quinta-feira, 6 de maio de 2010

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2010 - OITAVAS-DE-FINAL

Olá amigos do FUTEBOLA!

Corinthians 2 x 1 Flamengo – Pacaembu, São Paulo (SP)

Em um dos grandes jogos da história do setentão Pacaembu, o Flamengo sofreu uma doce derrota para o Corinthians e se classificou para a fase quartas-de-final da Libertadores.
Podemos dizer sem exagerar nem um pouco que o Flamengo não entrou em campo para os primeiros 45 minutos da partida. Mais recuado impossível, a equipe carioca não conseguia trocar três passes, acertar um contra-ataque e nem mesmo impedir o Corinthians de se postar completamente no campo ofensivo. Levar perigo ao goleiro Felipe então, só no fim da primeira etapa e mesmo assim muito pouco. Já o Timão, com espírito de jogo decisivo e totalmente ligado, realizou um 1º tempo no mínimo excelente. Desde a Copa do Brasil que conquistou no ano passado que o Corinthians não jogava tanta bola. E tenho a certeza que o motivo desta semelhança com as boas atuações da Copa do Brasil está diretamente relacionado com a escalação do trio Dentinho/Ronaldo/Jorge Henrique. Juro que não consigo entender o fato do treinador Mano Menezes abandonar a tão bem sucedida formação com três atacantes para poder escalar mais um volante, desde o início do ano.

Apoiado pela torcida e buscando a vitória desde o apito inicial, o Coringão jogava um futebol dinâmico, atacava pelos dois flancos, chutava de longe e infernizava a vida do sistema defensivo flamenguista. Só na 1ª etapa foram nada menos do que oito chances de sacudir o barbante, sendo que duas destas realmente o sacudiram. Uma boa finalização após passe de Danilo e um arremate de longa distância, em apenas 20 minutos, mostravam um Ronaldo 100% diferente do da partida do Maracanã. Jorge Henrique e Dentinho ignoravam o fato de serem pontas opostos e criavam jogadas em dupla. Por duas vezes, uma aos 5 minutos e outra aos 20, eles realizaram boa trama e quase abriram o marcador. Sem precisar se preocupar em levar bola nas costas, já que o Flamengo se mostrava completamente incapaz de chegar ao campo de ataque, Roberto Carlos se postava ofensivamente e assustou Bruno em duas portunidades. Resumo da ópera: o Timão era só pressão. O Flamengo conseguiu se segurar até a segunda parte do 1º tempo. Aos 27 minutos Danilo alçou a pelota, o zagueiro rubro-negro David desviou contra o próprio patrimônio e inaugurou o placar. Aos 39, um perfeito cruzamento do ótimo e raçudo Dentinho encontrou Ronaldo sozinho na área. Se o fato de deixar qualquer atacante livre para cabecear já seria motivo de crítica para a defesa rubro-negra, o que dizer sobre esta após deixar Ronaldo livre? Com o gol do “Fênomeno” o Corinthians foi para o intervalo com 2 x 0, resultado que o classificava.

A situação do Flamengo se tornava dificílima. Não pelo placar adverso, pois um gol classificaria o Fla pelo critério dos gols fora de casa, mas sim pela postura mostrada na 1ª etapa. O treinador Rogério Lourenço teria os 15 minutos do intervalo para corrigir inúmeros erros rubro-negros. O Flamengo deveria voltar para campo com mais atitude, menos nervosísmo, mais toque de bola, menos insegurança defensiva... E amigos, acreditem, tudo isso ocorreu. Se na súmula do jogo a única alteração realizada no intervalo foi a entrada de Kléberson no lugar de Vinícius Pacheco, dentro de campo o Flamengo parece ter mudado os 11 jogadores. Ou melhor, o Flamengo enfim entrou em campo. Vale ressaltar que não quero dizer que o Corinthians conquistou a vantagem de dois gols na 1ª etapa somente pela péssima atuação do Fla. O Timão jogou muito, mas a horrível atuação do adversário ajudou.

Com apenas 4 minutos do 2º tempo Kléberson justificou sua entrada em campo ao dar bela assistência para Vágner Love, que mostrou o motivo de ser o melhor jogador do Fla em 2010 e balançou as redes. Em 4 minutinhos a vantagem do Corinthians ia por água abaixo. Automaticamente uma pergunta ecoava na cabeça dos torcedores rubro-negros: “Será que o time cairá na asneira de recuar novamente e apenas se defender?”. O jogo mostrou que não, que o Fla não repetiria os mesmos equívocos do 1º tempo. Com o sistema defensivo apresentando uma qualidade incomum no ano de 2010, com destaque para o volante Rômulo que vem se mostrando uma acertadíssima escolha do Rogério Lourenço, e sem abdicar do ataque em nenhum momento, o Flamengo teve, até o apito final, uma grande atuação. Para sustentar os argumentos da ótima postura do Mengão na 2ª etapa vale dizer que entre 20 e 40 minutos o Rubro-Negro teve quatro oportunidades de gols, a melhor delas após uma milimétrica assitência de Léo Moura que Love tocou com muita categoria para fora, e o Corinthians nenhuma. Isso mesmo, mesmo necessitando de mais um tento o Coringão não conseguia furar o agora eficiente bloqueio do Fla e ainda sofria com as investidas de Kléberson, Léo Moura e cia.

Os minutos finais do grande duelo foram ainda mais dramáticos. Aos 43 minutos Kléberson não aproveitou mirabolante jogada do “Imperador” pela ponta esquerda que poderia ter fechado o caixão paulista. Apesar de ter passado longe de uma boa atuação, Adriano mostrou, principalmente após o intervalo, que é essencial para o Fla. Para tornar a partida ainda mais sensacional o Corinthians conseguiu uma falta para o expert Chicão cobrar aos 46 minutos. O estádio inteiro parou. Era impossível saber qual das duas maiores torcidas do Brasil estava mais nervosa. Chicão foi para a cobrança. O arremate veio perfeito. O goleiro Bruno voou com mais perfeição ainda. O Flamengo estava salvo.

Após terminar a fase de grupos no 14º lugar geral, conquistando a vaga na fase de mata-mata com muito sufoco, o Rubro-Negro enfim provou ser um dos favoritos para conquistar o caneco da Libertadores. Porém, concordo totalmente com o “Imperador” Adriano quando ele disse, depois do apito final, que o Flamengo ainda tem muito pra melhorar.

JOGADA RÁPIDA!

Com uma excelente vitória de 3 x 1 sobre o Atlético Mineiro e a classificação para as semi-finais da Copa do Brasil o Santos continua imparável. O confronto contra o Grêmio, que eliminou o Fluminense com facilidade e também vem tendo um excelente 2010, será de altíssimo nível.

4 comentários:

  1. vai ser uma grande zebra o atletico ganhar isso!

    sobre o fla,ganhou na raça e na vontade...mais uma vez...

    coluna do sturt ,veja:

    http://flamengoshow.blogspot.com/2010/05/flamengo-x-cem.html

    ResponderExcluir
  2. Prezado blogueiro com cabeça de balão,

    Será que, com a atuação de ontem, o Kleberson conquistou vaga no time titular? Por méritos próprios ou ajudado pela ausência de merecimento dos demais postulantes à vaga? E, em resposta positiva, será que ele conseguirá se firmar na posição?

    Essas são as dúvidas, que espero sejam respondidas em campo pelo penta campeão mundial.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mengão Sempre!!!1
    É assim!!!
    vamos que vamos!!!!
    Grande abrço!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Aleminho!

    Acredito sim que o Kléberson conquistou a vaga entre os 11 iniciais do Flamengo depois da ótima atuação no Pacaembu. E acredito também o motivo seja o fato de Vinícius Pacheco e Michael, apesar de este último não estar tão em baixa, não terem condições de comandar ofensivamente o Flamengo em campo. Poderia ser Petkovic o escolhido, porém o Flamengo está fazendo de tudo para não utilizá-lo. Resta ao Kléberson, um jogador Penta-Campeão do Mundo como você mesmo citou, parar de jogar se poupando, com medo de se machucar nas vésperas da Copa do Mundo, pois é o que vinha ocorrendo.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir