quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA 2012 - SEMI FINAL - CORINTHIANS X AL-AHLY


Corinthians 1 x 0 Al-Ahly (Egito) – Estádio Toyota, Japão

Corinthians sofre, briga, luta até o fim e segura o um a zero diante do Al-Ahly que lhe garante na decisão do Mundial.

Alguns nomes eram diferentes, mas o esquema tático adotado por Tite para a estreia no Mundial Interclubes foi, sem tirar nem pôr, o mesmo da histórica campanha invicta da Libertadores. Assim, o Corinthians foi para o jogo no 4-2-3-1 com: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Douglas e Emerson; Guerrero. Depois da boa vitória sobre o Sanfrecce Hiroshima, o Al-Ahly faria, contra o Corinthians, apenas sua 18ª partida no ano de 2012, devido à paralisação do campeonato nacional. E para tentar repetir o feito do também africano Mazembe, o treinador Hossan El-Badry esquematizou o time no 4-4-2 com: Ekramy; Fathi, Gomaa, Naguib e Kenawi; Ashour, Rabia, Soliman e Gedo; Hamdi e Said.

O Al-Ahly tinha bagagem suficiente para não sentir a pressão de enfrentar o Corinthians, afinal esta é a quarta participação do clube em Mundiais, desde 2005. Além do mais, os principais nomes da equipe, como o zagueiro Gomaa, o incisivo lateral Fathi e o inteligentíssimo Aboutrika, foram peças fundamentais da Seleção do Egito que foi Tri da Copa Africana de Nações (2006/2008/2010). Portanto, quando abriu o placar aos 30 minutos do 1º tempo, gol de cabeça do centroavante Guerrero depois de preciso e precioso cruzamento do Douglas, tudo que o “Timão” tinha que fazer era não deixar o adversário gostar do jogo. Fosse com o domínio da posse de bola, o que fazia até o gol, fosse através de contra-ataques efetivos, comandados pela velocidade de Paulinho e Emerson e pelos passes de Douglas e Danilo.

E o Corinthians não fez nem um, nem outro. Recuou por completo, praticamente ignorou a palavra “ataque” e deixou os egípcios tomarem as rédeas da partida. Na comparação com uma luta de boxe, o Alvinegro Paulista ficou encurralado nas cordas durante todo o 2º tempo – até o minuto 50! Já com o categoria pura Aboutrika em campo para liderar as ações ofensivas, o Al-Ahly avançou pelos flancos com os laterais Fathi e Kenawi, chutou de fora da área com o volante Rabia e conseguiu trocar passes à frente da área corintiana que deixaram o torcedor “maloqueiro e sofredor” com o coração a bater na garganta. É justo dizer que o goleiro Cássio não precisou fazer nenhuma defesa milagrosa como aquela inesquecível diante do vascaíno Diego Souza, mas também é válido ressaltar que a etapa final transcorreu com uma sensação de que, a qualquer momento, os africanos empatariam o escore.

Não empataram, e o Corinthians vai viajar para Yokohama. Primeiro para acompanhar Chelsea versus Monterrey, que também promete ser duríssimo. Depois, para deixar a alma no campo em busca do sonho de milhões e milhões de fiéis.

2 comentários:

  1. Espero que no domingo o frio fique por conta somente da temperatura do SUSHI! Vai Corinthians... kkk

    www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Fabio!
      O FUTEBOLA também está na torcida pelo Corinthians, pelo futebol brasileiro.
      Grande abraço!

      Excluir