quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 32ª RODADA

Flamengo 1 X 1 Corinthians

Quinta-feira, 28 de outubro

Atlético-GO X Ceará
Fluminense X Grêmio
São Paulo X Atlético-PR

Sábado, 30 de outubro

Vitória X Vasco
Internacional X Santos
Atlético-MG X Botafogo
Palmeiras X Goiás
Prudente X Cruzeiro
Avaí X Guarani

Flamengo 1 x 1 Corinthians – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

No jogo que abriu a 32ª rodada do Brasileirão, Flamengo e Corinthians empataram em 1 x 1. O resultado foi ruim para os dois clubes, pois o Corinthians pode se distanciar da liderança e o Flamengo, com seu 15º empate na competição, pode ficar bem próximo da zona de rebaixamento.

Antes mesmo do apito inicial, ainda na escalação das equipes, o Flamengo já era assunto. O motivo? A decisão de Vanderlei Luxemburgo de barrar o Kléberson e escalar a equipe com três atacantes. Isso mesmo, com bastante ousadia Luxa mandou o tripé Diego Maurício, Diogo e Deivid para o campo. No entanto, os primeiro minutos do duelo provaram aquela velha máxima que diz que um time cheio de atacantes não é necessariamente ofensivo. Com Diego Maurício aberto pela direita, Deivid pela esquerda e Diogo mais centralizado, e até recuando um pouco para tentar iniciar as jogadas, o Flamengo não conseguia furar o sistema defensivo corintiano. E os principais culpados não eram os três atacantes, mas sim o meio-campo e os laterais, como Willians e Juan, que erravam passes em demasia e dificultavam qualquer trama ofensiva. O resultado foi um Flamengo que trocava passes para o lado e quando tentava algo mais elaborado não obtinha sucesso. Já o Corinthians, mesmo sem ter o controle da posse de bola, se mostrava mais perigoso, pois sabia aproveitar os numerosos passes errados e o buraco no meio-campo do adversário. Em 30 minutos, enquanto o Flamengo havia conseguido apenas um chute longo com o Renato, o Timão levou perigo em arremate do volante Ralf após linda tabelinha com o Ronaldo, em cobrança de falta com o Roberto Carlos e abriu o placar com o Fenômeno depois de perfeita assistência de Bruno César. Realmente não se deve deixar o Ronaldo receber a redonda sozinho.

Para o 2º tempo, Luxemburgo realizou uma alteração sem abandonar o tripé ofensivo: saiu Deivid e entrou Marquinhos. Nem mesmo o mais otimista dos torcedores rubronegros esperava uma resposta tão rápida, todavía, aos 2 minutinhos, Marquinhos cobrou córner, Renato desviou no primeiro pau e Diogo livre, leve e solto completou para marcar seu primeiro gol com a camisa do Mengão. Daí em diante o duelo se transformou em um verdadeiro ataque versus defesa, com o Flamengo atuando até o apito final em cima do Timão, que chegou perto – bem perto, diga-se de passagem – do gol defendido por Marcelo Lomba apenas uma vez, em cobrança de falta do Bruno César no travessão. Fora esse lance, a etapa foi toda do Rubronegro, que mostrava maior poder de penetração pelos lados do campo com o Marquinhos aparecendo bem pela esquerda. Aos 14 minutos, o Fla até chegou perto de virar o escore com um chute do Diego Maurício que o goleiro Júlio César defendeu sem dificuldades por estar bem posicionado, contudo os passes errados ainda dificultavam muito qualquer tentativa do Flamengo de iniciar uma pressão. Os erros eram tantos que aos 17 minutos Luxemburgo não aguentou e trocou Willians por Correa. A situação rubronegra melhorou um pouco, mas não o suficiente para furar a retranca paulista. Principalmente depois que o Tite decidiu trocar Iarley e Bruno César por Danilo e Paulinho, ou seja, sacou os dois homens que deveriam abastecer o já isolado Ronaldo para colocar um meia que cadencia o jogo e um quarto volante, já que o Corinthians tinha Ralf, Jucilei e Elias em campo. Confesso que já havia achado muito equivocada a postura excessivamente defensiva do Corinthians na vitória de 1 x 0 diante do Palmeiras no último domingo, porém desta vez o Tite exagerou. Resta saber de onde ele tirou a idéia de que, nesta reta final da competição, empatar é um bom resultado.

Voltando ao jogo, o Flamengo só iria conseguir superar a muralha do Timão aos 47 minutos, em ótima jogada de Diego Maurício e arremate do Renato que desviou no Chicão e foi parar nas mãos do Júlio César. Sendo assim, o placar terminou com um nada positivo empate de 1 x 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário