sábado, 4 de abril de 2009

FIGURINHA CARIMBADA - CARLITOS



Nome: Alberto Zolin Filho

Data de nascimento: 27 de novembro de 1921

Faleceu em 30 de outubro de 2001

Posição: ponta-esquerda

Clubes:

Internacional (1939 a 1951)

Títulos:

Campeonato Gaúcho – 1940, 1941, 1942, 1943, 1944, 1945, 1947, 1948, 1950 e 1951 - Internacional

Destaques:

- Carlitos fez parte de um dos maiores esquadrões da história do futebol brasileiro. Uma equipe capaz de ganhar, em uma década, 8 títulos estaduais e que ficou conhecida como “Rolo Compressor”. A linha de frente deste vencedor Internacional era magnífica e composta por Carlitos, Adãozinho (definido por Ary Barroso como “Satânico”) e Tesourinha (“Jogador mais perfeito que já conheci”, disse uma vez Luiz Mendes).

- Na década de 40, falar em Carlitos seria o mesmo que falar em gol. O problema era que nesta época, dificilmente se conhecia sobre o futebol fora do eixo Rio-São Paulo. Com isso, cariocas e paulistas deixaram de vivenciar um dos maiores atacantes que já passou por nossos gramados. As centenas de gols que Carlitos marcou* o fizeram o maior artilheiro da história do Internacional, o maior artilheiro da história do futebol gaúcho e o maior artilheiro da história do clássico Gre-Nal. O ponta-esquerda colorado (acreditem, ele era ponta) ainda alcançou a incrível marca de não ter perdido um único pênalti em toda sua carreira.

- Além de ser conhecido por fazer muitos gols, Carlitos tinha o apelido de “Homem dos gols impossíveis”. Dois de seus muitos tentos são históricos e inesquecíveis. No Gre-Nal de 1944, que valia o título do Campeonato Gaúcho, Carlitos marcou um gol antes que qualquer tricolor tocasse na bola. Isso mesmo! Os gremistas nem sabiam se a bola do jogo era redonda e já perdiam por 1 a 0. No final, a vitória por 2 a 1 deu a taça ao Internacional. O outro gol consegue ser ainda mais lendário, chegando a ter nome: “O gol do plano inclinado”. Em 1945, no empate do Internacional com o Cruzeiro-RS por 4 a 4, após um cruzamento na área, o zagueiro cruzeirense falhou e não cortou a bola. Carlitos já havia passado pela pelota, mas conseguiu jogar o corpo para trás, se contorcer e, de cabeça, mandar a bola para o gol. Só Carlitos, “Homem dos gols impossíveis”, seria capaz de mandar essa bola para as redes.

*De acordo com a Revista Placar Especial – Tira Teima, carlitos marcou 325 gols como profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário