segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 12ª RODADA

Fluminense 3 x 1 Atlético-PR
Atlético-GO 1 x 1 Guarani
São Paulo 2 x 1 Ceará
Palmeiras 1 x 1 Corinthians
Vitória 1 x 3 Botafogo
Avaí 4 x 1 Goiás
Internacional 0 x 0 Grêmio
Atlético-MG 0 x 1 Cruzeiro
Grêmio Prudente 1 x 2 Santos
Flamengo 0 x 0 Vasco

Olá amigos do FUTEBOLA!

Flamengo 0 x 0 Vasco – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Com o Maraca recebendo um excelente público de mais 60 mil torcedores, Flamengo e Vasco realizaram um clássico morno em que todas as emoções ficaram guardadas para os últimos minutos. O empate final foi ruim para os dois, já que o Fla se afastou do G4 e o Vasco se manteve perto da zona de rebaixamento.

Olhando a escalação das equipes o torcedor vascaíno tinha mais motivos para acreditar na vitória, afinal este clássico marcaria a reestréia de Felipe e a estréia de Zé Roberto com a camisa cruzmaltina. Já o torcedor rubro-negro sentiu uma baita de uma saudade do “Império do Amor”, dupla formada por Adriano e Vágner Love, ao chegar no final da escalação de sua equipe e ver que o ataque contaria com o colombiano Borja e Val Baiano. E apesar de a primeira boa oportunidade de abrir o marcador ter sido criada pelo Fla, com Juan dando bela assistência para Kléberson arrematar por cima da meta, a superioridade técnica dos homens de frente vascaínos deu o ritmo do jogo na 1ª etapa. Não que o Vasco tenha engolido o Flamengo, longe disso, mas o goleiro rubro-negro Marcelo Lomba teve que mostrar trabalho em um arremate do Zé Roberto e outro do Felipe. Estes lances espelham a situação do Vasco em campo. Com jogadores de grande qualidade técnica, porém completamente desentrosados, as melhores tramas ofensivas vascaínas foram individuais e não coletivas. E quem foi o mais prejudicado por esta falta de entrosamento foi o centroavante Nunes, completamente ausente das jogadas de ataque e tendo recebido apenas um cruzamento, do outro estreante vascaíno, o lateral-direito Irrazábal. Fazendo o papel de auxiliar do treinador PC Gusmão, eu acredito que a melhor formação para a equipe cruzmaltina seria trocar um dos volantes por um parceiro de ataque para o Nunes. Sendo mais específico, trocaria o volante Rômulo pelo atacante Jonathan, enquanto Carlos Alberto não estiver apto a iniciar as partidas, recuaria Felipe e Zé Roberto e organizaria o Vasco em um clássico 4-2-2-2.

Vale citar aqui uma excelente opção do treinador PC Gusmão para diminuir a força ofensiva do Flamengo. PC adiantou seus laterais Irrazábal e Carlinhos colocando-os constantemente no campo defensivo do Flamengo e, com isso, prendeu Léo Moura e Juan, que ficaram preocupados em não deixar o Vasco atacar por suas costas. Após o intervalo, o Flamengo até voltou um pouco melhor do que o Vasco, tendo assustado o goleiro Fernando Prass com o Kléberson e o Val Baiano em aproximadamente 10 minutos. Entretanto, logo o Vasco conseguiu encaixar a marcação novamente e controlar as ações ofensivas do Fla. Além dos méritos defensivos vascaínos, mais uma fraca apresentação do Kléberson, uma apagada noite do Petkovic e a previsível e pífia atuação da dupla Borja/Val Baiano foram responsáveis pelo ruim jogo do Flamengo.

Com Felipe e Zé Roberto longe da forma física ideal e mais cansados em campo, o Vasco perdeu poder ofensivo e o jogo esfriou bastante. As alterações realizadas pelos treinadores, com Vinícius Pacheco entrando no Fla e Carlos Alberto e Éder Luís no Vasco, só foram ter efeito depois dos 30 minutos, com ambas as equipes criando as melhores oportunidades de gols da partida. A boa estréia de Éder Luís poderia ter dado a vitória ao Vasco, pois o atacante entrou voando e participou de quatro tramas ofensivas que levaram bastante perigo ao goleiro Marcelo Lomba. Entretanto, a chance, ou melhor, as chances mais claras de balançar as redes foram rubro-negras. Aos 41 minutos, Juan encontrou Vinícius Pacheco na área adversária e o avante flamenguista arrematou para bela defesa de Fernando Prass. No rebote, Borja dominou a pelota, driblou o zagueiro Fernando e chutou para outra e mais sensacional defesa de Prass. Para testar o coração de todos os torcedores, presentes no Maraca ou não, o rebote da segunda defesa caiu na cabeça do lateral rubro-negro Juan que, quase na linha do gol, cabeceou para, acreditem, nova defesa de Prass. Três finalizações de dentro da área vascaína e todas defendidas pelo goleirão Fernando Prass. E não contente em ter se tornado o melhor jogador em campo em apenas 1 minuto, Fernando Prass ainda voaria para salvar uma magistral cobrança de falta de Petkovic aos 48 minutos da 2ª etapa. Bom, se o jogo não foi espetacular, os últimos 15 minutos valeram o ingresso e a mensalidade do pay-per-view.

As atuações de Felipe e Zé Roberto no 1º tempo, o retorno, mesmo que discreto, do Carlos Alberto e os últimos 15 minutos do Éder Luís são para deixar o torcedor vascaíno bastante animado. Por outro lado, a atuação da dupla de ataque Borja/Val Baiano, a sensação de que este ataque deverá aparecer mais vezes e a terceira partida seguida sem vitória são para deixar o torcedor rubro-negro, que espera a classificação para a Libertadores, com a pulga atrás da orelha.

TRÊS TOQUES…

- Como estava assistindo ao clássico paulista entre Palmeiras e Corinthians, não consegui ver a reestréia do Maicosuel pelo Fogão. Entretanto, e apesar da que deve ter sido mais uma grande atuação do Jóbson, é impossível não associar o retorno do Maicosuel aos gramados com o reencontro do Botafogo com as vitórias. A última vitória do “Glorioso” havia ocorrido na 3ª rodada, mas a volta do “Mago” promete ser o início de um novo campeonato os comandados do Joel Santana.

- Falando em reestréias, Washington voltou com tudo para o Fluminense. Aproveitando a brecha deixada pela contusão do titular absoluto Fred, o “Coração Valente” já retornou ao Fluzão jogando e fazendo gols. Inspiradíssimo, Washington soube aproveitar toda a genialidade do argentino Conca, balançou as redes duas vezes e ainda deu uma bela assistência para Emerson deixar sua marca. Foi essencial para o Tricolor voltar a comandar a tabela do Brasileirão.

- Corinthians, Internacional e Ceará, os componentes do G4 junto com o Fluzão, não venceram nesta 12ª rodada. Enquanto o Timão empatou com o Palmeiras em um clássico sem muitas emoções e o Colorado empatou com o também rival Grêmio, o Ceará seguiu sua derrocada após a saída do treinador PC Gusmão e perdeu para o São Paulo. Quem gostou destes resultados foi o Cruzeiro e o Avaí, que venceram e estão coladinhos na zona de classificação para a Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário