segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

NOMES DOS ESTÁDIOS - CAIO MARTINS


Muitos dos estádios brasileiros, como os amigos podem acompanhar aqui mesmo, na seção “Nomes dos Estádios”, são batizados como forma de agradecimento aos que realizaram benfeitorias aos clubes proprietários: Urbano Caldeira, Moysés Lucarelli, José Pinheiro Borda... Porém, algumas ideias – de rara felicidade, diga-se de passagem – transformam praças esportivas em homenagens a figuras que são exemplos para toda e qualquer geração. Um exemplo-símbolo é o Estádio Caio Martins, localizado na cidade de Niterói (RJ) e que desde o fim da década de 80 está sob concessão do Botafogo de Futebol e Regatas.

Fundado em 1941, o estádio foi nomeado em honra ao escoteiro Caio Vianna Martins, um verdadeiro herói nacional. Em 1938, então com 15 anos, o escoteiro Caio Martins partia de Minas Gerais com destino a São Paulo quando o trem em que se encontrava com seus companheiros chocou-se com um trem cargueiro que vinha no sentido oposto. Diante da gravidade do acidente, os escoteiros se reuniram, traçaram planos e trabalharam com todas as forças para ajudar os feridos. Quando o socorro chegou, quase cinco horas após o acidente, Caio Martins se recusou a ocupar uma das macas por acreditar que seus ferimentos eram mais leves do que o de outros, e disse a frase que entraria para a história: “Um escoteiro caminha com as próprias pernas”.

Assim, partiu a pé com seus companheiros rumo a Barbacena, onde não resistiria e viria a falecer poucas horas depois por causa da hemorragia interna causada durante o acidente. Se tornou um ícone do escotismo nacional e um justo homenageado pelo mais querido esporte do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário