quinta-feira, 21 de junho de 2012

COPA LIBERTADORES 2012 - SEMI FINAL - CORINTHIANS X SANTOS



Corinthians 1 x 1 Santos – Pacaembu, São Paulo (SP)


Pacaembu botando gente pelo ladrão vê Corinthians empatar com Santos e chegar a sua primeira decisão de Libertadores.

Para um dos jogos mais importantes de sua história – sua segunda tentativa de chegar a uma final do mais importante torneio de clubes das Américas – o Corinthians foi organizado pelo Tite no 4-4-2 com: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Jorge Henrique, Paulinho, Ralf e William; Danilo e Alex. Com a obrigação da vitória para manter o sonho do Tetra Continental, o Santos foi para o clássico esquematizado pelo Muricy Ramalho no 4-3-3 com: Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca e Ganso; Alan Kardec, Borges e Neymar.

O relógio não precisou girar muito para o jogo ganhar sua cara: o Santos com a posse de bola na busca pelo gol necessário e o Corinthians todo plantado em seu campo à espera de um momento para dar o bote. O “Timão” se mostrava tão recuado em alguns momentos que suas duas linhas de quatro quase se misturavam. Neste panorama tático, o “Peixe” encontrava enormes dificuldades para criar qualquer tipo de jogada ofensiva e ainda cedia alguns espaços desejados pelo rival, como os que deram origem a uma fraca finalização do William e a uma cobrança de falta do Alex que beijou a trave. A peleja transcorreu neste ritmo até o brilho individual do Neymar abrir uma brecha na sólida cozinha corintiana e, após ótimo cruzamento de Alan Kardec e toque na trave do Borges, a própria “Joia”, aos 35 minutos, aparecer para sacudir o barbante.

Se a postura mais agressiva que o Corinthians adotou depois do tento praiano não deu resultado na 1ª etapa, apesar de uma perigosíssima cabeçada do Jorge Henrique, daria logo dois minutinhos após o intervalo. Alex alçou a pelota na área e Danilo não encontrou problemas para empatar o escore. O Santos sentiu o gol e foi dominado por uma apatia não condizente com quem luta por uma vaga na decisão da Libertadores. E diante de um adversário moribundo, cujo símbolo foi a atuação desértica do Ganso, o “Timão” se tornou senhor do jogo, encaixou seu sistema de marcação de maneira quase perfeita – Neymar esteve mais sumido no 2º tempo do que dinheiro no bolso em fim de mês – e ainda ameaçou o goleiro Rafael por duas vezes: um gol impedido do Paulinho e um chute longo do Alex.

Nos minutos finais, o torcedor corintiano era nervosismo puro, porém mais por traumas passados do que pela partida em si, que chegou ao seu final com o empate em um gol. E o Corinthians está mais perto do que nunca do sonhado caneco da Libertadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário