domingo, 10 de outubro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 29ª RODADA

Santos 2 x 0 Atlético-PR
Vasco 3 x 3 Grêmio
Grêmio Prudente 1 x 3 São Paulo
Cruzeiro 1 x 0 Fluminense
Goiás 1 x 0 Vitória
Botafogo 0 x 0 Palmeiras
Corinthians 3 x 4 Atlético-GO
Avaí 2 x 2 Flamengo
Ceará 2 x 0 Guarani
Internacional 1 x 0 Atlético-MG

Cruzeiro 1 x 0 Fluminense – Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)

No duelo mais importante do Brasileirão até o momento, o Cruzeiro bateu o Fluminense pelo placar mínimo e assumiu a liderança da competição pela primeira vez.

O Fluminense entrou em campo elétrico e dominou os primeiros minutos da partida. Com Deco e Conca encontrando espaços para trocar passes e arquitetar as tramas ofensivas, o Tricolor aproveitou o fato de o adversário estar completamente perdido e criou três boas oportunidades de abrir o placar em apenas 13 minutos. Primeiro foi um chute longo do argentino Conca que Fábio defendeu com segurança. Depois, em uma jogada ensaiada característica do Flu, Deco bateu córner no primeiro pau e um desvio deixou Washington livre, leve e solto para marcar, mas o “Coração Valente” isolou a redonda. Por fim, aos 13 minutos, Conca caiu pela canhota, cruzou por baixo e Washington chegou um segundo atrasado. A pressão do Flu sobre o Cruzeiro contrariou todas as minhas expectativas de que a Raposa iria aproveitar os primeiros minutos para impor seu estilo. No entanto, quem abriu o placar foi o Cruzeiro, quando a redonda caiu nos pés de Montillo na ponta direita da área e o argentino a colocou na cabeça de Wellington Paulista que aproveitou falha de marcação do zagueiro Gum e sacudiu o barbante. Ora com três zagueiros, ora com dois, o fato é que as falhas defensivas – incluindo as dos goleiros – são decisivas para a queda de produção do Fluminense no torneio. Muricy Ramalho deve estar morrendo de saudades de Rogério Ceni, Miranda e boa companhia, ad época em que treinava o São Paulo. Voltando ao jogo, o Cruzeiro assustou o goleiro Rafael aos 22 minutos em arremate longo do Tiago Ribeiro, porém o Flu voltou a desperdiçar uma claríssima chance de sacudir o filó quando Deco achou Rodriguinho livre dentro da área e este tocou com muita força por cima do goleiro Fábio. Se este lance mostrou que o Tricolor tinha forças para empatar o confronto, a contusão e consequente substituição de Deco, aos 28 minutos, foi um golpe e tanto para a equipe. Após a saída do luso-brasileiro, o Fluminense perdeu muita criatividade ofensiva. E como a Raposa praticamente abdicou do ataque após abrir o placar, o jogo foi para o intervalo com o placar apontando 1 x 0.

Na volta para a 2ª etapa, enquanto o Fluminense não se recuperava da perda do Deco, o Cruzeiro adotou uma postura um pouco mais ofensiva ao invés de apenas se defender e tentar os contra-golpes. E em 20 minutos a Raposa passou duas vezes perto de ampliar o escore com o endiabrado Wellington Paulista, que chegou a acertar a trave com um belo arremate. No entanto, e a meu ver de maneira equivocada, o Cruzeiro voltou a se postar defensivamente e ceder a posse de bola para o Flu, que mesmo sem organização foi com tudo em busca do empate. Vale ressaltar aqui a gigante falta que o lateral-direito Mariano, servindo à Seleção, fez ao Fluminense, que durante toda a partida não conseguiu criar sequer uma boa trama ofensiva pelo lado direito do campo. Dos 20 minutos até o apito final o jogo se resumiu no duelo entre o desesperado ataque tricolor e a fechada defesa azul. O resultado foi que, apesar de encontrar espaços em duas oportunidades, em duas assitências do Conca, o Fluminense esteve péssimo nas finalizações e não conseguiu balançar as redes. Primeiro, aos 21 minutos, foi a vez de Washington novamente desperdiçar e depois, três minutos mais tarde, foi Rodriguinho quem, em condição irregular não assinalada pelo bandeira, perdeu um gol dentro da pequena área. Em nenhum jogo deste Brasileirão o torcedor tricolor sentiu tanta falta dos contundidos Fred e Emerson. Após o incrível gol perdido pelo Rodriguinho o Fluzão conseguiu apenas ficar rondando a área do Cruzeiro, sem ameçar mais o goleiro Fábio. E o Cruzeiro? Apenas se defendeu para segurar sua oitava vitória, das quinze conquistadas, pelo placar de 1 x 0.

Sendo sincero, não gostei da atuação do Cruzeiro, nem tão pouco da do Fluminense. Em um confronto entre os dois primeiros colocados do Campeonato e que contava com Deco, Conca e Montillo em campo, eu realmente esperava mais qualidade ofensiva. E para aqueles que acreditam que o jogo não foi aberto por se tratar de uma decisão, peço licença para discordar. Ainda faltam nove rodadas para o fim do torneio e este Cruzeiro x Fluminense não teve nenhuma cara de decisão.

TRÊS TOQUES!

- Definitivamente o Vasco não sabe como nocautear os rivais que já estão cambaleantes. Desta vez o adversário que conseguiu empatar um jogo praticamente perdido diante do Cruzmaltino foi o Grêmio, do iluminado artilheiro Jonas. E, a meu ver, a culpa não é só dos jogadores. O treinador PC Gusmão é sim responsável pelo excessivo número de 14 empates. A mentalidade da equipe de entrar apenas para empatar alguns jogos, como diante do Atlético Paranaense, quando o goleiro Fernando Prass começou a fazer cera com menos de 1 minuto de jogo, e substituições equivocadas devem ser colocados na conta de PC. Neste jogo contra o Grêmio, por exemplo, o Vasco vencia por 3 x 1 quando, aos 35 minutos da 2ª etapa, PC sacou o Felipe, melhor jogador com qualidade para trocar passes, para colocar o Allan. Resultado: o Vasco não conseguiu mais prender a bola e não suportou a pressão gremista.

- Falando em empates, o Botafogo empatou sua sétima partida seguida na competição e, assim como o Vasco, alcançou 14 empates. O Fogão está sentindo muito as ausências do contundido Maicosuel e do irresponsável Jóbson.

- As vitórias de Santos e Internacional, sobre os “Atléticos” Paranaense e Mineiro, respectivamente, encheram o confronto entre os dois, que ocorrerá na quarta-feira, de expectativas. Espero um grande jogo e um espetacular duelo entre Neymar e D’Alessandro.

Um comentário:

  1. MALDITO JUIZ!! Já q não conseguem ajudar o curinthia, ferram o Fla!!
    Mas tá na boa... Agora q o Val BONDANO desencantou, vamos pra cima!!
    Nem o juiz vai salvar as próximas!!!

    ResponderExcluir