domingo, 29 de agosto de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 17ª RODADA

Internacional 1 x 0 Botafogo
Vasco 1 x 1 Cruzeiro
Ceará 2 x 2 Grêmio Prudente
Santos 2 x 0 Goiás
Corinthians 2 x 1 Vitória
Guarani 2 x 1 Flamengo
Atlético-MG 1 x 2 Palmeiras
Fluminense 2 x 2 São Paulo
Atlético-GO 2 x 2 Avaí
Atlético-PR 1 x 1 Grêmio

Fluminense 2 x 2 São Paulo – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Em um duelo de altíssimo nível no Maracanã, o Fluminense empatou com o São Paulo e deixou escapar dois pontos que poderão ser muito importantes no decorrer do campeonato. Quem comemorou o resultado foi o Corinthians, que, com o triunfo sobre o Vitória, diminuiu para três pontos a diferença para o ainda líder Fluminense.

O confronto no Maracanã apresentou dois tempos completamente diferentes. Na 1ª etapa, apesar de o Fluminense ter saído na frente do placar logo aos 8 minutos, com Deco marcando seu primeiro gol pelo clube, foi o São Paulo quem controlou as ações ofensivas. Assim como ocorreu diante do Vasco no domingo passado, o Fluminense abriu o placar cedo e decidiu adotar uma postura excessivamente defensiva para segurar o resultado e explorar apenas contra-ataques. E assim, como fez o Vasco naquele clássico, o São Paulo se aproveitou do recuo do Flu e tomou conta do jogo. Com bastante participação da dupla de volantes Jean e Richarlyson e do lateral-esquerdo Júnior César, o Sampa se acostumou com o campo de ataque e encurralou o Fluminense. Richarlyson após bela jogada pela esquerda do Fernandinho, Jean em chute longo e Júnior César levaram perigo ao gol defendido pelo Fernando Henrique. Entretanto, foi somente aos 34 minutos que a pressão são-paulina deu resultado, quando o goleiro-artilheiro Rogério Ceni cobrou falta com muita inteligência para marcar seu 90º gol na carreira e empatar o placar. E o jogo permaneceu empatado por pouquíssimo tempo pois, logo no minuto seguinte, Richarlyson alçou a pelota na área, Fernando Henrique saiu caçando borboletas e Fernandão mandou pro fundo das redes de cabeça. Os dois gols foram o castigo merecido para um Fluminense que se comportou de maneira completamente equivocada. Não que o Fluminense tenha que ter uma qualidade para trocar passes do mesmo nível da Espanha Campeã do Mundo, porém uma equipe que possui Deco e Conca não pode desvalorizar tanto a posse de bola como tem feito o Flu.

O Fluminense voltou do intervalo com a obrigação de partir pra cima do São Paulo em busca da vitória e, com um comportamento muito mais incisivo e impetuoso, agrediu o rival, conquistando o empate em menos de 15 minutos. A pressão exercida pelo Flu era tão grande que em 10 minutos a equipe assustou o Rogério Ceni em três oportunidades, duas vezes com o atacante Rodriguinho, que havia entrado no lugar do apagadíssimo Belletti que nada produziu ofensivamente nem defensivamente, e uma com o argentino Conca, de cabeça, após cruzamento do Mariano. O gol do empate surgiu aos 14 minutos, com o zagueiro Leandro Euzébio cabeceando com perfeição um córner cobrado pelo Conca. Depois de igualar o escore o Fluminense continuou em cima do São Paulo, tendo desperdiçado duas oportunidades incríveis para virar o jogo. Primeiro, aos 21 minutos, Rodriguinho não aproveitou uma rara bobeada de Rogério Ceni na saída de bola e arrematou pessimamente pra fora. Depois, aos 25, o árbitro Leandro Vuaden interpretou como intencional uma jogada onde o Richarlyson colocou o braço na bola dentro da área e assinalou penalidade máxima. Assistindo o replay do lance, acredito que o Richarlyson não tenha tido a intenção de colocar o braço na bola, porém, no calor do jogo, também teria marcado pênalti, pois o braço do são-paulino estava bastante aberto. Na cobrança da penalidade, Washington bateu muito mal e Rogério Ceni defendeu. Por estas e outras que o goleiro do Tricolor Paulista é um dos maiores jogadores que já vi. Além da segurança que passa para os companheiros, da liderança que possui sobre os mesmos e da genialidade nas bolas paradas, Rogério Ceni tem a frieza para impedir o líder do campeonato, mesmo com grande apoio das arquibancadas, de virar um jogo.

Mesmo depois do pênalti desperdiçado, o Fluminense ainda chegou perto de virar o placar em três oportunidades, com Deco, Júlio César e André Luís, porém não conseguiu sair de campo com os três pontos. E poderia ter sido pior para o Flu, pois aos 41 minutos o jovem meia são-paulino Marcelinho chutou por cima do gol uma grande chance de fazer sua equipe sair com a vitória. No fim das contas, apesar do jogão de bola, o empate foi ruim para o Flu, que viu a distância para o vice Corinthians diminuir, e para o São Paulo, que permanece longe do G4, atualmente G6 devido à presença de Internacional e Santos entre os quatro primeiros colocados.

TRÊS TOQUES!

- Flamengo e Vasco desperdiçaram excelentes oportunidades de subir na tabela. O Flamengo teve tudo para sair de Campinas com três pontos, pois vencia o Guarani por 1 x 0 e teve, através dos pés do centroavante Val Baiano, duas grandes chances de ampliar o marcador. Porém, Val Baiano perdeu as duas oportunidades e o Flamengo, mesmo depois de Marcelo Lomba defender um pênalti, conseguiu sofrer dois gols nos acréscimos e sair de campo derrotado. Já o Vasco, jogando em São Januário, abriu o placar diante do Cruzeiro em um golaço do Zé Roberto, mas cedeu o empate para os mineiros com um gol contra do zagueiro Fernando. Este foi o terceiro empate seguido do “Gigante da Colina”, que começa a mostrar que a formação da equipe com o quarteto Felipe/Zé Roberto/Carlos Alberto/Éder Luís, apesar da grande qualidade técnica, carece da presença de homem de referência.

- Na vitória do Santos diante do Goiás por 2 x 0, que colocou o “Peixe” na terceira colocação do Brasileirão, um fato merece destaque. Nesta partida, o atacante santista Neymar perdeu sua quinta cobrança de pênalti em 2010. Como estou longe de acreditar na máxima que diz que “pênalti é loteria”, é bom o Neymar aproveitar logo e começar a treinar cobranças de penalidades. Até o momento, nas cinco partidas em que ele desperdiçou pênaltis o Santos saiu vitorioso em quatro e empatou uma. Entretanto, se continuar com este péssimo aproveitamento nas penalidades, chegará o momento em que o erro será irreversível.

- Que momento péssimo vive o futebol goiano! Mesmo com os recentes bons resultados do Atlético Goianiense, que venceu o Palmeiras e empatou com o Avaí, e da vitória do Vila Nova sobre o Bragantino na Série B, o futebol na “Terra do Sertanejo” vive uma fase dramática. Enquanto Goiás e o Atlético Goianiense são, respectivamente, lanterna e vice-lanterna na Série A, o Vila Nova é o último colocado na Segundona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário