quinta-feira, 13 de maio de 2010

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2010 - QUARTAS-DE-FINAL

Olá amigos do FUTEBOLA!

Flamengo 2 x 3 Universidad de Chile – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Mais uma vez o Flamengo realizou uma péssima partida no Maracanã e agora precisará jogar uma bola que raramente jogou em 2010 para vencer o Universidad lá no Chile.

Os primeiros 25 minutos de jogo no Maracanã talvez tenham sidos os piores que o Flamengo jogou na Libertadores. Se levarmos em consideração que o Fla teve mais momentos ruins do que bons na competição, isto se torna ainda mais relevante. Com apenas 4 minutinhos de partida o volante Rômulo já havia “paçocado” na saída de bola e dado um contra-ataque de presenta para “La U”. Se o Montillo, após receber passe do Iturra, não completou o contra-golpe com qualidade, o escanteio que ele conquistou acabou resultando no primeiro gol chileno. Se o sistema defensivo do Flamengo bobeou no lance? Sim, assim como em todo o ano de 2010. Fernandez alçou a pelota na área, a zaga rubro-negra se complicou toda para tirar uma bola fácil e o zagueiro Victorino empurrou para o fundo das redes. Sem se espelhar na atitude da maioria das equipes brasileiras, que quando possuem o resultado positivo recuam demasiadamente, a Universidad permaneceu levando perigo ao goleiro Bruno. Aos 16 e 21 minutos, Oliveira, o homem referência da “La U”, perdeu duas excelentes oportunidades. Porém, aos 24, o Flamengo não escapou de levar o segundo tento quando Montillo cobrou falta na área e o defensor Olarra subiu junto com Bruno para marcar de cabeça. Os flamenguistas reclamaram falta do Olarra sobre o Bruno, mas, em minha opinião, o lance foi legal. O zagueiro chileno sobe apenas verticalmente, sem intenção de acertar o Bruno que, pelo contrário, subia na diagonal, em direção ao adversário.

Foram 25 minutos de show de bola de Montillo e cia enquanto o Flamengo, com exceção de uma cabeçada do Vágner Love, não andou em campo. Com o passar do tempo, o Flamengo começou a abafar a “La U” e cruzar bolas na área. Vale ressaltar que o Fla não realizava boas jogadas pelos flancos e as finalizava cruzando a pelota na área, mas sim alçava a redonda de qualquer maneira. E foi assim que o Mengão voltou pro jogo. Kléberson pegou um rebote, cruzou a bola na área e Adriano cabeceou fortemente para diminuir. Eram 38 minutos da 1ª etapa e o gol do “Imperador” fez os minutos antes do intervalo pegarem fogo. O Flamengo enfim conseguiu colocar a bola no chão, Kléberson apareceu em campo e Vágner Love e Adriano perderam duas chances inacreditáveis de empatar a partida. Entre estas duas chances perdidas, a Universidad mostrou que não estava morta e, após ótimo contra-ataque puxado por Montillo, Vargas também perdeu claríssima chance. Porém, logo depois, o meio-campo chileno Iturra cometeu falta infantil, recebeu o segundo cartão amarelo e foi mais cedo pro chuveiro. O 2º tempo prometia muita emoção.

O Flamengo voltou do intervalo com Petkovic no lugar de Maldonado, que diga-se de passagem sofreu para acompanhar o Montillo na 1ª etapa. A torcida do Flamengo, novamente lotando o Maraca, acreditava no empate e até na virada. Foi aí que, logo aos 2 minutos, o sistema defensivo voltou a falhar quando o lateral-esquerdo Rojas chegou à linha de fundo e cruzou a pelota para Fernandez receber livre sacudir o filó. Um verdadeiro banho de gelo no Flamengo. Ao contrário do que muitos afirmam, a equipe chilena é bastante qualificada, apesar de possuir um sistema defensivo frágil, principalmente nas bolas aéreas. Fernandez e Vargas aberto pelas pontas e o excelente Montillo fazem a equipe ter um ataque rápido e mortal. Voltando ao jogo, do terceiro gol chileno até o final da partida o que se viu foi a Universidad se defendendo com unhas e dentes e um Flamengo precipitando chutes e cruzando bolas na área de qualquer maneira. Em nenhum momento da 2ª etapa o Rubro-Negro colocou a bola no chão e tentou explorar a superioridade numérica, preferindo atacar de qualquer maneira. Aos 43 minutos, o lateral Juan, que assim como Vágner Love não havia acertado sequer uma jogada durante toda a partida, arrematou de longe e o goleiro Pinto falhou. Placar final: Organização 3 x 2 Bagunça.

Apesar de em três duelos nesta edição da Libertadores o Flamengo ainda não ter vencido a Universidad, acredito que o placar pode ser revertido. Na partida de volta a equipe chilena atuará sem cinco jogadores, que formam a espinha da equipe e estarão servindo suas respectivas Seleções na preparação para a Copa do Mundo. Porém, o Flamengo terá que mostrar um futebol que ainda não mostrou em 2010.

TRÊS TOQUES

- Uma defesa intransponível, que atingiu a marca de não ter sofrido gols em 8 dos 9 jogos que disputou na Libertadores. Hernanes novamente jogando de volante e tendo uma atuação digna daquelas que o fez ser o melhor jogador do país. Fernandão estreando, participando dos dois gols da vitória e tendo uma atuação gigante. Resumo da ópera: pela Libertadores o São Paulo venceu o Cruzeiro por 2 x 0, em um lotado Mineirão, com uma atuação de encher os olhos. Se manter o nível vira favoritíssimo para conquistar o Brasileirão e a Libertadores.

- Ainda sobre São Paulo x Cruzeiro. Enquanto o lateral tricolor Junior César era substituído, uma câmera de tv mostrava Marlos chegando perto de Dagoberto. Tinha tudo pra ser uma imagem comum, entre dois companheiros conversando, não fosse a notícia que o Marlos levava consigo. O meia chegou ao lado de Dagoberto e disse: “Quarto gol do Grêmio”. Isso mesmo. Grêmio e Santos duelavam pela Copa do Brasil, partida sem nenhuma relação com o Sampa, e mesmo assim os tricolores acompanhavam o jogão. Sensacional!

- Para quem quer criticar: Assim como não passou pelo Atlético Mineiro no Mineirão, o Santos também perdeu para o Grêmio no Olímpico, na Copa do Brasil. Para quem quer elogiar: Esse time do Santos é demais até quando perde. Em um Mineirão lotado perdeu de 3 x 2 para o Galo e foi para a Vila Belmiro precisando de uma simples vitória. Agora, contra o Grêmio, perdeu de 4 x 3 em um entupido Olímpico e novamente precisa de uma simples vitória na Vila.

2 comentários:

  1. Destaque pra atuação tétrica de Rodrigo Mancha na partida entre Santos e Grêmio e pra situação inusitada de um jogador declarar a aposentadoria ao vivo, caso de Fácio Santos, após Cruzeiro 0 - 2 SPFC.

    ResponderExcluir
  2. Os corinthianos devem estar se perguntando (com todo o respeito) como puderam ser eliminados pelo Flamengo. No Chile será mais difícil do que no Pacaembú, mas nada é impossível no mundo do futebol.
    A classificação pelos penâltis e o Fernandão trouxeram o "espírito de Libertadores" que faltava ao Tricolor! O campeão voltou!

    Nando Jesus

    ResponderExcluir