogar?

Enquanto o Zé Roberto não tiver condições de jogo, Éverton faz o seu papel de segundo atacante.



Um comentário:

  1. E ae!?
    Alguns prós e contras da sua análise.. Baseando nos jogos que eu vi ano passado acho que o Flamengo vai sobrar nessa taça guanabara, e espero que no carioca e copa do Brasil também. Gosto muito do técnico Cuca, concordo que deveria ser alguém mais experiente, mas o flamengo não adotou a politica de gastar muito.
    Acredito que o "caso Ronaldo" a diretoria do Flamengo não fez tanto caso, por no fundo estar aliviado de não ter que pagar um salário totalmente fora da realidade do futebol brasileiro, por algo que não sabemos se teremos retorno. Acredito que por essa política não acertou com um técnico com salário Alto e sim por um que todos nós sabemos que fez um belo trabalho no botafogo. Por mais que ele não seja o melhor para assumir o Flamengo, ainda prefiro ele ao Caio Jr. que mostrou mais uma vez a incompetência de não aguentar a pressão de levar um time grande para a Libertadores, foi assim com o Palmeiras onde ele precisava de uma vitória em 5 jogos, como foi no flamengo que precisava de uma vitória em 3 jogos, isso por estar ganhando de 3 a 0 do Goias e deixar o jogo empatar..
    Acredito que a diretoria não está também fazendo o certo desde o ano passado, trazendo jogadores como Dininho, Josiel, Douglas, Everton, Eltinho, Fernandão, Sambueza, Fierro e cia, deixando de fora pratas da casa como Thiago Salles, Erick Flores, Kayke, Airton, Rômulo, Paulo Sérgio, sendo que o ultimo já fez gol até em classico contra o Botafogo. Sem sequencia de jogos não vamos encontrar bons jogadores revelados e vamos continuar com medianos pagando salários caros. Vamos ver jogadores indo pra Europa, pouco aproveitados sendo vendido por fortunas para outros times também europeus, como Felipe Melo por exemplo.
    Sobre o time do Flamengo atual, acredito que o Cuca esteja fazendo o correto, deixando Airton como 3º Zagueiro, os 2 alas livres sendo ponto forte no Fla. Toró sendo substituto direto de Kleberson, e o Jonatas eu não posso colocar ele como titular porque sinceramente não sei como ele está, bom jogador eu sei que ele é, tenho certeza que se estivesse num São Paulo, Santos, Botafogo, Fluminense, estaria jogando muito, é muito dificil encontrar um jogador com a visão de jogo que ele tem. É muito raro.
    Por mais que eu seja flamenguista tenho inúmeros argumentos em afirmar que o Flamengo é favorito ao Titúlo Estadual e estará competindo nas alturas com Inter, Corinthians, que manteram a base e se reforcaram para a Copa do Brasil, mas é obvio que poderemos ter surpresas, nunca podemos prever o que acontecerá no futebol, e tenho certeza que é por isso que é o Esporte mais adorado no Mundo.

    ResponderExcluir