quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O CENTROAVANTE (???) RENATO AUGUSTO


Aqueles que acompanham a bola que rola em gramados tupiniquins sabem que os nossos times não primam pela originalidade tática. São raros os jogos dos quais podemos extrair refinados debates sobre estratégias, posicionamento, tipos de marcação, e por aí vai. Mas nesta última quarta-feira, para o prazer dos que apreciam as pranchetas, o Corinthians apresentou uma alternativa tática digna dos melhores debates.

O duelo contra o colombiano Once Caldas pela Pré-Libertadores iniciou como um sonho para o Corinthians, com um baita gol do Emerson Sheik antes mesmo do ponteiro dos minutos completar o primeiro giro. Aos 26 da etapa inicial, porém, o centroavante Guerrero perdeu a cabeça, soltou o braço no rosto de um rival e foi expulso. Pensa daqui, pensa dali, Tite preferiu aproveitar Renato Augusto como centroavante, ao invés de deslocar Sheik para a função, algo que muitos acreditariam ser a opção mais lógica.

Organizado com uma linha de quatro defensores, outra de quatro meias e com Renato Augusto avançado, o Timão sofreu um bocado até o zagueiro Felipe marcar, de cabeça, aos nove do segundo tempo. A expulsão do lateral colombiano Murillo, aos 26, igualou o número de jogadores de ambos os lados e deu início não só ao show corintiano como a este nosso bate-bapo.

Com dez contra dez, o Corinthians foi para cima e começou a acionar o seu então centroavante, Renato Augusto, que incorporou o estilo futebol de salão e desempenhou a função de pivô com uma maestria surpreendente. Com inteligência de uma meia dinâmico e a força de um centroavante que precisa aguentar o contato dos zagueiros, Renato Augusto tomou conta dos arredores da área colombiana e distribuiu assistências para Fágner e Elias marcarem dois gols estupendos.

Terá sido apenas sido apenas uma noite inspirada do Renato Augusto ou o Tite acabou de descobrir uma alternativa tática brilhante para quando o Corinthians tiver a necessidade de colocar a bola no chão para furar a defesa adversária? A resposta, ao futuro pertence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário