segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 14ª RODADA

Atlético-GO 0 x 2 Botafogo
Palmeiras 2 x 0 Atlético-PR
Flamengo 1 x 0 Ceará
Atlético-MG 3 x 1 Guarani
São Paulo 2 x 2 Cruzeiro
Grêmio Prudente 1 x 2 Vasco
Avaí 3 x 2 Corinthians
Fluminense 3 x 0 Internacional
Vitória 4 x 2 Santos
Grêmio 2 x 0 Goiás

Olá amigos do FUTEBOLA!

Gêmio Prudente 1 x 2 Vasco – Prudentão, Presidente Prudente (SP)

Jogando no Prudentão o Vasco venceu o Prudene por 2 x 1 e conquistou o seu primeiro triunfo como visitante no Brasileão. Está foi a sétima partida de PC Gusmão no comando do Vascão sem derrotas e a equipe já se encontra a apenas um pontinho da zona de classificação para a Libertadores.

Olhando para a escalação inicial do Vasco confesso que não gostei da opção ofensiva escolhida pelo PC em escalar o trio Éder Luís, Felipe e Zé Roberto. O motivo? A ausência de um jogadore como referência dentro da área, para prender a atenção das defensores e finalizar as tramas ofensivas que fossem criadas. Entretanto, durante toda a 1ª etapa, o Vasco soube compensar bem a ausência deste centroavante com a movimentação de Zé Roberto e Éder Luís. Logo aos 4 minutos, o “Zé da Colina” apareceu dentro a área em jogada que Felipe chutou para fora. No minuto seguinte, Zé caiu pela direita e cruzou para Éder Luís, que fez belo corta-luz para o lateral-esquerdo Max arrematar por cima do gol. Pouco depois, aos 9 minutos, foi o lateral-direito Fagner quem alçou a redonda e Éder Luís mandou de bate-pronto para o fundo das redes. Durante 10 minutos o Vasco apresentou um futebol muito dinâmico e envolvente, com o tripé ofensivo e os laterais massacrando o sistema defensivo rival. Depois do gol marcado, e apesar de ter levado uma bola na trave em jogada do atacante Wesley pela meiúca da defesa, o Vasco continuou criando oportunidades de sacudir o filó e por pouco não ampliou a vantagem antes do intervalo. Vale ressaltar que Felipe e Zé Roberto se entenderam muito bem e produziram, na segunda metade desta 1ª etapa, nada menos do que três boas jogadas em dupla.

No intervalo, o treinador Márcio Barros sacou o volante Rodrigo Mancha e colocou o zagueiro Diego, formando um esquema com três defensores para tentar conter o bom poder ofensivo que o Vasco apresentava. Se não conseguiu seu objetivo por completo, já que em nenhum momento o sistema defensivo do Prudente anulou totalmente o ataque vascaíno, a equipe paulista melhorou, principalmente depois de conseguir o empate aos 13 minutos em uma bomba espetacular do João Vítor que Fernando Prass nem sonhou em defender. O gol fez crescer o ritmo do Prudente em campo, que melhorou mais ainda com a entrada do Gadelha no lugar do sumido camisa 10 Adriano Pimenta. Como citei anteriormente, o ataque do Vasco não foi anulado pelo sistema defensivo prudentino e a equipe assustou o goleiro Giovani em duas oportunidades, entre 20 e 30 minutos. Porém, neste período, foi o Prudente quem criou as melhores oportunidades de ficar em vantagem no marcador, com Carlos Eduardo, Wesley e Wanderley levando bastante perigo à meta defendida por Fernando Prass. Foi neste momento equilibrado da partida que o Vasco conseguiu marcar o tento que lhe deu a vitória, quando, aos 34 minutos, o lateral Max avançou pela esquerda e foi derrubado na área pelo volante Roberto. Nílton foi para a cobrança e bateu muito mal para defesa de Giovani, porém pegou o rebote e mandou pro fundo do gol. A assistência do primeiro gol vascaíno foi do Fagner e o pênalti que originou o segundo foi sofrido pelo Max. Esta excelente participação ofensiva dos laterais vascaínos está diretamente relacionada ao não menos exelente trabalho realizado pelo PC Gusmão e ao esforço do tripé de volantes formado por Nílton, Rafael Carioca e Rômulo em cobrir os espaços nos lados do campo. Voltando ao jogo, o Prudente ainda perdeu uma chance incrível de empatar o duelo aos 40 minutos, quando o atacante Rafael, que acabara de entrar em campo, deu belo passe para Wanderley desperdiçar debaixo da trave.

A cada rodada do Brasileirão que passa percebe-se mais que PC Gusmão trabalhou muito bem no período que teve durante a Copa do Mundo. A transformação sofrida pelo Vasco foi muito grande e uma equipe que parecia que iria brigar na parte debaixo da tabela começa a dar sinais de que pode sonhar com algo mais na competição.

TRÊS TOQUES!

- A 14ª rodada foi dos sonhos para o futebol carioca. No sábado o Botafogo, contando com o melhor ataque do Brasileirão, não teve problemas para bater o Atlético Goianiense, conquistar sua terceira vitória seguida e chegar ao G4. O Flamengo, que continuou mostrando gigante falta de qualidade ofensiva mesmo com as estréias de Renato Abreu e Leandro Amaral, suou muito mas venceu o Ceará com um gol de Petkovic em cobrança de pênalti. No domingo, além da vitória do Vasco, o Fluminense deu mais um show de bola. Apoiado na qualidade daquele que vem se mostrando o melhor trio ofensivo do país neste segundo semestre, o Fluzão engoliu o “time B” do Internacional. Conca, Emerson e Washington estão realmente impossíveis, fazendo o torcedor tricolor não sentir falta do contundido Fred. E ainda falta estrear o Deco!!!

- Acho muito legal quando outros esportistas interagem com o futebol. Mais legal ainda quando o outro esportista é um dos maiores da história no seu ramo, caso do fanático torcedor do Avaí Gustavo Kuerten, o Guga, que esteve presente na Ressacada na grande vitória de sua equipe sobre o Corinthians. Com o triunfo, o Avaí alcançou nada menos do que a terceira posição na tabela e o posto de carrasco do “Trio de Ferro” Paulista. O motivo? Neste 1º turno a equipe catarinense já venceu o Palmeiras, o São Paulo e o Corinthians.

- Depois de um longo período sem vitórias enfim Luxemburgo e Luís Felipe Scolari venceram no Brasileiro. Sem ganhar uma partida desde a 8ª rodada, o Atlético Mineiro, comandado pelo Luxa, bateu o Guarani por 3 x 1 com 2 gols de Diego Tardelli que novamente brigará para ser o goleador da competição. Já Felipão conquistou sua primeira vitória após seu retorno ao banco do Verdão com um 2 x 0 sobre Atlético Paranaense. Será que é o início de duas arrancadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário