domingo, 8 de agosto de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 13ª RODADA

Botafogo 3 x 0 Atlético-MG
Guarani 4 x 1 Avaí
Corinthians 1 x 0 Flamengo
Goiás 1 x 1 Palmeiras
Ceará 0 x 0 Atlético-GO
Grêmio 1 x 2 Fluminense
Vasco 1 x 0 Vitória
Cruzeiro 0 x 0 Grêmio Prudente
Atlético-PR 1 x 1 São Paulo
Santos x Internacional (adiada)

Olá amigos do FUTEBOLA!

Vasco 1 x 0 Vitória – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Jogando em casa o Vasco mostrou muita raça para superar a expulsão do capitão Carlos Alberto no final da 1ª etapa, bater o Vitória, Vice-Campeão da Copa do Brasil, e se distanciar da zona de rebaixamento.

Contando com um trio ofensivo muito técnico, formado por Carlos Alberto, Felipe e Zé Roberto, além do posicionamento avançado dos dois laterais, Fágner e Max, o Vasco mostrou um bom posicionamento ofensivo na primeira metade do 1º tempo e conseguiu abrir o placar do jogo. Aos 7 minutos Carlos Alberto já havia acertado uma bomba no travessão em cobrança de falta, mas foi aos 23, em uma trama que contou com a participação de Felipe e Rafael Carioca, que o lateral-esquerdo Max chutou cruzado para a meiúca da área baiana e Zé Roberto inaugurou o marcador. Este foi o primeiro gol do “Zé da Colina” com a camisa cruzmaltina. A excelente participação do Max neste lance do gol tem o dedo do treinador PC Gusmão, que novamente escalou a equipe com três volantes justamente para dar liberdade aos laterais, tornando as tramas pelos flancos uma boa arma ofensiva vascaína. O tripé de volantes formado por Nílton, Rafael Carioca e Rômulo realizou boa partida principalmente na 2ª etapa, quando o Vasco teve um homem a menos e apenas se defendeu.

Após o gol do Zé Roberto, o Vitória assustou o goleiro Fernando Prass em duas oportunidades, uma com o centroavante Schwenk e outra com o meia Elkson, enquanto o Vasco chegou à meta do goleiro Lee em um arremate longo do Rafael Carioca. Parecia que este panorama equilibrado se manteria até o final do jogo, porém, aos 46 minutos, Carlos Alberto reclamou de uma falta sofrida, foi advertido com o cartão amarelo, bateu palmas para ironizar a atitude do árbitro e recebeu o cartão vermelho. Em minha opinião a atitude do árbitro foi incoerente. Minutos antes de expulsar o capitão vascaíno, o atacante do Vitória Soares cuspira abelhas africanas em cima do bandeira e o também atacante baiano Schwenk já havia reclamado bastante e, em ambos os casos, o juiz nada fez.

No intervalo o treinador do Vitória Ricardo Silva sacou o volante Bida e o meia Elkson colocando os meias ofensivos Henrique e Renato, buscando aumentar o poder de penetração da sua equipe. Como era de se esperar, o “Leão” se postou integralmente no campo de ataque e o Vasco apenas se defendeu durante praticamente toda a etapa. Entretanto, como citei anteriormente, o tripé de volantes vascaíno, assim como a linha de quatro defensores, impediu o Vitória de criar uma única trama ofensiva bem sucedida. Isso mesmo, durante os 45 minutos do 2º tempo o Rubronegro Baiano não levou perigo nenhuma vez ao gol defendido pelo goleirão Fernando Prass. Gostaria de elogiar aqui principalmente o lateral-direito Fágner, que novamente se mostrou um jogador de bastante valor ofensivo, e o volante Nílton, um verdadeiro touro na proteção da defesa vascaína. Na metade final da etapa, após as entradas de Éder Luís e Fumagali, o Vasco ainda teve oportunidades de ampliar o o placar em dois contra-ataques, mas não os completou da maneira adequada e o jogo terminou mesmo em 1 x 0.

Assim como o Botafogo, o Vasco vem aproveitando muito bem os seus novos reforços e não pára de subir na tabela de classificação. Hoje, o Vasco está mais próximo da zona de classificação para a Libertadores, três pontos, do que da zona de rebaixamento, quatro pontos. Com diretoria, comissão técnica e jogadores mostrando qualidade e empenho, o resultado não poderia ser diferente.

TRÊS TOQUES

- Com muita gente boa de bola e um excelente treinador o Fogão começa a fazer bonito no Brasileirão. Contando com Jobson, Herrera e o “Mago” Maicosuel em grande noite, o “Glorioso” engoliu o Atlético Mineiro no Engenhão com um excelente público de quase 25 mil pagantes e está a apenas dois pontinhos do Internacional, o quarto colocado com um jogo a menos. E a meu ver a tendência é o Fogão melhor ainda mais.

- Fluminense e Corinthians continuam firmes e fortes na campanha rumo a título do Brasileirão. O Tricolor conseguiu uma excelente vitória diante do Grêmio no Olímpico, com mais um gol do “Sheik” Emerson, que balançou as redes em todos os seus jogos pelo Flu. Já o “Timão” bateu o fraquíssimo time do Flamengo no Pacaembu e segue em segundo, um ponto atrás do Fluzão. A superioridade destas duas equipes em relação as demais está perfeitamente mostrada na tabela de classificação. Enquanto Flu e “Timão” possuem, respectivamente, 29 e 28 pontos, o Ceará, terceiro colocado, possui “apenas” 21. É muita diferença para um campeonato que prometia ser mais equilibrado.

- Retrospecto de Felipão na sua volta ao Palmeiras: 5 jogos, 4 empates e 1 derrota. Isso mesmo, com Scolari no banco o Verdão ainda não venceu no Brasileirão. Com jogadores como Vítor, Pierre, Lincoln, Kléber “Gladiador” e Ewethon, Felipão deveria estar fazendo um trabalho melhor ao invés de reclamar que não recebe reforços.

ENQUANTO ISSO NO VELHO CONTINENTE...

- No jogo que abriu a temporada do futebol na “terra da rainha”, o Manchester United bateu o Chelsea por 2 x 1 e conquistou a Community Shield. Me chamou muito a atenção neste duelo o péssimo futebol apresentado por todos os jogadores que estiveram presentes na Copa do Mundo vestindo a camisa da Seleção Inglesa. Pelo Chelsea, Ashley Cole foi uma verdadeira avenida, tomando uma baile do meia-direita Valencia, John Terry também não realizou boa partida, apesar de não ter sido o desastre que foi Cole e Frank Lampard, parecia nem estar em campo, tamanha a apatia ofensiva. Enquanto isso, pelos “Diabos Vermelhos”, Wayner Rooney, durante os 45 minutos em que atuou, esteve muito, mas muito, abaixo do que é capaz. Neste primeiro contato com o futebol inglês da temporada 2010-2011, não fiquei satisfeito com o futebol que vi. Esta parece ser a temporada perfeita para Liverpool, Arsenal, Tottenham ou Machester City conquistare o caneco e acabar com a sequência de títulos de Chelsea e Manchester United, que se alternam como Campeões desde 2004-2005.

Um comentário:

  1. Fogão jogou muito bem no sábado. Com o Mago e Jóbson, o ataque ficou mais rápido. Não sei se o Joel deixará de jogar dessa forma só pra botar o Loco no time.

    M.Mattos e Somália fizeram uma boa dupla de volantes. Ainda prefiro o time com 3 zagueiros, sendo um deles o L.G, mais os dois volantes. Assim o Mago fica livre pra chegar ao ataque.

    Abração, mestre!

    ResponderExcluir