quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS PARA A COPA DO MUNDO 2018 – 4ª RODADA – BRASIL X PERU



Brasil 3 x 0 Peru – Fonte Nova, Salvador (BA)

Willian e Douglas Costa jogam o fino e Brasil não encontra dificuldades para vencer o Peru por 3 a 0 e terminar o ano na zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018.

Com apenas sete minutos de jogo, o centroavante Guerrero já havia sofrido três faltas e finalizado livre dentro da área, enquanto o volante Lobatón arriscado um perigoso arremate longo. Eram indícios fortes de que o Peru poderia estar em uma noite inspirada e que o Brasil não teria vida fácil na Fonte Nova. Ledo engano... Num piscar de olhos, o Brasil conseguiu colocar a bola no chão, respirar fundo, tomar as rédeas do jogo e se aproveitar a gigantesca fragilidade defensiva dos peruanos.

Na faixa central do campo, o Peru deu toda liberdade para Renato Augusto realizar a transição defesa-ataque e cometeu muitas faltas sobre Neymar, que, mesmo longe dos melhores dias, acabou responsável por amarelar três defensores rivais. Porém, o pífio papel desempenhado pela marcação peruana na meiúca não foi nada perto do que se viu no flanco esquerdo. Com pouca ou nenhuma ajuda dos companheiros, o lateral-esquerdo Yotún viveu o pior dos pesadelos diante de Willian, primeiro, e Douglas Costa, depois.

Até mais ou menos o décimo minuto da segunda etapa, o meia-direita brasileiro foi Willian. De longe o jogador mais acionado na criação ofensiva, Willian não decepcionou e comandou o ataque com dribles e passes, como o que resultou no gol de Douglas Costa, aos 21 do primeiro tempo. Quando Willian foi para o lado esquerdo, Yotún deve ter sentido um alívio. Coitado... Douglas Costa, que além do gol inaugural já havia acertado a trave em cobrança de falta, passou a cair pelo setor e deixou a retaguarda peruana em frangalhos.

Primeiro, aos 12, Douglas Costa, rodeado por quatro marcadores, rolou para Renato Augusto coroar sua bela atuação com um gol, o segundo brasileiro. Depois, aos 31, o avante do Bayern de Munique finalizou o lance em que Filipe Luís aproveitou o rebote para anotar o terceiro e fechar o escore. Até março, data do próximo compromisso da seleção, muitas águas vão rolar. No entanto, mesmo longe de ter sido brilhante, a atuação brasileira deixou uma sensação de semente plantada.

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Gil, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho), Elias e Renato Augusto; Willian (Oscar), Douglas Costa (Lucas Lima) e Neymar. Técnico: Dunga.

Peru: Penny; Advíncula, Zambrano, Ascues e Yotún; Tapia (Ballón) e Lobatón (Gonzáles); Hurtado (Reyna), Farfán e Cueva; Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário