domingo, 29 de novembro de 2015

CAMPEONATO BRASILEIRO 2015 – 37ª RODADA – VASCO X SANTOS


Vasco 1 x 0 Santos – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Com gol de Nenê, Vasco bate Santos na Colina e segue vivo na luta para escapar do rebaixamento.

Não são poucos os torcedores que ficam mais tensos nos momentos que antecedem um jogo importante do que durante os 90 minutos de bola rolando. Pois os vascaínos que se incluem neste grupo sem dúvidas viveram uma hora de puro nervosismo com o adiamento do pontapé inicial devido à chuva torrencial que caía sobre o gramado de São Januário. Com a bola rolando, cruz-maltinos e santistas começaram com tudo e com menos de 10 minutos o centroavante praiano Nilson já havia obrigado Martín Silva a realizar dificílima defesa e o vascaíno Jorge Henrique já desperdiçara uma chance na cara do gol.

Com o passar do tempo, o Vasco conseguiu encaixar a marcação sobre Ledesma e Léo Cittadini, ganhou domínio do setor de meio-campo e passou a controlar as ações ofensivas. Os volantes Diguinho e Serginho avançavam, Riascos dava trabalho com sua potência desgovernada, Jorge Henrique buscava ser vertical e Nenê mesclava inteligência e categoria. Aos 36, Riascos tocou caprichosamente por cima de Vanderlei e a pelota passou perto. Aos 42, foi Nenê quem quase marcou. No lance seguinte, nasceu o maduro gol vascaíno: Vanderlei deu um carrinho imprudente na área, Nenê saltou (não se jogou, saltou) para não ser atingido e o juiz assinalou pênalti que o próprio Nenê converteu.

A vantagem de 1 a 0 fez com que o Vasco voltasse mais cauteloso para a segunda etapa. Tão cauteloso que, aos poucos, o Santos colocou a bola no chão e aproximou seus homens da meta defendida por Martín Silva. Já o Cruz-Maltino, encurralado e claramente cansado, começou a cometer faltas em excesso e aceitou o avanço adversário. Mesmo sem entrosamento e ímpeto, o Santos chegou a esboçar uma pressão entre os minutos 20 e 35, criando boas chances com Leandro e Geuvânio. Parecia que o fim de jogo seria tão eletrizante quanto o de semana passada, quando os vascaínos terminaram se defendendo com unhas, dentes e bicudas contra o Joinville, mas a verdade é que os suplentes santistas perderam as poucas forças com o aproximar do apito final e o Vasco segue vivo na sua árdua luta contra a degola.

Vasco: Martín Silva; Madson, Rodrigo, Rafael Vaz e Julio Cesar; Diguinho (Guiñazu), Serginho, Andrezinho (Bruno Gallo) e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Rafael Silva). Técnico: Jorginho.

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Leonardo, Werley e Chiquinho; Leandrinho, Ledesma (Vitor Bueno) e Léo Cittadini (Lucas Otávio); Geuvânio, Marquinhos (Leandro) e Nilson. Técnico: Dorival Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário