sexta-feira, 6 de março de 2009

PRIMEIRA RODADA DA COPA DO BRASIL - PARTE 2

Olá amigos do FUTEBOLA!

Neste meado de semana muitos times, incluindo quatro do Rio de Janeiro, entraram em campo pela Copa do Brasil. Pelo grande número de partidas ocorridas, irei comentar alguns resultados de jogos que não consegui acompanhar integralmente. As partidas envolvendo o Flamengo e o Botafogo receberão cometários mais detalhados, pois foram as que eu assisti. Vamos ao bate-bola:

- O Americano conseguiu um excelente resultado jogando no Arruda ao golear o Santa Cruz e passar de fase no torneio. O time Pernanbucano está passando por uma fase dificílima de reestruturação e se passasse de fase estaria na mídia, pois enfrentaria o Botafogo. Resumindo: foi uma tragédia para o time nordestino ser eliminado logo de cara. Parabéns ao Americano.

- Fluminense e Internacional não fizeram nada mais do que a obrigação ao vencerem em suas casas, respectivamente, Nacional (PB) por 3 a 0 e União Rondonópolis (MT) por 2 a 0. Mesmo com a vitória, o tricolor carioca perdeu o seu técnico. Enquanto a Unimed ( patrocinadora do Fluminense ) a tempos quer a cabeça de René Simões, a diretoria do clube era a favor do treinador. A gota d´água parece ter sido a barração de Conca, um dos xodós da Unimed. Alguém tem dúvida de quem possui a última palavra nas Laranjeiras?

- O Corinthians conseguiu o objetivo de eliminar a partida de volta ao bater o Itumbiara (GO) por 2 a 0. O momento marcante do jogo, e também da história recente do nosso futebol, foi a entrada de Ronaldo aos 22 minutos do 2º tempo. Menos de 10 minutos depois uma camêra o flagrou bufando de cansaço. O fenômeno ainda disse que seria uma alegria iniciar o próximo jogo da equipe, contra o Palmeiras, entre os titulares. Com essa forma física? Vamos com calma Ronaldo.

- A Portuguesa (SP), um dos importantes times de nossa história, está sofrendo. Após a queda para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, o time perdeu seu melhor jogador, o atacante Jonas que atualmente está fazendo seus gols no Grêmio. O técnico Mário Sérgio conseguia uma sequência de bons resultados no Campeonato Paulista até chegar está improvável eliminação, na 1ª fase da Copa do Brasil, para o ICASA (CE). A torcida do time é o espelho da revolta e Mário Sérgio foi demitido. O ano será longo para a Lusa.

Vamos então aos comentários sobre os jogos:
Ivinhema(MS) 0 x 5 Flamengo - Campo Grande
Dom Pedro 0 x 2 Botafogo - Brasília

MANDOU BEM!

- Ultimamente tem se falado muito que o time do Flamengo está muito previsível. As fortes jogadas pelas laterais já são bem marcadas e o time precisa parar de contar com elas. Como assim, cara pálida? Seria o mesmo que, guardando as devidas proporções, falar para o Lyon não usar as bolas paradas de Juninho Pernanbucano ou o Manchester United as jogadas individuais de Cristiano Ronaldo. O que o rubro-negro deve fazer é melhorar a qualidade das suas jogadas laterais e dificultar mais ainda a vida dos adversários. Parece que Cuca vai acertar em sua escolha. Digo parece, pois jogar contra o time do Ivinhema (MS) não é parâmetro, tamanha sua fragilidade. Durante os últimos anos, muito da força do ala-esquerdo Juan se deve a ultrapassagens do zagueiro Ronaldo Angelim, pelo seu lado, que sempre o ajudam. Cuca tenta fazer o mesmo com Éverton Silva avançando pela direita e diminuindo a marcação sobre Léo Moura. Nesta partida deu certo, muito certo, mas repito, acertar tramas ofensivas contra o Ivinhema não serve para medir a evolução de uma equipe. O que fica de positivo é a atitude de Cuca ao confiar nos pontos fortes do time.

- O Botafogo jogou o suficiente para vencer por 2 a 0 o Dom Pedro (DF) e se classificar sem a necessidade do jogo de volta. Alguns podem dizer que o time de Brasília colocou 2 bolas na trave e criou algumas chaces perigosas. Concordo, porém se eles tivessem marcado algum gol, o Botafogo forçaria mais ofensivamente e conseguiria a diferença necessária sem maiores problemas. O jovem Jean Carioca vem se mostrando como melhor opção para a ausência de Victor Simões. Dentre os testados desde a contusão de Victor ( Lucas Silva, Diego e o próprio Jean ), ele foi o que mais mostrou participação ofensiva. Se movimentou, caiu pelas pontas pontas, driblou e marcou um gol de puro oportunismo. Pela segunda vez consecutiva ( havia entrado bem contra o Resende), Jean mostrou que merece ser utilizado com frequência na Taça Rio. Desculpem-me por ser repetitivo, porém uma vez mais elogiarei Leandro Guerreiro. A confiança, posicionamento tático e forma física mostrados pelo jogador estão me enchendo os olhos. Nesta partida, em especial, além de sempre presente na marcação ainda foi bem ofensivamente.

MANDOU MAL!

- Uns puxões de orelha seriam muito bem aplicados em alguns jogadores de Flamengo e Botafogo. O motivo? Levarem cartões com frequência. O alvi-negro Maicosuel, que ficou fora do clássico contra o Flamengo na Taça Guanabara por suspensão, e o rubro-negro Aírton estão se especializando no assunto. O meia botafoguense não tem a menor necessidade de sofrer com este problema, porém levou mais um tolo cartão, desta vez amarelo. Já com o volante flamenguista, o caso é mais grave. A falta de qualidade que Aírton vem demonstrando na marcação o faz cometer faltas em série, que o levam a punição. O maior castigo entretanto deve ser aplicado a Fábio Luciano, o xerife do Flamengo. Fábio, assim como Aírton, foi expulso no jogo contra o Resende válido pela semi-final da Taça Guanabara, por uma inútil ofensa ao árbitro. Além de chegar atrasado em vários lances, o capitão rubro-negro reclama sempre com a arbitragem. No duelo contra o Ivinhema pela Copa do Brasil ele já possuia um cartão amarelo, por uma falta dura cometida, quando deu um tapa na mão do adversário que cobraria um arremesso lateral, retardando a cobrança. Seria corretíssimo se o árbitro o expulsasse por isso, entretanto ele saiu no lucro e só levou uma bronca. Em minha opinião, a indisciplina dentro de campo deve ser punida pelas respectivas diretorias com o mesmo rigor do que a cometida fora de campo.


ENQUANTO ISSO NA COLÔMBIA...

- O São Paulo enfrentou o América de Cali fora de casa e conseguiu uma tranquilíssima vitória por 3 a 1. Se os times colombianos são caracterizados por defesas fracas e ataques perigosos, o América mostrou, nesta partida, uma defesa abaixo da critíca e um ataque sem nenhuma inspiração. O habilidoso atacante Ramos, que já vi fazer excelentes partidas como contra o Botafogo na Copa Sul-Americana de 2008, não apareceu pro jogo em nenhum momento, facilitando a vida da defesa paulista. Já a defesa colombiana sofreu com os passes longos ( não chutões para frente, mas passes conscientes ) para Washington. Em duas bolas recebidas entre os zagueiros o Coração Valente assegurou os 3 pontos para o tricolor paulista.


ENQUANTO ISSO EM SÃO PAULO...

- Por falar em futebol da Colômbia, o Palmeiras perdeu para o Colo-Colo em pleno Parque Antártica. Ué? Como assim futebol da Colômbia? O Colo-Colo não é chileno? Sim, o time que sapecou 3 a 1 no Palmeiras é do Chile, mas conta com um excelente jogador colombiano em sua equipe. O meia Torres realizou no ano de 2008 boas partidas pela Seleção Colombiana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Nesta partida, em São Paulo, ele teve uma atuação de gala. Não foi o principal homem em campo pois o seu companheiro Barrios deu um show. Torres e Barrios levaram a fraquíssima defesa alvi-verde a loucura. Com toque de bola, velocidade, dribles e ótimos chutes, a dupla deixou Edmílson e companhia completamente perdidos. O trecho do hino do Verdão que diz "defesa que ninguém passa", nunca pareceu tão falso. Se o ataque do Palmeiras poderia compensar essa fragilidade defensiva, apenas o veloz Willians tentou algo, mas sem sucesso. Vanderlei Luxemburgo exagerou ao falar que era o jogo do ano, pois o Palmeiras ainda tem 4 jogos para se recuperar, mas que a situação ficou difícil, isso é inegável.

JOGADA RÁPIDA!

E o “Gladiador” Kléber, hein? Tá exagerando em todos os sentidos. 4 jogos, 5 gols marcados e 2 expulsões. Incrível como o melhor jogador para anula-lo é ele mesmo.

Um comentário:

  1. grande dianao!!!

    preciso comentar mais no teu blog!!

    vamos lah?!?!

    essa semana foi cheia hein amigao!!!

    flamengo e ivinhema eh bobeira comentar!! como vc disse ivinhema nao eh parametr pra ninguem!!!

    fred no fluzaão!! mtu legal!!!! qto mais craques e jogadores de alto nivel chegarem no brasil e se possivel no rio, melhor pra agente!!

    e o parreira no flu hein??!!

    soh fui conhecer esse apelido do kleber do cruzeiro por agora! gladiador! muito manero!hehe!!

    mas alguem tem q disciplinar o maximus ae neh??

    poo eu vi q o botafogo quer fazer umas contrataçoes maneras e tal!! qdo eu li q ele keria um ex atacante da portugesa acho q era leando alguma coisa!! eu imaginei o diogo!!
    pooo se ele vem ia ficar ruin pra agente hein!!!

    palmeiras tomo um sapeca iaia msm!!! k9 nao jogo nada!! mas o gol dele foi manerao!!

    e eu como fã absurdo do fenomeno gostei sim da estréia dele!! concordo q com 10 mins dele em campo ele tava todooo suado e bufando!!
    mas vi uns lances maneros!! ele partiu 2 vezes pra dentro!!

    a primeira foi sencacional!!! parecia dribles de futsal1!curtinhos e tal!! mtu manero!!!

    eh isso cara! um abraço e sucesso no blog!!

    ResponderExcluir