sábado, 30 de outubro de 2010

PAPO CABEÇA - FELIPÃO, O MAQUIAVÉLICO

Olá amigos do FUTEBOLA!

Antes de começar a explicar o motivo pelo qual adjetivei o nosso treinador Pentacampeão do Mundo, gostaria de dizer que o estou utilizando como figura símbolo de uma das piores marcas que o esporte atual possui, mas que o Felipão não é o único adepto. Estou falando do “vencer a qualquer custo”, ou, se você preferir, do maquiavélico “os fins justificam os meios”.

Estou cada vez mais impressionado com o que jogadores, técnicos, dirigentes e outros fazem para poder obter ou justificar uma vitória. Aposto que você já viu um jogador marcar um gol com a mão e, mesmo sabendo que inúmeras câmeras estão provando que o gol foi irregular, afirmar que foi de cabeça. Ou, por exemplo, aquele técnico que já sabe que o juiz acertou em determinado lance de pênalti ou impedimento, tendo sido avisado por um auxiliar ou um repórter, e mesmo assim continua reclamando tentando colocar um peso na cabeça do árbitro. No entanto, meus amigos, o que o Felipão e a diretoria do Palmeiras estão fazendo no momento é algo sujo. Muito sujo! Vejam do que estou falando.

Quarta-feira passada Palmeiras e Atlético Mineiro se enfrentavam pela Copa Sul-Americana na Arena do Jacaré em Minas Gerais. O Verdão vencia por 1 x 0 quando o meia Lincoln arrancou com a pelota, entrou na área atleticana e foi derrubado em claro lance de pênalti que foi marcado pelo juiz Marcelo de Lima Henrique. No entanto, após a marcação da penalidade, o auxiliar Erich Bandeira assinalou impedimento do Lincoln no início da jogada. Não se sabe ainda se o auxiliar foi avisado por algum repórter, cinegrafista ou pelo quarto árbitro, para marcar a irregularidade segundos depois, porém não é neste ponto que quero chegar. Nem mesmo quero tocar no assunto da falta de qualidade da arbitragem, que minutos depois deste lance assinalaria um pênalti inexiste no Obina e o Galo Mineiro empataria a partida.

“Onde você quer chegar então?” – o amigo deve estar se perguntando. Pois respondo. No dia seguinte ao jogo, o Palmeiras enviou um protesto para a Conmebol com reclamações da arbitragem e o pedido de que o trio que atuou nesta partida seja proibído de apitar outros jogos do Verdão. De acordo com o diário Lance!, o protesto possui três páginas e todas elas foram redigidas pelo treinador Luís Felipe Scolari. Jogadores, dirigentes e – Pasmem! – jornalistas, comentam que ao voltar atrás o árbitro prejudicou o Palmeiras. Não é possível que ninguém tenha parado e pensado que o Lincoln estava IMPEDIDO no início da jogada. Se não é permitido por regra que a arbitragem utilize recursos externos, isso não interfere no fato de que os palmeirenses estão reclamando pelo fato de o juiz ter anulado o que poderia ser um gol irregular.

É triste esta constatação, mas é a pura verdade: Felipão e companhia verde não estão nem aí para o fato de o Lincoln estar impedido. O que vale é vencer. Mesmo sabendo que a vitória viria de um lance irregular. E eu ainda sou obrigado a ler um cronista do Lance! escrevendo que “ (oresultado) poderia ter sido bem melhor se ele (Palmeiras) fizesse ainda outro (gol), em pênalti que não foi batido” e um comentarista da Joven Pan online afirmar com todas as palavras que “o Palmeiras trouxe um bom resultado de Sete Lagoas, mas deveria ser melhor. [...] Primeiro porque se anulou um pênalti marcado para o Palmeiras de maneira absurdamente estranha”. E TODOS sabendo que o Lincoln estava IMPEDIDO no início da jogada e o gol seria IRREGULAR.

É, amigos... É triste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário