quinta-feira, 9 de abril de 2009

SEGUNDA RODADA DA COPA DO BRASIL - PARTE 1

Remo 0 x 2 Flamengo – Mangueirão, Belém (PA)
Americano 2 x 1 Botafogo – Godofredo Cruz, Campos (RJ)

Olá amigos do FUTEBOLA!

Nesta quarta-feira iniciou-se a 2ª rodada da Copa do Brasil. Remo x Flamengo, num Mangueirão lotado e um surpreendente Americano x Botafogo, em Campos, foram os jogos que envolveram os times do Rio de Janeiro. Sem mais coré-coré, vamos aos destaques:

MANDOU BEM!

- Reparem no retrospecto do Americano no Campeonato Carioca. Logo na estréia venceu o Vasco por 2 a 0, impondo ao clube da cruz de malta sua única derrota no ano, até o momento. O duelo contra o próprio Botafogo foi duríssimo, terminando 2 a 2. As duas derrotas que sofreu para os grandes, foram apertadíssimas. O Fluminense venceu por 2 a 1 e o Flamengo por 1 a 0, ambos com gols de pênalti após os 40 minutos do 2º tempo. Como era de se esperar, o jogo Americano x Botafogo, pela Copa do Brasil, não foi diferente. Partida equilibradíssima, com poucas chances de gols. O jogo parecia se encaminhar para o empate em 1 a 1, quando o treinador Toninho Andrade, do Americano, realizou duas alterações no setor ofensivo da equipe, buscando vencer o jogo. Portanto, mesmo que o Americano não tenha feito uma boa partida, e realmente não fez, vale a pena elogiar a postura de querer vencer a partida contra um time considerado favorito. No final tudo deu certo para o Cano com a vitória por 2 a 1 e a torcida campista, que incentivou o time os 90 minutos, passará o feriadão mais feliz.

- Dois jogadores foram fundamentais para a vitória do Flamengo sobre o Remo por 2 a 0, no Mangueirão, que foi suficiente para eliminar o jogo de volta. O mais incrível foi a dupla responsável pelo triunfo rubro-negro. Quem seria capaz de, à cerca de 15 dias, afirmar que o recém contratado Emerson e o pouco utilizado Fierro teriam ótimas atuações e classificariam o Flamengo para a próxima fase da Copa do Brasil? Pois é, foi o que ocorreu. Em uma primeira etapa onde ambos os times não criavam chances de gols, Emerson foi o responsável pelo único chute na direção do gol, ao mandar um balaço no travessão. Na saída para o intervalo ele fez uma leitura perfeita do jogo quando, ao ser entrevistado, disse que o caminho para a vitória era pelo setor direito do ataque do Flamengo. O treinador Cuca concordou e o Fierro entrou no jogo para atuar por aquele setor. O chileno mostrou-se muito útil tanto no ataque quanto na defesa, dando o cruzamento para o gol de Willians (que também teve presença de Emerson ao desviar a bola), iniciou o contra-ataque do segundo gol rubro-negro marcado por Emerson e participou da jogada em que Emerson, novamente ele, concluiu e o jogador do Remo tirou a bola quase na linha. Após esta partida, pode-se dizer que Fierro merece ser mais utilizado e Emerson, pela movimentação que mostrou, pode sim atuar ao lado de Josiel.

MANDOU MAL!

- Talvez pela dificuldade de enfrentar o Americano o treinador do Botafogo Ney Franco decidiu mandar todos seus titulares para o duelo em Campos. Porém, os jogadores botafoguenses claramente se pouparam durante o jogo. Estavam em campo sim, mas com a cabeça no jogo contra o Vasco pela semi-final da Taça Rio. Em nenhum momento da partida o Botafogo pressionou o adversário em busca da vitória e muito menos da vitória por dois gols de diferença, para eliminar o jogo de volta. O Glorioso viveu os 90 minutos se sustentando nas perigosas cobranças de falta do capitão Juninho. Pior do que não conseguir a vitória, foi derrotado e terá que suar muito se classificar no Engenhão. Domingo o Botafogo enfrenta o Vasco, na quinta-feira o Americano e no próximo domingo tem final da Taça Rio (caso o Botafogo elimine o Vasco e se classifique). Resumindo: Em 8 dias, o Botafogo poderá ter 3 decisões. Nessas horas que o esforço para conquistar a Taça Guanabara é recompensado.

ENQUANTO ISSO NA INGLATERRA...

- Existem aqueles dvd´s de videoaula ensinado como se chuta uma bola, como se cruza, como é a marcação por pressão... Não sei se dão resultado, porém um que eu tenho certeza que iria fazer sucesso seria o “Como enfrentar o Campeão do Mundo em sua própria casa”. O preço para montar este dvd sairia muito barato, pois seria apenas necessário gravar o 1º tempo da atuação do Porto contra o Manchester United no jogo de terça-feira, pela Champions League, em pleno Old Trafford. Brincadeiras a parte, como jogou bem a equipe portuguesa, principalmente na primeira etapa. O time sabia muito bem a hora de marcar a saída de bola (como no lance que resultou o 1º gol, marcado por Rodríguez), de controlar a posse da pelota, de chutar de fora da área, de tentar a jogada individual (mesmo que o brasileiro Hulk tenha insistido muito nelas), de cruzar bolas na área. Um gol após falha cômica do zagueiro português Bruno Alves, deu ao Manchester um pouco de tranquilidade para buscar a vitória na segunda etapa. Pelo excelente 1º tempo do Porto e pela vontade do Manchester em obter a vitória no 2º tempo, o empate em 2 a 2 foi um resultado justo, mas com certeza o time português saiu de campo mais feliz. O motivo? Tudo será decidido em sua casa, no Estádio do Dragão, na semana que vem.

JOGADA RÁPIDA!

- No fim de semana o Cruzeiro havia aplicado uma sonora goleada de 7 a 2 sobre o Tupi pelo Campeonato Mineiro, com 3 gols do “Gladiador” Kléber, deixando o torcedor do Atlético com a pulga atrás da orelha. Pois nada como uma rodada de meio de semana após um domingo. Na quarta-feira, também pelo Campeonato Mineiro, o Galo sapecou o Uberaba por 6 a 0 com 3 gols de Diego Tardelli, mostrando todo seu poder em Minas e, na mesma noite, o Cruzeiro foi até a Argentina para tomar de 4 a 0 do Estudiantes, pela Taça Libertadores. Parece que a pulga mudou de orelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário