segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO 2012 – 38ª RODADA – GRÊMIO X INTERNACIONAL – DESPEDIDA DO ESTÁDIO OLÍMPICO



Grêmio 0 x 0 Internacional – Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)

Futebol é deixado de lado e Gre-Nal da despedida do Olímpico termina com cinco expulsões, nenhuma bola na rede e o Tricolor sem alcançar o objetivo de escapar da pré-Libertadores.

Encontrões, rechaçadas, divididas, estourões... um verdadeiro bumba-meu-boi com tricolores e colorados, literalmente, a bater cabeças. Assim foi o 1º tempo num Olímpico tão cheio que até para sorrir o torcedor precisava pedir licença. Pobre coitado do editor de televisão que teve de selecionar os melhores momentos, tamanha a infertilidade de ambas as equipes. Teria sido o excesso de volantes em campo – três para cada lado? Ou a falta de inspiração de Zé Roberto e Elano e D’Alessandro e Fred, os responsáveis por tratar a pelota com carinho? O fato é que o 1º tempo terminou sem os goleiros testarem a aderência de suas luvas.

A sensação no retorno após o intervalo foi a de que os colorados tinham tomado algum alucinógeno nos vestiários. Primeiro, Muriel sai da área, bloqueia como se fosse jogador de vôlei um toque por cobertura do Elano e recebe cartão vermelho, em lance que inicia uma confusão das brabas. Confusão esta que termina com Vanderlei Luxemburgo, que entrara em campo para acalmar seus comandados, também expulso. Logo depois, aos 13, Leandro Damião não pensa duas vezes, solta o braço no rosto do zagueiro Saimon e vai mais cedo para o chuveiro. As entradas de Leandro e Marquinhos, além, é claro, da superioridade numérica e da necessidade de vencer, já que o Atlético Mineiro vencia o Cruzeiro, fez o Grêmio se tornar mais incisivo.

Em sequência, Zé Roberto esculpiu linda bicicleta, Índio quase sacudiu o próprio filó e André Lima finalizou por cima da meta. Tudo isso em menos de três minutos. Mas o “tudo isso” foi muito pouco para quem tinha dois homens a mais e a obrigação de vencer, fosse para alegrar seus torcedores ou para carimbar o passaporte para a fase de grupos da Libertadores 2013. No finzinho, aos 47 minutos, o zagueiro Saimon treinador Osmar Loss se embolaram, também foram expulsos e iniciou-se mais um pega-pra-capá, que teve até foguete lançado no gramado.

Definitivamente, o Olímpico não merecia tão pobre Gre-Nal despedida. Melhor, contudo, para o Internacional, que, se não aplicou uma histórica goleada de 6 x 2 como a da inauguração do estádio, pelo menos conseguiu jogar água no chimarrão tricolor.

ENQUANTO ISSO EM PERNAMBUCO...

- No Estádio dos Aflitos, o Náutico fez o papel de rival e desligou os aparelhos que faziam o Sport respirar. Com a queda do “Leão” para a Segundona, podemos dizer que a “Dona Degola” foi bem eclética em 2012, pois os quatro rebaixados (Sport, Palmeiras, Atlético Goianiense e Figueirense) foram de regiões diferentes do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário