sexta-feira, 13 de março de 2009

SEGUNDA RODADA DA TAÇA RIO 2009

Macaé 1 x 2 Madureira - Araruama
Fluminense 2 x 1 Volta Redonda - Maracanã
Friburguense 2 x 1 Tigres - Friburgo
Duque de Caxias 2 x 4 Flamengo - Volta Redonda
Bangu 1 x 1 Resende - Moça Bonita
Botafogo 1 x 4 Vasco - Maracanã
Americano 5 x 1 Mesquita - Campos
Cabofriese 0 x 2 Boavista - Cabo Frio

Olá amigos leitores do FUTEBOLA!

Neste meado de semana ocorreu a segunda rodada da Taça Rio que contou com o privilégio de ter um clássico. Vasco e Botafogo duelaram no Maracanã em um jogão de bola, muito mais pela contribuição cruzmaltina. A dupla Fla-Flu também garantiu os três pontos e os 100% de aproveitamento. Não consegui assistir a estréia de Carlos Alberto Parreira no banco tricolor, por isto deixarei meus comentários sobre as goleadas de Vasco e Flamengo.

MANDOU BEM!

- A atuação de Carlos Alberto no clássico merece ser analisada isoladamente. Apesar do comportamento rebelde, sempre fui fã do jogador. Qualidade técnica ele sempre mostrou e, quando sua cabeça e preparo físico estão em dia, não deve nada a nenhum jogador que atue em nosso país. Contra o Botafogo ele esteve impossível. Com menos de 30 segundos já corria para combater a defesa adversária. Com 2 minutos dava lindo passe para Élton abrir o placar. Ao final dos 90 minutos havia realizado a melhor atuação individual de todo o campeonato, até o momento. Mostrando o futebol que já o fez ser Campeão do Mundo, ele driblou, lançou, passou, chutou e, principalmente, correu. Incrível o quanto correu Carlos Alberto. Mesmo quando o jogo já estava definido, ele marcava pressão a saída botafoguense e fazia faltas no campo defensivo. Pode-se falar que ele, literalmente, jogou os 90 minutos. A garra que mostrava quando não possuía a pelota, cedia lugar a beleza de seus movimentos com a dita cuja nos pés. A cada drible que aplicava em um adversário o torcedor devia comprar outro ingresso, e sem direito a meia entrada. No gol que marcou para sacramentar a goleada apresentou uma tranquilidade que muito centroavante bom não possui. Por atuações como esta de Carlos Alberto que o futebol é chamado de espetáculo.

- Foi somente por possuir Carlos Alberto que o Vasco goleou o Botafogo? Não. Longe disso. A atuação do time todo foi excelente. Contando com a ajuda dos homens de frente, o sistema defensivo vascaíno esteve muito bem organizado. As jogadas tramadas por Maicosuel e os avanços de Alessandro, duas das principais armas botafoguenses, foram completamente anuladas. Responsável por conter os avanços do ala-direito Alessandro, Ramón esteve ótimo em campo. Além de sempre presente na defesa, conseguia ajudar nos ataques de seu time. Aos poucos o jovem lateral-esquerdo vascaíno vai passando nos seus testes e se tornando essencial para a equipe. No meio de campo, apesar da tola expulsão, Nílton fez ótima partida. Sua presença é muito importante para qualificar a saída de jogo do time. Por duas vezes neste jogo matou tiros de meta no peito, o que não é comum de ser ver nos volantes de hoje em dia. Já no ataque, Élton parece estar garantindo seu lugar. Sua canhota está calibradíssima neste início de temporada e os dois importantes gols que marcou no clássico mostraram isso. Não podemos deixar de elogiar também o técnico Dorival Junior. O que o seu time jogou contra o Botafogo, e o que vem jogando nesta temporada, é principalmente devido ao seu trabalho. Enquanto Fluminense e Flamengo lutam para buscar a melhor formação em campo, o desenho tático vascaíno se mostra muito mais desenvolvido.

- Se Maicosuel foi o melhor jogador da Taça Guanabara, a briga pelo craque da Taça Rio está entre o já elogiado Carlos Alberto e Léo Moura. Sei que ainda é cedo para polarizar a disputa entre estes atletas, mas eles estão jogando uma bola redondinha. A evolução de Léo Moura atuando no meio de campo pode ser observada facilmente. A cada partida ele se mostra mais íntimo da posição. No jogo do Flamengo contra o Duque de Caxias, além de suas clássicas jogadas laterais, apresentou um repertório de passes digno dos grandes organizadores. Reparem no lançamento que deu para Zé Roberto no gol de Josiel, nas suas infiltrações pelo meio da área, como no lance do teceiro gol rubro-negro, e na categórica cobrança de falta que resultou no quarto gol. Não parece que atua à séculos na meia cancha? A goleada do Flamengo também serviu para elevar a moral de Juan que, mesmo sem fazer uma bela partida, anotou um golaço de falta e entrosar mais ainda Zé Roberto com o restante da equipe. Nesta partida o camisa 10 rubro-negro deu duas assistências e foi importante para a vitória.

MANDOU MAL!

- Vou continuar pegando no pé dos jogadores que levam cartão por bobeira. Alguém pode me explicar o motivo da dureza com que Ibson foi dividir a bola no lance em que foi expulso? O Flamengo vencia por 4 a 0 e o momento era de apenas esperar o apito final. Em menor grau de tolice, pois era um clássico, era necessária a entrada de Nílton, volante vascaíno, no botafoguense Gabriel? Com seu time tendo a vantagem de 2 a 0 no placar seria muito útil sua participação em campo, porém ele optou por aplicar uma voadora digna de vilão de filme do Jackie Chan. Ainda tiveram 2 cartões vermelhos para o time do Botafogo, 16 cartões totais no clássico, o capitão do Flamengo Fábio Luciano levando mais um cartão amarelo... E as comissões técnicas nada fazem.

- A pergunta que não quer calar: Quem foi o gênio que organizou a tabela do Campeonato Carioca e colocou Vasco x Botafogo numa quinta-feira, sendo que no domingo não vai haver nenhum clássico? Um jogo que era para receber mais de 50 mil torcedores, recebeu um público de apenas 30 mil. Daqui a pouco vão querer mudar a tão conhecida música para “quinta-feira eu vou ao Maracanã....”.

FURADA!

Na minha última postagem sobre o futebol alemão disse que o Wolfsburg havia conquistado 6 vitórias em 6 jogos no segundo turno da Bundesliga. Desculpem-me pelo engano. A campanha da equipe, do volante brasileiro Josué, é de 5 vitórias e 1 empate. Continua uma excelente campanha, mas não justifica o meu erro.

ENQUANTO ISSO NA INGLATERRA…

Para falar sobre o jogo de volta das oitavas de final da Champions League, onde o Liverpool sapecou 4 a 0 no Real Madrid, posso seguir dois caminhos: elogiar o time da terra dos Beatles ou criticar o, atualmente, patético time merengue. Vamos falar de coisa boa. Impressionante como o time do Liverpool se entende com o principal torneio europeu. É algo semelhante à relação Boca Junior e Taça Libertadores. A equipe inglesa é muito bem montada pelo treinador Rafael Benítez. Talvez o Liverpool seja o time, no mundo, que mais sabe utilizar a marcação por pressão e os seus volantes, Mascherano e Xabi Alonso, e pontas, Kuyt e Babel, trabalham durante toda a partida, seja ofensivamente ou defensivamente. Marcação por pressão, volantes que armam e pontas que marcam são méritos, também, do treinador. Fica impossível, porém, não exagerar nos elogios a Gerrard e Fernando Torres. Não consigo ouvir a palavra futebol-total e não associá-la ao meia inglês Gerrard. Ele marca, se movimenta, passa curto, passa longo, se encarrega das bolas paradas e chuta com maestria. Seu chute é, em minha opinião, sua qualidade mais impressionante. A bola pode vir de qualquer lugar, de qualquer forma, com qualquer velocidade que ele consegue arrumar o corpo e acertar o chute. Realmente é impressionante. Já sobre Fernando Torres falarei pouco, mas nem por isso elogiarei menos. Se tenho dúvidas sobre quem é, hoje, o melhor meia ofensivo do mundo, tenho certeza ser Fernando Torres o melhor centroavante da atualidade. E tudo que falei foi presenciado na goleada por 4 a 0 sobre o Real Madrid.

JOGADA RÁPIDA!

Surreal! Ronaldo, desde que voltou aos gramados, acertou todos os chutes na direção do gol. Foram 2 gols, uma bola no travessão e duas defesas do goleiro.

Um comentário:

  1. Zé Roberto e Léo Moura! Jogaram MUITO! Zé Roberto estava com uma vontade de leão e corria em TODAS, do começo ao fim do jogo, e Léo Moura, já em clima de saída, fez um partidaço! E mais uma vez o bandido do Bruno deu provas de que o lugar dele não é no Flamengo! FORA, BRUNO!
    Quando Ronaldo ficar fininho de novo... Meu Deus! Como diria o EXCENTRICO Galvão Bueno: "Haaaaaja coração!!"

    ResponderExcluir