domingo, 16 de maio de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 2ª RODADA

Fluminense 1 x 0 Atlético-GO
Grêmio Prudente 4 x 0 Atlético-MG
Vitória 1 x 1 Flamengo
Santos 1 x 1 Ceará
Grêmio 1 x 2 Corinthians
Goiás 2 x 3 Internacional
São Paulo 1 x 2 Botafogo
Vasco 0 x 0 Palmeiras
Cruzeiro 2 x 2 Avaí
Atlético-PR 2 x 2 Guarani

Olá amigos do FUTEBOLA!

São Paulo 1 x 2 Botafogo – Morumbi, São Paulo (SP)

O São Paulo novamente colocou um time misto em campo no Brasileirão provando que, para ele, o que realmente importa é a Libertadores. O Fogão, que não tem absolutamente nada com isso, realizou uma belíssima partida no Morumbi e garantiu três pontos que serão muito importantes no decorrer do torneio.

Nos primeiros 10 minutos de partida, o São Paulo conseguiu se postar muito bem no meio-campo e dominou o Botafogo por completo. Um excelente lançamento do volante Jean, que Washington não sou aproveitar, e um cruzamento do Jorge Wagner que Léo Lima, livre, leve e solto, completou de cabeça para o fundo das redes, são as provas de como o Tricolor era superior em campo. Porém, o Bota não se abateu muito com o gol sofrido e aos poucos foi igualando a partida, conseguindo até um gol de cabeça com Antônio Carlos, que foi bem anulado pela arbitragem pois o mesmo cometeu falta sobre o Alex Silva. Aos 25 minutos, o São Paulo poderia dar um golpe que, esse sim, seria muito sentido pelo adversário. Cléber Santana encontrou Washington na entrada da área alvi-negra e o “Coração Valente” arrematou para fora. Não sou daqueles que acreditam ser o Washington um péssimo atacante, pelo contrário, o acho um bom atacante. Porém, depois de uma atuação técnica primorosa que o Fernandão teve, no meio da semana contra o Cruzeiro, não tem como a torcida não pegar no pé do Washington. Pode até ser que o Fernandão não mantenha o ritmo, mas sua chegada, em minha opinião, decretou o fim da carreira do Washington no Morumbi. Voltando ao jogo, o Botafogo conseguiu empatar o placar na sua principal arma. Lúcio Flávio alçou a pelota na área e Antônio Carlos usou a cabeça para sacudir o filó. Impressionante como mesmo na ausência do uruguaio Loco Abreu o Bota é forte nas bolas aéreas.

Após o intervalo, o duelo se manteve bastante equilibrado. O São Paulo assustou o goleiro Jefferson com dois chutes longos, um do Cléber Santana e outro do Léo Lima, nos primeiros 20 minutos. Buscando novas alternativas ofensivas, Ricardo Gomes colocou Fernandinho e Cicinho e campo, tirando, respectivamente, Washington e Wellington. E foram justamente os dois que quase viraram a partida para o Sampa. Primeiro Fernandinho fez ótima jogada pela esquerda e cruzou para a área, que não contava com um tricolor sequer para completar o lance. Cinco minutos mais tarde, aos 33, Cicinho arriscou chute longo e levou perigo ao gol do Botafogo. A resposta que Joel Santana deu às alterações do Sampa havia sido a entrada do Edno no lugar do volante Sandro Silva, que não esteve nada bem em campo. Apesar de uma boa jogada do Edno que o Herrera quase empurrou para o gol, a alteração no Fogão que decidiria a partida seria a entrada do Renato Cajá no lugar do cansado Lúcio Flávio. Em dois lances de muita beleza o meia Renato decidiu a partida. Primeiro, aos 37 minutos, ele pegou um rebote de fora da área e mandou uma bomba para linda defesa de Rogério Ceni. Depois, aos 42, partindo da esquerda, Renato tabelou com Herrera, que soube utilizar muito bem o corpo para bater o zagueiro Alex Silva, e completou com muita categoria para virar o jogo. É de conhecimento geral que o Herrera vem jogando muita bola em 2010, agora, se o Renato Cajá conseguir manter atuações como esta ao longo do Brasileiro, será uma importantíssima alternativa para Joel Santana mudar o andamento de algumas partidas.

Atuando sem Loco Abreu, seu jogador referência, o Botafogo superou minhas espectativas e conseguiu uma boa vitória. O Fogão parece arrancar com tudo para realizar nesta primeira parte do torneio, as sete primeiras rodadas antes da Copa do Mundo, um ótimo papel.

TRÊS TOQUES

- Pode ser até “chover no molhado”, mas é impossível não citar novamente o equilíbrio presente no Brasileirão. Após duas rodadas, apenas uma equipe conseguiu vencer dois jogos: o Corinthians. Por sinal, enquanto potenciais candidatos ao caneco nacional se preocupam com Copa do Brasil e Copa Libertadores, o Timão vai fazendo seu papel com total eficiência.

- O jogo Vasco 0 x 0 Palmeiras em São Januário, até foi divertido. Foi bom assistir o duelo entre o Pierre e o jovem Philippe Coutinho, claramente vencido pelo volante palmeirense, e um bom 1º tempo do Vasco. Porém, a falta de técnica apresentada por praticamente todos os jogadores foi incrível. Foram inúmeros lances dignos de comédia, com destaque para uma trombada entre Cleiton Xavier e o goleirão Marcos além de um chute do vascaíno Caique que saiu pela lateral.

- O jovem atacante do Internacional Walter vem se mostrando um ótimo jogador em 2010. O Goiás vencia o Inter por 2 x 0 no Serra Dourada quando Walter resolveu a partida para o Colorado. Com dois gols, sendo o segundo um golaço, e um pênalti sofrido, que o meia Giuliano converteu, Walter foi a peça principal da vitória gaúcha por 3 x 2, de virada. Sem exercer qualquer tipo de comparação com Nilmar e Alexandre Pato, parece que o Internacional está lançando mais um grande atacante.

Um comentário:

  1. Jogador por jogador o time do SPFC que foi a campo no domingo era superior ao Botafogo. Agora, são 44 dias que o alvinegro não perde.
    No entanto, Joel segue cometendo erros infatis em sua escalação inicial, como insistir com o fraco e apagado Lúcio Flávio e manter o Renato no banco. Outro é a exclusão de Marcelo Cordeiro do onze inicial. Somália merece sim a titularidade, mas na lateral direita. Alessandro é ruim, e não é pouco.

    O esquema no estilo Grégia-04 também é desagradável, mas com a falta de meio campo do alvinegro, isso é perdoável. A bola aérea anda sendo eficiente, mas perde muito sem Sebástian Abreu como referência.
    Após a pausa para a COpa devem chegar ao Glorioso Maicosuel, Jóbson e André Luís. Um belo upgrade ao elencoo do time de General Severiano, e com o mês que terá para treinar, Joel pode armar um esquema tão eficiente quanto o seu atual "chuta pra frente-cabeceia-entra, Caio" mas que use a bola nos pés.

    ResponderExcluir